Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Assassin's Creed | Os 5 melhores jogos da franquia

Por| Editado por Bruna Penilhas | 29 de Abril de 2022 às 17h30

Link copiado!

Divulgação/Ubisoft
Divulgação/Ubisoft

Assassin’s Creed é uma franquia que revolucionou a indústria dos jogos a partir de sua premissa. Ao colocar os jogadores para reviver momentos históricos marcantes e cenários importantes que mudaram o mundo, a Ubisoft  conseguiu criar uma marca que perdura a 15 anos e com 12 jogos no catálogo. 

Com o lançamento de Assassin’s Creed: Valhalla em 2020, muita coisa mudou nos rumos da franquia desde a primeira vez que entramos nas aventuras de Altaïr e Desmond, lá em 2007 — e não acabou por aí, já que um novo game, com foco no gameplay online, está em desenvolvimento neste momento. Com reformulações, tropeços e um novo ar para a série, o Canaltech listou a seguir os cinco melhores jogos da franquia Assassin’s Creed.

5. Assassin’s Creed III

Continua após a publicidade

Lançado em outubro de 2011, Assassin’s Creed III pode até passar despercebido pela maioria dos jogadores, mas é um dos títulos mais qualificados e historicamente encaixados da franquia. Com jogabilidade similar aos demais títulos da série, mas com a adição de armas de fogo, o game ganhou uma dinâmica diferente dos anteriores.

Os eventos de Assassin's Creed III se passam logo após Assassin's Creed: Revelations, quando Desmond Miles chega próximo de descobrir uma maneira de entrar no Grande Templo, onde, segundo a história, a primeira civilização que habitou nosso planeta se concentrava.

Ao entrar no Animus, ele volta a ser Connor Kenway, e o jogador passará os próximos 30 anos na vida do personagem em meio à Revolução Americana. A guerra entre os Assassinos e os Templários passa a ser na América e vemos inúmeros personagens marcantes da história norte-americana, como George Washington, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, Israel Putnam, Marquês de La Fayette, John Pitcairn, William Prescott, Friedrich Wilhelm von Steuben e Charles Lee.

Continua após a publicidade

Algo que foi muito elogiado na época do lançamento e que merece destaque mesmo nos dias atuais é a maneira como Assassin's Creed III trabalhou bem a questão temporal, com as voltas constantes de Desmond ao presente, sendo sempre necessárias para o andamento consistente do enredo.

Assassin’s Creed III está disponível para Xbox 360, PlayStation 3, Wii U e PC. Em 2019, ganhou uma versão remasterizada para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC.

4. Assassin’s Creed IV: Black Flag

Continua após a publicidade

Lançado quase um ano depois de seu antecessor, Assassin’s Creed IV: Black Flag apresentou inovações interessantes para a franquia. Além de trazer um personagem extremamente carismático, trouxe, naquele momento, uma sensação de mundo aberto como nenhum outro jogo da série. Aqui, no comando de Edward Kenway, navegamos pelo Mar do Caribe na Época de Ouro dos Piratas, no início do século XVIII, e precisamos desvendar uma conspiração entre os Templários de alta patente dentro dos impérios britânico e espanhol, que, sob o pretexto de limpar a pirataria na região, usaram as suas posições para localizar o único homem que pode levá-los ao Observatório.

O game, basicamente, se passa em três cidades: Havana, em Cuba; Kingston, na Jamaica; e Nassau, nas Bahamas. A progressão é feita, na maioria das vezes, por terra, mas as viagens de barco estão bastante presentes. O barco, aliás, pode ser personalizado e equipado à medida que o jogador ganha mais créditos, o que nos faz chegar ao motivo principal de Black Flag estar nessa lista.

O que faz este ser um dos melhores games da série é seu combate naval, que é o melhor em toda a franquia. Os métodos de recrutamento, posicionamento das armas, ordens de ataque e defesa – além da ambientação – fizeram tanto sucesso que a Ubisoft acabou pinçando essa parte do jogo para a criação de um título à parte: Skull & Bones, que ainda está em desenvolvimento pela Ubisoft. 

Continua após a publicidade

Assassin’s Creed IV: Black Flag está disponível para Xbox 360, PlayStation 3, Xbox One, PlayStation 4, Wii U e PC.

3. Assassin's Creed Valhalla

O mais recente game da franquia ajuda a elevar o nível da experiência de Assassin’s Creed. Baseado na invasão dos Vikings a Grã-Bretanha, o jogo te coloca na pele de Eivor, que, assim como em Assassin’s Creed Odyssey, pode tanto ser uma personagem feminina, quanto masculino.

Continua após a publicidade

A nova roupagem da franquia, que mistura os elementos de ação com árvores de talento e conceitos mais voltados para o RPG que vem desde Assassin’s Creed Origins, se junta com a possibilidade do jogador comandar invasões ao território dos Saxões para expandir seu domínio. 

