Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como usar o DualSense do PlayStation 5 na Steam

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 14 de Outubro de 2021 às 17h00

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

O DualSense é o controle oficial do PlayStation 5 que trouxe algumas novidades para os jogadores do console, incluindo um novo sistema de vibração e elementos hápticos. Mas já é possível usar o acessório em outros dispositivos, como notebooks e computadores.

Hoje você vai aprender a como usar o DualSense do PS5 na Steam, plataforma da Valve para games no PC. Então, com o seu DualSense em mãos, vamos ao tutorial.

Como usar o DualSense do PlayStation 5 na Steam

Continua após a publicidade

Até outubro de 2021, o DualSense só é compatível com a função beta da Steam. É uma opção que pode ser ativada a qualquer momento e usada por todos os usuários. No entanto, por ser uma funcionalidade experimental, também é mais suscetível a erros e falhas.

Passo 1: conecte o DualSense no dispositivo. Se for via cabo, basta conectá-lo na entrada USB. Se quiser jogar sem fio, pressione e segure o botão “PS" no controle por alguns segundos até que o acessório apareça nas configurações Bluetooth do seu PC.

Passo 2: baixe o aplicativo da Steam (Linux | Mac | Windows). Inicie o programa e faça login com seu nome de usuário e senha.

Continua após a publicidade

Passo 3: para faciliar o processo, vamos abrir a Steam no modo Big Picture (tela cheia). No canto superior direito da janela, clique em "Big Picture".

Passo 4: pode ser que você precise atualizar o driver do controle. Faça isso se aparecer uma mensagem.

Continua após a publicidade

Passo 5: com a Steam em tela cheia, clique no ícone de engrenagem, no canto superior direito, para abrir "Configurações".

Passo 6: na aba "Controle" no menu à esquerda, selecione “Configurações gerais”.

Continua após a publicidade

Passo 7: marque a opção “Ativar configuração de controles de PlayStation”. O DualSense deverá aparecer logo abaixo da lista com essa e outras opções de controles suportados pela Steam.

Passo 8: a partir de agora, o controle estará conectado no PC para você jogar na Steam. Para se certificar que o DualSense está funcionando, clique em "Identificar". Isso fará com que o controle vibre rapidamente.

Continua após a publicidade

Passo 9: clicando em "Preferências", você pode alterar o nome do controle, definir níveis de saturação, ativar a vibração, entre outras opções.

Passo 10: volte para a tela anterior e clique em "Calibrar".

Continua após a publicidade

Passo 11: aqui você verifica se os botões analógicos do DualSense estão calibrados e funcionando como deveriam. Você pode mexer nos botões e checar seus movimentos na tela ou clicar em uma das opções para que a Steam faça essa verificação.

E pronto! Desde o final de 2020, o DualSense no sistema da Steam mantém as mesmas características do controle no PS5. Isso significa que os gatilhos, vibração e outros elementos de gameplay também estão presentes enquanto você joga no PC.

Como alterar os botões do DualSense em um jogo na Steam

Continua após a publicidade

Passo 1: quando estiver em um jogo, pressione o botão “PS" no DualSense para exibir um menu. Depois, clique em "Configuração do controle".

Passo 2: para alterar os comandos dos botões, clique em algum dos cards mostrados na tela para acessar uma nova aba.

Continua após a publicidade

Passo 3: agora é só fazer as alterações que quiser de acordo com suas preferências.

Passo 4: você ainda pode adicionar novas ações com as opções no topo da tela. Ou ainda, dividir ou unificar o trackpad do DualSense.

Continua após a publicidade

Passo 5: para salvar uma configuração personalizada do controle, segure o botão "PS" no DualSense e clique em "Exportar".

Passo 6: por fim, selecione "Salvar nova configuração como modelo".

Continua após a publicidade

Lembrando que você pode definir um padrão de botões para cada jogo baixado na sua biblioteca da Steam. Além disso, procure no perfil do game se a desenvolvedora responsável incluiu suporte para o DualSense, uma vez que nem todos os títulos são compatíveis com o controle do PS5.

Bons jogos!