Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GTA 5: o que mudou no mundo desde o primeiro trailer

Por| Editado por Bruna Penilhas | 17 de Setembro de 2021 às 12h00

Link copiado!

GTA 5: o que mudou no mundo desde o primeiro trailer
GTA 5: o que mudou no mundo desde o primeiro trailer
Tudo sobre Rockstar Games

Em 2 de novembro de 2011, a Rockstar Games mostrou ao mundo pela primeira vez um trailer do aguardado Grand Theft Auto V. Naquele novembro, o iPhone 4S introduziu a assistente virtual Siri pela primeira vez. Um dólar custava cerca de R$ 1,50. As Bitcoins não existiam e drone era um aparelho apenas de uso militar. “Someone Like You” da Adele e “We Found Love” da Rihanna não paravam de tocar nas rádios, e o brasileiro Michel Teló conquistou o mundo com o hit "Ai Se eu Te Pego”.

Muito mudou no mundo desde que vimos GTA 5 pela primeira vez, com exceção do próprio jogo. Dez anos depois, o game de mundo aberto continua recebendo atualizações e trailers em eventos do mercado de videogames. GTA V Expanded And Enhanced Edition, a versão do game para PlayStation 5, Xbox Series X e Series S , ganhou novas imagens durante a PlayStation Showcase deste mês e uma data: a versão será lançada em março de 2022, garantindo mais um ano de destaque para o título e o desespero dos fãs que querem novidades para a franquia.

Continua após a publicidade

GTA 5 foi lançado originalmente em 17 de setembro de 2013 para o PlayStation 3 e o Xbox 360. Contando as remasterizações lançadas em 2014 para PlayStation 4 e Xbox One, além das edições especiais, o jogo recebeu pelo menos 11 capas diferentes, atravessando três gerações de consoles. As adições foram muitas, entre a possibilidade de jogar a campanha em primeira pessoa e a melhoria da qualidade gráfica.

E é claro, a aventura em Los Santos também conta com o fenômeno GTA Online, que reúne jogadores de todo mundo no mapa aberto do game, com Golpes, missões e muitas atividades disponíveis. O modo multiplayer de GTA 5 continua recebendo atualizações com novidades semanalmente.

Continua após a publicidade

A vida fora de Los Santos

Nos 10 últimos anos em que a Rockstar Games continuou a investir e lucrar com GTA 5, a franquia Pokémon lançou sete jogos da série principal. O Link salvou a Zelda ou algum mundo em perigo em pelo menos 5 aventuras diferentes e o universo de Super Mario rendeu outros oito lançamentos para os videogames da Nintendo.

Enquanto tudo isso acontecia, GTA 5 estava lá, recebendo atualizações e trailers. Nesses 10 anos, o MMORPG Final Fantasy XIV foi massacrado pela crítica, reconstruído do zero, relançado e conquistou a posição de um dos maiores jogos do gênero da atualidade.

Continua após a publicidade

Por sua vez, a CD Projekt Red se tornou um estúdio mundialmente reconhecido pelo sucesso de The Witcher 3: Wild Hunt, anunciou um novo projeto e perdeu parte do prestígio conquistado com o lançamento conturbado de Cyberpunk 2077. Enquanto tudo isso acontecia, lá estava a Rockstar Games trabalhando e divulgando GTA 5.

Longevidade de GTA 5

A Take-Two Interactive, dona da Rockstar Games, divulgou recentemente que Grand Theft Auto V ultrapassou a marca de 150 milhões de cópias vendidas. Com a nova versão do jogo programada para 2022, a empresa continua a apostar em boas vendas e na longevidade do jogo que lançou na última década.

Continua após a publicidade

A durabilidade de Grand Theft Auto V pode ser explicada por algumas razões, todas elas envolvendo a fanática base de fãs do jogo. Quando GTA 5 foi lançado para os computadores em 2015, a dedicada comunidade não perdeu tempo e começou a produzir as modificações com visuais inéditos para carros, armas, roupas, além de mods menos ortodoxos, como o que substitui os protagonistas por personagens de Shrek.

Novas levas de modificações e de jogadores aficionados por esse mundo surgiram com a chegada de GTA Online. A possibilidade de criar uma própria história, personagem e sociedade nos servidores e na metrópole de Los Santos, ajudou a manter GTA 5 na lista de jogos mais assistidos em plataformas como a Twitch.

Quando GTA 6 será lançado?

Continua após a publicidade

Mesmo com a aposta certeira em GTA 5 por mais alguns lucrativos anos, rumores indicam que a Rockstar já teria começado a trabalhar na aguardada sequência do jogo. O jornalista Jason Schreier, conhecido por reportar inúmeras informações privilegiadas da indústria, escreveu no Twitter, em julho deste ano, que GTA 6 não será lançado antes de 2023. A publicação reforçou o que também publicou o youtuber Tom Henderson.

As informações ditas por Tom Henderson apontam que o novo game será ambientado em uma versão repaginada de Vice City, cenário do game de 2002 protagonizado pelo mafioso Tommy Vercetti. Entre as novidades, a sequência contaria com um mapa em "constante evolução e expansão", algo como os mapas mutáveis de Fortnite e os conteúdos adicionais de GTA Online.

Continua após a publicidade

Outro rumor diz que Grand Theft Auto 3, Grand Theft Auto Vice City e Grand Theft Auto San Andreas irão ganhar remasterizações e uma coletânea para todos os consoles, incluindo o Nintendo Switch. A Take-Two confirmou em seu mais recente relatório fiscal que está trabalhando em três relançamentos ainda desconhecidos do público.

Fonte: GTA Fandom, Techcrunch