Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GTA 6 | Lucia não é a primeira mulher protagonista da franquia

Por| Editado por Durval Ramos | 06 de Dezembro de 2023 às 11h05

Link copiado!

Reprodução/Rockstar Games
Reprodução/Rockstar Games
Tudo sobre Rockstar Games

Desde antes de ter sido oficialmente revelado, GTA 6 já tinha como um dos rumores mais fortes o seu retorno a Vice City e a ideia de uma protagonista feminina. Ambos foram confirmados no primeiro trailer do jogo, mas o que muitos alardearam como a primeira vez que uma mulher seria a personagem principal de um Grand Theft Auto não é bem verdade, pois isso já aconteceu nos primórdios da série — embora nem todo mundo lembre disso.

A confusão é compreensível, já que realmente não tivemos nenhum protagonista feminina na era 3D da franquia, quando ela se tornou o fenômeno que conhecemos hoje. De GTA 3, lançado em 2001 para PlayStation 2, até o atual GTA 5, todos os games foram estrelados por homens. Claude, Tommy Vercetti, CJ, Niko Bellic, Michael de Santa, Franklin Clinton e Trevor Phillips se tornaram os rostos da lucrativa série da Rockstar. Só que se você for um pouco mais para trás no tempo, encontra uma realidade um pouco diferente.

Continua após a publicidade

Logo no primeiro jogo da série, chamado apenas de Grand Theft Auto, era possível escolher um entre vários personagens para roubar carros e praticar assaltos. Lançado para PC e PlayStation em 1997, o jogo trazia quatro personagens femininas chamadas Divine, Mikki, Katie e Ulrika.

Como esse game de estreia tinha os gráficos mais simples e a visão aérea dos personagens, não era possível distinguir exatamente quem era homem e quem era mulher, assim como nenhum deles tinha uma história trabalhada e muito menos dublagem.

Na sequência, lançada em 1999, essas personagens foram removidas, mas a versão de Game Boy Color trouxe duas novas moças para o jogador escolher, chamadas Candy e Gretchen. Como no primeiro game, elas não tinham praticamente nenhuma diferença entre si ou com os personagens masculinos, mas elas estavam lá. Eram apenas avatares do jogador.

Continua após a publicidade

Levando tudo isso em consideração, Lucia deve ser a primeira protagonista bem desenvolvida da franquia, com uma história a ser trabalhada ao longo de toda a trama de GTA 6. Embora a Rockstar tenha falado muito pouco sobre ela, sabemos que a nova protagonista passou um tempo na cadeia e que tem um relacionamento à la Bonnie e Clyde com Jason, o outro personagem jogável do game. Por isso mesmo, ao contrário de suas antecessoras, ela é alguém que já se apresenta como alguém com muito mais presença, personalidade e profundidade — o que já é o suficiente para considerá-la uma figura histórica dentro da saga.

Ao mesmo tempo, quarteto do primeiro jogo e a dupla da sequência portátil também têm sua parcela de importância e já deixaram seus nomes na história de GTA desde o seu início.

GTA 6 tem previsão de lançamento para 2025, no PlayStation 5 e Xbox Series S/X. O PC deve ficar de fora em um primeiro momento.