Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fobia - St. Dinfna Hotel | Conheça os dubladores do jogo

Por| Editado por Bruna Penilhas | 30 de Junho de 2022 às 10h30

Link copiado!

Divulgação/Pulsatrix
Divulgação/Pulsatrix

Caso você goste de jogos de terror, tem um que recém saiu do forno: Fobia — St. Dinfna Hotel, um game brasileiro independente produzido pela Pulsatrix Studios, de São Paulo (SP). O título foi lançado nesta terça-feira (28) e, como estamos falando de uma produção brasileira, é claro que também há a localização completa no nosso idioma.

Confira, a seguir, os atores que participaram da dublagem de Fobia — St. Dinfna Hotel. Caso você consuma jogos, animes, filmes ou séries dublados em português, pode até conhecer alguns desses nomes— ou pelo menos, a voz deles.

Continua após a publicidade

Conheça o elenco de Fobia

  • Roberto — Vinicius Reis
  • Christopher — Alexandre Marconato
  • Stephanie — Carol Valença
  • Emily — Larissa Cardoso
  • Investigador — Ricko Castelo
  • Matias — Will Jesus
  • Minerador 1 — Thiago Matheus
  • Minerador 2 — Ricko Castelo
  • Sobrevivente 1 — Bianca Mellace
  • Sobrevivente 2 — Fabio Martins
  • Sobrevivente 3 — Leonardo Piva
  • Sobrevivente 4 — Marco Majer

Alguns dos dubladores são bem famosos, com uma longa trajetória na área. Um deles é Alexandre Marconato, que interpreta Christopher. Ele já dublou Breach em VALORANT, o Magneto de Michael Fassbender nos filmes de X-Men e até o Tenshinhan de Dragon Ball.

Continua após a publicidade

Já Carol Valença, que interpreta Stephanie, também deu voz à Abby em The Last of Us Part II. Ela também interpreta Monkey D. Luffy, o protagonista de One Piece (na redublagem), e 22 no filme Soul, da Disney Pixar.

E Larissa Cardoso, que interpreta Emily, foi a voz de Melody em A Pequena Sereia II: O Retorno para o Mar, após vencer um concurso com mais de 2 mil concorrentes, e Isabela no mais recente Encanto, também da Disney.

Continua após a publicidade

Em uma conversa por telefone, Thiago Matheus, um dos fundadores da Pulsatrix, explicou ao Canaltech que o contato com estes dubladores foi mais simples do que parece: através de uma mensagem pelo Instagram. "Mandamos um contato pelo Insta e eles responderam. Fomos até um estúdio em São Paulo [o Estúdio Medusa, localizado no bairro da Lapa], gravamos, e fizemos tudo umas duas ou três vezes. Eles foram bem receptivos", afirmou.

Desenvolvedores do jogo também participaram da dublagem

Mas e o protagonista Roberto, interpretado por Vinicius Reis? Realmente, este não é um nome conhecido no mundo da dublagem — pelo menos, ainda. Segundo Thiago, o personagem foi dublado por um familiar de um dos sócios do estúdio. "Ele estava tirando o DRT [registro de ator] e começou a fazer alguns trabalhos. Este foi o terceiro trabalho dele", afirmou.

Continua após a publicidade

Outras pessoas ligadas ao próprio desenvolvimento do game, como o Thiago, também emprestaram suas vozes a NPCs (personagens não jogáveis), em participações pontuais. Foram eles mesmos que dirigiram os atores do elenco, mesmo sem experiência na área. "Temos consciência de que a dublagem poderia ter ficado melhor se tivéssemos um profissional capacitado dirigindo. Às vezes, você percebe algumas diferenças. Nós mesmos que fizemos tudo", explicou Thiago.

Fobia recebeu investimento da Epic Games

O fato é que Fobia — St. Dinfna Hotel já é um grande feito para a indústria nacional de games: o jogo já está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e PC (via Steam), e contou com investimento da Epic Games, a desenvolvedora de Fortnite. Antes do lançamento, o título recebeu o prêmio de Melhor Visual de Jogos na SBGames 2020, e foi incluído nas "listas de desejos" de mais de 10 mil usuários do Steam. "Agora mesmo o jogo está na lista de mais vendidos da Steam", disse Thiago.

Continua após a publicidade

Na história, acompanhamos um jornalista novato chamado Roberto, que viaja para o Estado de Santa Catarina para investigar uma reportagem. Ao se hospedar em um misterioso hotel da região, ele descobre que sua pauta envolve algo muito mais sombrio e perigoso. O game brinca com o tempo: através de uma câmera, o jogador pode se conectar com o passado, o presente e o futuro daquele universo. A mecânica pode ser usada na resolução de quebra-cabeças, na obtenção de pistas e também para se defender de criaturas.

Além das versões digitais para consoles e computador, o jogo também está sendo vendido em mídia física.