Publicidade

Microsoft revela 12 teraflops de desempenho na GPU do Xbox Series X

Por| 24 de Fevereiro de 2020 às 15h00

Link copiado!

Microsoft
Microsoft

Aos poucos, vamos sabendo cada vez mais de como deve ser o poderoso hardware do Xbox Series X, o produto da Microsoft para a nova geração de consoles. Nesta segunda-feira (24), a companhia de Redmond adiantou mais detalhes, incluindo o desempenho da placa gráfica do aparelho, que deve rodar 12 teraflops de imagens — o dobro em comparação com o atual Xbox One X e oito vezes mais que o Xbox One original.

Essa performance representa uma faixa “intermediária premium”, acima da maioria das GPUs de gama média, tanto da AMD quanto da Nvidia, e pode ser considerado um salto impressionante para um console — e já dá dicas que a briga entre o Xbox Series X e o PlayStation 5 realmente devam aumentar exponencialmente as especificações de poderio dos dispositivos da nova fornada de videogames, que promete ser apresentada ainda este ano.

"O Xbox Series X oferece um verdadeiro salto geracional no poder de processamento e gráficos com técnicas de ponta, resultando em maiores taxas de quadros, mundos de jogos maiores e mais sofisticados e uma experiência imersiva diferente de tudo o que se vê nos jogos de console", afirma Phil Spencer, chefe da Xbox.

Continua após a publicidade

A Microsoft já havia revelado o ray-tracing DirectX (algoritmo de otimização de elementos tridimensionais) acelerado por hardware e o Variable-rate Shading (tecnologia própria que permite alocar desempenho de renderização para controlar sombras). “Em vez de gastar ciclos de GPU de maneira uniforme em cada pixel da tela, os desenvolvedores podem priorizar efeitos individuais em personagens específicos do jogo ou objetos ambientais importantes. Essa técnica resulta em taxas de quadros mais estáveis ​​e resolução mais alta, sem impacto na qualidade final da imagem”, explica Spencer.

O que mais já sabemos sobre o Xbox Series X

A máquina de alta potência foi anunciada oficialmente no dia 12 de dezembro do ano passado e inclui um CPU com arquitetura Zen 2 e GPU Radeon RDNA 2 da AMD, ambos com otimização de alto desempenho. A Microsoft usa memória SSD NVMe no Xbox Series X, que promete aumentar o tempo de carregamento e "quase todos os aspectos dos jogos são aprimorados", de acordo com Spencer.

Continua após a publicidade

O Xbox Series X suporta jogos de 8K e taxas de quadros de até 120 fps em jogos. Uma parceria com o fórum HDMI e os fabricantes de TV devem permitir a ativação de baixa latência automática (ALLM, na sigla em inglês) e a Taxa de Atualização Variável (VRR, em inglês) como parte de seu suporte ao HDMI 2.1. Isso deve reduzir o atraso na entrada e suavizar os recursos visuais nos jogos nos televisores.

Outra novidade é um recurso chamado de “Resumo Rápido”, introduzido pela Microsoft no Xbox One e que permite retomar o estado atual das jogatinas — a diferença é que isso será possível em vários títulos que estiverem suspensos. A Microsoft também oferece suporte total à compatibilidade com versões anteriores do Xbox Series X, incluindo jogos originais do Xbox e Xbox 360.

A fabricante também vem identificando os futuros “filhos” Xbox Game Studios em uma "Entrega Inteligente", o que significa que você vai poder conferi-los no Xbox One ou Xbox Series X. Os editores de terceiros também poderão marcar seus títulos de maneira semelhante, para que os consumidores saibam como trabalharão para a próxima geração de consoles.

Continua após a publicidade

Mais detalhes em breve

A Microsoft promete "compartilhar mais detalhes sobre o novo Xbox com você nos próximos meses", à medida que a empresa se aproxima de datas importantes, como a Game Developers Conference, no próximo mês, e a Entertainment Electronic Expo, em junho.

Ainda não há previsão de sobre preços, disponibilidade exata, títulos de lançamento de última geração e se um segundo Xbox Series X, mais barato, também pode chegar em 2020.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge