Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Donos de Xbox Series X e S conseguem emular games do PlayStation 2

Por| 30 de Novembro de 2020 às 19h40

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

A clássica e interminável guerra dos consoles ganhou um novo capítulo recentemente, graças ao lançamento dos novos PlayStation 5 e dos Xbox Series X e Series S. Enquanto os internautas se digladiam em argumentos infindáveis sobre qual videogame é o superior, alguns desenvolvedores engraçadinhos resolveram trabalhar em um projeto bastante irônico: encontrar uma forma de emular jogos do PlayStation 2 no novo gadget da Microsoft.

Pois é, eles conseguiram — e até publicaram um vídeo no YouTube para provar a façanha. O feito pode até parecer impossível, mas há um truque simples por detrás das cortinas: ao ativar o Modo de Desenvolvedor do Xbox Series S, os entusiastas nostálgicos foram capazes de rodar aplicativos da Plataforma Universal do Windows (UWP, sigla para o termo original em inglês), o que inclui alguns emuladores.

Continua após a publicidade

Sendo mais específico, para o projeto em questão, os programadores a plataforma frontend de código aberto RetroArch — que, inclusive, pode emular vários outros consoles antigos, incluindo o Super NES, o DreamCast e até o Atari 2600. Mas a graça, é claro, é fazer o Xbox rodar games de PlayStation 2, como o primeiro capítulo da franquia God of War, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty e Shadow of the Colossus.

O projeto ainda não é perfeito e, por conta de limitações no tamanho das ROMs que podem ser executadas, games altamente complexos (cujos arquivos são muito pesados) não podem ser emulados através do RetroArch. Ainda assim, temos que concordar — é uma ideia bastante divertida, embora não tenha o aval legal de nenhuma das fabricantes.

Fonte: Modern Vintage Gamer/YouTube