Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba como otimizar o Windows 11 para jogos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Outubro de 2021 às 14h00

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

Apesar do frescor e dos bugs que podem afetar a performance do computador no Windows 11, vários usuários já migraram para o novo sistema operacional, incluindo os gamers mais curiosos. Com a promessa de ser o melhor lar para jogadores de PC, o SO é carregado de novos recursos e herda várias funcionalidades conhecidas do seu antecessor.

Para quem entrou de cabeça no sistema e não pretende mais voltar para o sistema anterior, resta buscar formas de elevar a performance do Windows 11 ao máximo — e, por sorte, há umas dicas gerais que podem ajudar a dar uma forcinha para o PC nas tarefas mais exigentes. Confira neste artigo dicas de como você pode otimizar o Windows 11 para jogos.

Reduza os programas com inicialização automática

Continua após a publicidade

Sabe quando o computador passa a ficar mais lento para ligar e começar a agir? Então, isso pode ser resultado do excesso de programas com inicialização automática.

O problema aqui é bem fácil de entender: quanto mais programas são abertos ao mesmo tempo, mais tempo leva para o sistema estar pronto para uso, afinal os vários processos precisam ser inicializados junto com o SO, cujo arranque por si só já é bastante trabalhoso para o PC. Além disso, uma vez abertos, os apps tendem a continuar rodando em segundo plano até serem desativados manualmente, o que pode dar um certo trabalho.

Felizmente, dá para cortar os programas com inicialização automática a partir do Gerenciador de Tarefas, então não é necessário abrir um por um para fazer ajustes. Para isso, você deve:

Continua após a publicidade

Passo 1: clicar com o botão direito sobre o botão do Menu Iniciar e ir em Gerenciador de Tarefas;

Passo 2: alternar para a aba “Inicializar”;

Passo 3: conferir os programas com status “Habilitado”, clicar sobre eles e selecione “Desabilitar”.

Verifique o nível de desempenho gráfico

Continua após a publicidade

Dentro do menu de Configurações do Windows 11, algumas coisas podem estar fora do lugar, mas isso pode ser verificado com bastante facilidade. Exemplo de seção que merece atenção é a área “Elementos Gráficos”, nos ajustes de vídeo.

Nessa área são definidas as preferências de performance para cada programa instalado no computador, incluindo os jogos. Eventualmente, o Windows pode não identificar um programa como um game e, por engano, definir o desempenho para “economia de energia”, o que pode impactar no desempenho, principalmente em máquinas com duas GPUs (caso de notebooks gamers).

Para alterar as preferências, faça o seguinte:

Continua após a publicidade

Passo 1: abra o Menu Iniciar e acesse Configurações > Sistema > Vídeo > Elementos Gráficos;

Passo 2: procure os jogos um a um e, se estiver em “Economia de energia”, clique sobre ele, vá em opções e defina “Alto desempenho”.

Ative o “Modo de Jogo”

Continua após a publicidade

Desde o Windows 10, a Microsoft oferece um “Modo de Jogo” para otimizar o desempenho do PC em jogos. Essa opção continua disponível no Windows 11, e talvez você precise ativá-la no menu de Configurações.

Ative o “Modo de Jogo” do Windows 11 fazendo o seguinte:

Passo 1: abra o Menu Iniciar e siga o caminho Configurações > Jogos > Modo de Jogo;

Continua após a publicidade

Passo 2: ative o “Modo de Jogo”.

Desative as gravações via software

Um complemento legal do Windows 11 é a gravação da jogatina pela integração com Xbox Game Bar. A função é excelente para quem busca compartilhar os momentos mais marcantes do jogo com amigos e familiares nas redes sociais, mas nem sempre é boa para quem quer extrair o desempenho máximo do computador para o game.

Continua após a publicidade

Desativar a ferramenta, portanto, pode ajudar a dar um fôlego a mais para o computador. Felizmente, dá para fazer isso em poucos cliques. Siga esses passos:

Passo 1: abra o Menu Iniciar, vá em Configurações > Capturas;

Passo 2: desative a função "Gravar o que aconteceu".

Seu PC está (quase) pronto

Continua após a publicidade

Essas dicas podem ajudar qualquer usuário a conseguir uns quadros por segundo a mais para as jogatinas mais intensas, mas as soluções não acabam por aí. Em ajustes mais profundos, o usuário pode consultar também painéis de controle da própria placa de vídeo para fazer ajustes finos mais precisos e conseguir ainda mais FPS durante o jogo. Esse processo, porém, requer um estudo mais profundo e, claro, pode gerar problemas se feito sem muita atenção.

Outra ação importante, também, é manter os drivers da GPU devidamente atualizados. O processo também varia conforme a fabricante da placa de vídeo, então vale consultar o site da Nvidia e da AMD para saber como prosseguir.