Publicidade

Coletânea de jogos retrô de Tartarugas Ninja já está disponível

Por| Editado por Bruna Penilhas | 30 de Agosto de 2022 às 18h40

Link copiado!

Divulgação/Konami
Divulgação/Konami

A Konami e a Digital Eclipse lançaram nesta terça-feira (30) o jogo Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, Nintendo Switch e PC. Trata-se de uma coletânea de 13 jogos clássicos beat 'em up das Tartarugas Ninja.

Uma das novidades é que o título tem suporte a multiplayer online (sem crossplay, infelizmente). Também há vários materiais extras disponíveis para consulta, como documentos da criação dos personagens, revistas em quadrinhos, trilhas sonoras e mais. Assista ao trailer abaixo:

Continua após a publicidade

Quais são os jogos de Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection?

Como explicamos acima, são 13 jogos clássicos da franquia, lançados entre o fim dos anos 1980 e o início dos anos 1990. São eles:

  • Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles (Nintendo Entertainment System)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (Nintendo Entertainment System)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (Nintendo Entertainment System)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Nintendo Entertainment System)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (Super Nintendo)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Super Nintendo)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist (Mega Drive)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Mega Drive)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of The Foot Clan (Game Boy)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles II: Back From The Sewers (Game Boy)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles III: Radical Rescue (Game Boy)

Destes, apenas quatro possuem suporte a multiplayer online, apenas para os jogadores da mesma plataforma (ou seja, usuários de PlayStation não podem jogar com os de Xbox, por exemplo). São eles:

Continua após a publicidade
  • Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Super Nintendo)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist (Mega Drive)

Quais são as novidades da coletânea?

The Cowabunga Collection traz, basicamente, uma emulação dos jogos clássicos de 8 e 16 bits da franquia. Os gráficos, trilhas sonoras e gameplay são os mesmos. Nos visuais, por exemplo, a configuração padrão dos gráficos é a 4:3 (ou seja, a tela quadrada).

Continua após a publicidade

Alterar a visualização para ocupar a tela widescreen inteira pode esticar os gráficos, e a experiência não é tão agradável assim. Já na questão dos controles, os botões foram remapeados para a nova geração, mas ainda é possível personalizá-los ao seu próprio estilo.

Existem algumas mecânicas extras muito bem-vindas. A principal delas é a opção de retroceder: caso o jogador morra ou queira apenas refazer alguma coisa, é possível apertar um botão do controle e voltar a segundos antes no gameplay. Também é possível salvar a qualquer momento durante o jogo.

Também há como jogar com vidas infinitas e alterar a dificuldade do jogo (incluindo um modo fácil). São recursos valiosos, visto que a dificuldade dos jogos de antigamente era muito mais elevada do que a dos atuais.

Mais de 3 mil arquivos estão disponíveis para consulta

Continua após a publicidade

Já quanto aos materiais extras, são 3.741 itens ao todo. Eles estão divididos por categoria, mas também é possível pesquisá-los utilizando um buscador integrado ao game. Segundo a Konami, os materiais foram resgatados em parceria com a Nickelodeon (canal de TV do conglomerado Paramount) e a IDW Publishing (editora dos quadrinhos).

Todo o trabalho de busca foi feito durante a pandemia, explicou a Konami durante um evento fechado à imprensa brasileira. Os pesquisadores encontraram arquivos que “nem sequer sabíamos que existiam”. Agora, tudo está à disposição para os jogadores logo no início do game, ou seja, não é preciso progredir nos jogos para consultar os materiais.

A equipe de desenvolvimento também criou guias inéditos para cada jogo, que lembram revistas de videogame antigas. Com gráficos, capturas de tela e textos, esses guias ensinam o básico de cada jogo. Os menus também trazem a estética dos quadrinhos, dando um ar fofo e bonito ao game.

Continua após a publicidade

Infelizmente, o jogo não está localizado em português do Brasil (apenas em inglês, francês, italiano, alemão, espanhol e japonês). Apesar de os jogos não terem tantos diálogos, seria interessante termos a tradução dos documentos ou dos guias de jogo, por exemplo.

Como estamos falando dos jogos retrô, não espere grandes novidades como ocorreu em Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge, também lançado neste ano. São propostas diferentes: The Cowabunga Collection é um jogo para os nostálgicos, especialmente os colecionadores e fãs de carteirinha da franquia.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, Nintendo Switch e PC. O preço varia entre R$ 170 e R$ 200, dependendo da plataforma.