Podendo realizar tanto ataques surpresas como partir para cima dos inimigos com seus machados, ou outras armas de sua escolha, você deve se tornar o líder que o povo Viking precisa. Os assentamentos também são uma novidade bem-vinda, sendo possível melhorá-los para ajudar na sua conquista de território.

Assassin’s Creed Valhalla mergulha de cabeça na parte histórica, e também na cultura nórdica, e coloca o jogador para se sentir um Viking de verdade, levando seu povo em busca de uma vida melhor longe da fria Dinamarca. O jogo está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One e PC

2. Assassin’s Creed Odyssey

Continua após a publicidade

Sequência direta de Origins, Assassin's Creed Odyssey leva o jogador para uma aventura fantástica na Grécia Antiga, mais precisamente na Guerra do Peloponeso, travada entre Atenas e Esparta. Na pele dos mercenários Alexios ou Kassandra, corremos atrás não apenas de informações e descobertas acerca do confronto entre Assassinos e Templários, mas também de nossa própria origem dentro do game.

Odyssey é uma evolução natural do que vimos no game anterior em termos técnicos. Aqui, temos o melhor combate da franquia, que proporciona ao jogador uma variedade enorme de possibilidades de luta, muito em função da árvore de habilidades, mais completa e consistente se compararmos com a anterior. Isso mostra que a Ubisoft abraçou de vez o RPG, aperfeiçoando o sistema de evolução do personagem e de suas armas.

Os gráficos são outro ponto alto do game, com paisagens simplesmente deslumbrantes e que retrataram fielmente a Grécia Antiga, com suas inúmeras ilhas, templos e vida natural. A cereja do bolo, claro, é o enredo, que é dos melhores em toda a franquia. Cada decisão tomada pelo seu personagem influencia diretamente em todo o prosseguimento do jogo, o que torna as coisas ainda mais realistas e imersivas.

Continua após a publicidade

Além disso, toda a contextualização histórica foi feita de maneira impecável, o que nos permite, tal qual em outros títulos da franquia, encontrar com figuras históricas como Sócrates, Leônidas, Heródoto, entre outros. Por ser uma clara evolução do que vimos em Origins, é natural que Odyssey ficasse na frente, mas há quem considere o contrário.

Lançado em outubro de 2018, Assassin’s Creed Odyssey está disponível para Xbox One, PlayStation 4, PC, Nintendo Switch e Google Stadia.

1. Assassin’s Creed II

Os motivos para Assassin’s Creed II ser eleito o melhor jogo da franquia são muitos, mas tentaremos resumir. Além de ser o maior salto de um título para outro, sendo muito superior ao primeiro capítulo da franquia, o game traz a melhor variedade de missões, imersão histórica e personagens, a começar por seu protagonista, Ezio Auditore da Firenze.

Continua após a publicidade

O enredo se passa na Itália renascentista, mais precisamente no século V, por volta do ano de 1486. Aqui, comandamos um jovem Ezio que, depois de ver seu pai e irmãos serem mortos em praça pública por serem considerados traidores de Florença, reúne sua irmã, mãe e, junto de seu tio Mario, vai em busca de vingança, tendo como plano de fundo a guerra entre os Assassinos e Templários, já que o pai de Ezio era um Assassino.

Além do enredo, a maneira como tudo foi amarrado pela Ubisoft no campo histórico é um primor, desde a ambientação na Itália até os icônicos personagens que aparecem durante a jogatina, com destaque para Leonardo Da Vinci, importante parceiro de Ezio dentro do game, e Nicolau Maquiavel.

Outro ponto alto do jogo é a sua jogabilidade. Como citamos acima, a variedade de missões é algo que trouxe uma evolução absurda em comparação ao primeiro título, um dos mais chatos da franquia. Em Assassin's Creed II, Ezio precisa resolver os problemas de modos variados, com muita estratégia e entendimento imersivo.

Continua após a publicidade

Os combates também foram aperfeiçoados e Ezio ganhou mais armas, além da sua lâmina e espadas. Lanças e até machados podem ser utilizados pelo italiano, que também ganhou mais possibilidades de finalização dos inimigos, uma mais violenta do que a outra. Além de ser o melhor jogo da franquia, Assassin’s Creed II também é o melhor dentro da trilogia de Ezio, que tem, ainda, Brotherhood e Revelations.

Assassin’s Creed II tem versões para Xbox 360, PlayStation 3 e PC. Para Xbox One, o game está disponível via retrocompatibilidade e na coletânea Assassin’s Creed: The Ezio’s Collection, que também foi lançada para PlayStation 4 e PC.

*Texto por Felipe Ribeiro e Igor Pontes