Publicidade

FSR 3 chegará aos consoles, mas PS5 pode ter problemas

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução: AMD e Sony
Reprodução: AMD e Sony

Lançado na última sexta-feira, 29, o AMD FidelityFX Super Resolution 3.0 está disponível para alguns games de PC e deve chegar aos consoles em breve. Uma publicação da Ascendant Studios, desenvolvedora do Immortals of Aveum, confirmou que já trabalha na implementação do recurso para o game na versão dos vídeogames. No entanto, o PlayStation 5 pode ter alguns problemas para rodar a tecnologia.

O FSR 3 é um recurso de upscaling de imagem que utiliza interpolação de quadros, vetores de movimento e fluxo óptico para gerar quadros. Toda a tecnologia é baseada na API DirectX 12 para fluxos de trabalho assíncronos. No entanto, o PS5 utiliza uma API própria e não se dá muito bem com o DX12, diferente dos Xbox Series X e Series S, totalmente compatíveis.

Embora alguns motores gráficos, como o Unreal Engine 5, tenham a opção de habilitar o plugin do FSR para plataformas diferentes do Windows, não há funcionalidades para fluxos de trabalho assíncronos fora do DirectX 12. A exceção é o RHI, uma plataforma backend agnóstica que não suporta os fluxos assíncronos e por isso realiza os processos de maneira seriada, comprometendo a performance.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Xbox Series pode ter vantagem no upscaling

Por ser um lançamento recente, ainda será preciso aguardar para entender como os estúdios e desenvolvedores vão trabalhar para resolver problemas de compatibilidade entre o FSR 3 e o PS5. Dada a boa relação entre Sony e AMD, isso pode ser apenas uma questão de tempo e otimização específica para o console da gigante japonesa.

Por outro lado, os Xbox Series podem obter uma larga vantagem em desempenho. A nova versão do FidelityFX Super Resolution trabalha com os Fluid Motion Frames, capaz de dobrar e até triplicar a taxa de quadros em games. Em Forspoken, por exemplo, testes oficiais da AMD projetaram um aumento de 230% no desempenho do game.

Seja como for, a expectativa para o FSR 3 é alta. A chegada da tecnologia nos videogames pode gerar um salto de performance bem significativo para os jogadores, principalmente ao decorrer da geração e o lançamento de títulos cada vez mais exigentes.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*