Publicidade

Games para Xbox Series S e X não são fáceis de fazer, diz diretor da Remedy

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Desde o seu anúncio e lançamento em 2020, o Xbox Series S foi fortemente criticado por grupos da indústria do hardware devido suas especificações técnicas inferiores em relação ao seu irmão maior, o Xbox Series X.

Agora, um funcionário da Remedy Entertainment, lendário estúdio conhecido por Alan Wake e Control, saiu em defesa de outro estúdio que anda sofrendo com as limitações do videogame: a Larian Studios.

A Larian é responsável pelo aguardado Baldur's Gate 3, já lançado para PC, mas que só vai chegar ao ecossistema Xbox Series em 2024. Em comunicado, o diretor do estúdio comentou que isso não tem relação com nenhum tipo de exclusividade, e sim com problemas para fazer o game rodar de forma estável no Series X e S.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O problema está ligado ao modo de tela dividida que o jogo tem. Os desenvolvedores não podem simplesmente retirar um recurso de uma plataforma para que ela rode melhor, já que o desenvolvimento deve manter uma "paridade de recursos" entre todos os consoles e o PC.

Foi por esse motivo que Thomas Puha, diretor de comunicações da Remedy, expressou sua opinião a respeito do Xbox Series S no Twitter. Segundo Puha, o processo de otimização de um game não é feito apenas na parte final da produção, já que desde o primeiro momento os desenvolvedores são obrigados a pensar nas limitações técnicas do aparelho para criar o projeto.

Ao ser questionado por um usuário da rede social se esse é o mesmo processo ao fazer um porte para os PCs, Puha comentou que os computadores escalam de uma forma diferente e que desenvolver para o Xbox Series X e S "não é fácil" por uma série de razões, mas não entrou em detalhes.

Xbox Series S e X têm especificações muito diferentes

A diferença de hardware entre os dois aparelhos é bem perceptível. O Series S possui uma GPU de quatro teraflops, enquanto o Series X conta com 12 teraflops de processamento gráfico. A CPU, por sua vez, é a mesma para ambos: um processador de oito núcleos com arquitetura Zen 2 na casa dos 3,8 Ghz. Na memória VRAM, o modelo mais barato tem 10 GDDR6; já o mais caro conta com 16 GB GDDR6.

Essa diferença se reflete na prática. O Series S é um console feito para rodar games em Quad HD (2540x1440). Por outro lado, o Series X já foi pensado para rodar títulos em 4K (3840x2160). A diferença de performance entre os dois realmente deve ser motivo de dor de cabeça para os desenvolvedores, que precisam criar o game com base no videogame mais "fraco".

Continua após a publicidade

Mesmo assim, o Xbox Series S tem um preço bem mais baixo no mercado brasileiro, chegando a R$ 1.900 em promoções recorrentes. Em contrapartida, o Xbox Series X pode ser encontrado por valores a partir dos R$ 3.500.

A diferença técnica existe e pode impactar em games, mas o Series S tem um papel importante a cumprir, visto que é a opção mais barata disponível no Brasil quando o assunto é a atual geração de consoles.

Baldur's Gate 3 será lançado no PlayStation 5 no dia 6 de setembro.