Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BBB já teve um jogo para PC

Por| Editado por Bruna Penilhas | 18 de Janeiro de 2022 às 18h23

Link copiado!

Reprodução/Continuum Entertainment
Reprodução/Continuum Entertainment

Há 20 anos, estreava a primeira edição do Big Brother Brasil (BBB), cuja edição de 2022 começou nesta segunda-feira (17). Também há 20 anos, chegava para computadores um jogo de computador inspirado no reality show da TV Globo.

O game foi desenvolvido pelo extinto estúdio Continuum Entertainment, de Curitiba, em uma época em que a internet era de difícil acesso — e quando acessada, era com a velocidade irrisória de 56kbps da internet discada. Baixar jogos? Tarefa quase impossível: apenas se você tivesse o CD-ROM ou o disquete. Relembre outras nostalgias da época aqui.

Ao abrir o game, você deparava com uma tela de seleção de personagem: eram 12 pré-definidos, criados especialmente para o jogo. Não dava para criar seu próprio personagem e customizá-lo como quiser. Após confirmar a escolha, você já aparecia repentinamente na casa com os demais participantes. Não tinha historinha, VT (vídeos editados), nem nada.

Continua após a publicidade

The Sims de BBB?

À primeira vista, o visual e o gameplay lembram The Sims, da Maxis e da Electronic Arts (EA). Uma barra no canto inferior mostrava informações como o dia, a hora, indicadores de fome, higiene, energia, entre outros. Você podia andar pela casa, interagir com objetos ou conversar com outros participantes. Quanto mais íntimo de alguém o jogador ficava, mais opções de contato eram desbloqueadas: era possível fazer complô contra alguém, dançar e até paquerar, mas apenas quem fosse do sexo oposto. Diversidade não era um assunto recorrente na época...

Continua após a publicidade

O jogo era pausado frequentemente para a realização da prova do líder e votações. Primeiro, o líder indicava alguém para o paredão; depois de algum tempo, era a vez da casa indicar alguém. No dia da votação do público, alguém era eliminado. Para manter-se no jogo, era essencial ficar de olho na sua popularidade, também indicada na barra inferior do game: tudo o que você fazia aumentava (ou diminuía) esse indicador.

Estúdio teve apenas duas semanas para produzir o jogo

O gerente da Continuum, Alexandre Vrubel, revelou em uma entrevista ao site UOLque a equipe teve apenas duas semanas para entregar o jogo, antes da grande final do programa. Eles chegaram a trabalhar mais de 14 horas por dia, sem tempo para dormir na reta final do desenvolvimento — uma prática comum na indústria, chamada crunch. Para piorar a situação, o estúdio estava fazendo outro jogo licenciado para a Globo em simultâneo, inspirado em outro reality show: No Limite.

Continua após a publicidade

Hoje em dia, o game parece um pouco “tosco”: os gráficos envelheceram mal, os personagens são esquisitos e não há muitas opções de gameplay. Quando os brothers conversam, eles soltam sons bizarros de “lá-lá-lá”, “há-há-há” ou “na-na-na” — algo bem mais esquisito que o simlish, idioma do The Sims. No entanto, o game proporcionou muita diversão em uma época em que a tecnologia era embrionária.

Além deste game, o BBB inspirou outros dois games oficiais. Um deles foi o Meu Big Brother, lançado para celulares em 2005 e produzido pela Meantime, que contava com a participação de nomes marcantes como Jean Wyllys e Grazi Massafera; o outro, Big Brother Brasil 3D Online, de 2010, foi um MMORPG produzido pela Green Land Studios que não vingou como esperado.

Será que veremos um novo jogo de BBB atualizado para os dias atuais? Você jogaria? Compartilhe conosco através das redes sociais.

Continua após a publicidade

Fonte: Baixaki, UOL (1, 2), YouTube (1, 2, 3)