Publicidade

O que é NPC?

Por| Editado por Bruno Salutes | 10 de Setembro de 2022 às 09h00

Link copiado!

Unsplash/Sean Do
Unsplash/Sean Do

Se você é fã de jogos eletrônicos provavelmente já encontrou a sigla NPC, mas o que é NPC? O termo significa non-playable character ou, em tradução literal, personagem não jogável. Eles estão presentes em todos os jogos que encontrar, sendo parte importante da experiência.

Confira abaixo a origem do termo e algumas características que fazem os NPCs se diferenciarem nos jogos eletrônicos, além de alguns exemplos famosos na indústria.

O que é um NPC?

Continua após a publicidade

Os personagens designados como NPC são quaisquer personagens que o jogador não controla, mas habitam o mundo com maior ou menor importância. Em suma, qualquer pessoa andando pelas ruas de um jogo de mundo aberto pode ser considerado um NPC.

Normalmente esses personagens são passivos à história, com comandos pré-determinados como andar de ponto A ao ponto B. Alguns deles podem impactar a gameplay, ao permitir revidar ataques sofridos.

Alguns estúdios levam isso adiante, e fazem com que os NPCs tenham rotinas complexas, o que gera maior sensação de que o jogador está em um mundo vivo e pulsante. The Legend of Zelda: Majora's Mask e The Elder Scrolls: Skyrim são dois exemplos de jogos com NPCs com rotinas.

Continua após a publicidade

Origem do termo

Mesmo que seja bastante veiculado a jogos eletrônicos,o termo NPC tem origem anterior a essa mídia. O primeiro uso é associado ao RPG Dungeons & Dragons, onde o Mestre da sessão protagoniza personagens secundários que auxiliam o andamento da narrativa.

Com o nascimento e popularização da indústria de jogos eletrônicos, o termo caiu como uma luva, apresentando personagens secundários que auxiliam a narrativa do jogo, de forma direta ou indireta.

NPCs famosos

Continua após a publicidade

Como dito anteriormente, alguns NPCs são importantes para a narrativa do jogo e se tornam tão marcantes quanto o protagonista controlado pelo jogador. Confira alguns dos mais famosos abaixo.

Cortana - Franquia Halo

A personagem que acompanha o jogador em Halo, clássica série para Xbox e PC, é um dos principais NPCs da história da indústria. Seu impacto foi tamanho que, no idioma original, é a voz da assistente virtual do Windows de mesmo nome.

Continua após a publicidade

Solaire of Astora - Dark Souls

Solaire of Astora é outro personagem que o jogador não pode controlar bastante popular. Originário do jogo Dark Souls, o personagem é um cavaleiro fictício do jogo que, ao contrário de outros personagens, é bastante amigável e ganhou muita popularidade na comunidade.

Sua pose é o aspecto mais popular, traduzido como um gesto para "Louvar o Sol", se transformando um marco na indústria e facilmente reconhecido pela internet.

Continua após a publicidade

Toad - Super Mario

Toad, clássico personagem da franquia Super Mario, é originalmente um NPC que aparece em vários títulos e ajuda o personagem principal. No entanto, sua popularidade é tanta, que os fãs podem curtir jogar com o personagem em spin-offs.

Resumidamente, NPCs são os personagens que compõe, de todas as formas, o universo. Alguns, como os citados, fazem tanto sucesso que ganham jogos ou se tornam parte da cultura pop como um todo.