FSR 3 chegará aos consoles, mas PS5 pode ter problemas
Por Felipe Vidal | Editado por Jones Oliveira | 03 de Outubro de 2023 às 10h44
Lançado na última sexta-feira, 29, o AMD FidelityFX Super Resolution 3.0 está disponível para alguns games de PC e deve chegar aos consoles em breve. Uma publicação da Ascendant Studios, desenvolvedora do Immortals of Aveum, confirmou que já trabalha na implementação do recurso para o game na versão dos vídeogames. No entanto, o PlayStation 5 pode ter alguns problemas para rodar a tecnologia.
- Novas GPUs Nvidia Blackwell teriam 33% mais núcleos, aponta rumor
- Review Razer BlackWidow V4 | Teclado gamer com switches suaves
O FSR 3 é um recurso de upscaling de imagem que utiliza interpolação de quadros, vetores de movimento e fluxo óptico para gerar quadros. Toda a tecnologia é baseada na API DirectX 12 para fluxos de trabalho assíncronos. No entanto, o PS5 utiliza uma API própria e não se dá muito bem com o DX12, diferente dos Xbox Series X e Series S, totalmente compatíveis.
Embora alguns motores gráficos, como o Unreal Engine 5, tenham a opção de habilitar o plugin do FSR para plataformas diferentes do Windows, não há funcionalidades para fluxos de trabalho assíncronos fora do DirectX 12. A exceção é o RHI, uma plataforma backend agnóstica que não suporta os fluxos assíncronos e por isso realiza os processos de maneira seriada, comprometendo a performance.
Xbox Series pode ter vantagem no upscaling
Por ser um lançamento recente, ainda será preciso aguardar para entender como os estúdios e desenvolvedores vão trabalhar para resolver problemas de compatibilidade entre o FSR 3 e o PS5. Dada a boa relação entre Sony e AMD, isso pode ser apenas uma questão de tempo e otimização específica para o console da gigante japonesa.
Por outro lado, os Xbox Series podem obter uma larga vantagem em desempenho. A nova versão do FidelityFX Super Resolution trabalha com os Fluid Motion Frames, capaz de dobrar e até triplicar a taxa de quadros em games. Em Forspoken, por exemplo, testes oficiais da AMD projetaram um aumento de 230% no desempenho do game.
Seja como for, a expectativa para o FSR 3 é alta. A chegada da tecnologia nos videogames pode gerar um salto de performance bem significativo para os jogadores, principalmente ao decorrer da geração e o lançamento de títulos cada vez mais exigentes.