Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 jogos de corrida para PC e consoles

Por| Editado por Bruna Penilhas | 12 de Abril de 2022 às 09h30

Link copiado!

Reprodução/Canaltech
Reprodução/Canaltech

Os jogos de corrida são quase tão antigos quanto os videogames em si. Desde sempre, a humanidade tem um fascínio por carros e competição, e claro que, em um mundo no qual nem todo mundo pode entrar em um veículo de alta performance, os títulos tentaram preencher essa fonte. E junto com toda a tecnologia, eles também evoluíram.

Isso não está representado, apenas, pelo realismo. As opções de games de corrida disponíveis hoje no mercado são dos mais diferentes tipos, desde os simuladores mais fieis ao comportamento dos veículos reais até opções competitivas, focadas no combate entre os jogadores ou simplesmente na diversão. Tem opção para todo mundo aqui, o que importa é a velocidade.

Confira agora 10 jogos de corrida para PC e consoles, dos mais diferentes estilos, todos disponíveis nas plataformas atuais (note que a lista NÃO segue uma ordem de preferência):

Continua após a publicidade

10. F1 2021

O jogo oficial da Fórmula 1 chegou em sua versão mais recente com uma grande mudança de paradigma. Não apenas ele marca uma década de trabalho da desenvolvedora britânica Codemasters à frente da franquia, como também a chegada a uma nova geração de plataformas e, também, o primeiro sob o guarda-chuva da Electronic Arts. São muitas novidades no game que, também, reflete uma das temporadas mais eletrizantes do esporte recente.

No pacote, os jogadores têm acesso às corridas online e single player que podem simular uma temporada completa, além do modo My Team, no qual é possível criar uma escuderia do zero. Há ainda uma campanha principal, com história e personagens centrais, que adiciona ainda mais tempero a um título que já chama a atenção pela quantidade de opções, indo da simulação mais extrema até a facilidade dos auxílios, permitindo que qualquer um comece no mundo das corridas.

F1 2021está disponível para PC, Xbox One e PlayStation 4, com otimizações gratuitas para PS5 e Xbox Series X.

9. Forza Horizon 5

O mais recente lançamento de uma das franquias mais famosas da Microsoft nos leva a uma viagem pelo México. Entre dunas arenosas, cidades cheias de cor, florestas tropicais e praias paradisíacas se desenrola mais uma edição do festival de música e velocidade nos entregue de tempos em tempos pela desenvolvedora Playground Games.

Continua após a publicidade

Forza Horizon 5 não é nada tímido em entregar o ouro logo de início, jogando o usuário de um avião no asfalto a bordo dos carros mais velozes do mundo. Com centenas de veículos para escolher e amplas possibilidades de customização, o título leva adiante a tradição da franquia, iniciada no Xbox 360 e, aqui, aparecendo pela primeira vez na nova geração.

Forza Horizon 5 está disponível para Xbox One e PC, com otimização para Xbox Series X e Xbox Series S.

8. Assetto Corsa

Continua após a publicidade

Indo no sentido oposto, estamos falando aqui de um dos simuladores mais desafiadores do mercado. Desenvolvido pelo estúdio Kunos Simulazioni, o objetivo aqui é tentar ser o mais realista possível, desde o desenho das pistas até os detalhes dos veículos, passando também, claro, pela própria competição.

Circuitos de todo o mundo estão disponíveis em corridas locais ou online, assim como veículos de diferentes categorias e modalidades, todos unidos pela velocidade. Uma segunda versão, chamada Assetto Corsa Competizione, também foi lançada, focada nos carros da série GT3 e no mundo dos eSports.

Assetto Corsa está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Continua após a publicidade

7. iRacing

Um dos games de corrida mais antigos ainda em atividade, com dezenas de milhares de jogadores em todo o mundo, também chega com a proposta de ser uma simulação completa e fiel. Exclusivamente online, a ideia aqui é simular o mundo da competição automotiva da forma mais próxima possível em um modelo virtual, o que também inclui regras de conduta e eventos com horário marcado.

Antes de embarcar em categorias licenciadas como NASCAR, Formula Renault e até a brasileira Stock Car, os jogadores devem evoluir sua licença de pilotagem, ganhando experiência de acordo com os resultados obtidos e o comportamento nas pistas. Outra peculiaridade é que o game funciona por meio de um sistema de assinaturas, com conteúdo básico e compras específicas de acordo com os carros e pistas nas quais o usuário deseja disputar.

Continua após a publicidade

iRacing é um game exclusivo para PC.

6. Gran Turismo 7

Ainda na linha dos simuladores, mas agora com foco nos consoles, esta é uma das propostas mais recentes dessa lista. O mais recente game da franquia de velocidade da Sony também é o maior de sua história, servindo como uma homenagem de seus criadores à cultura automobilística.

Continua após a publicidade

Aqui, não se trata apenas de correr rápido e vencer, mas também de apreciar os carros, as pistas e a trilha sonora que embala a competição. A presença do circuito de Interlagos, em São Paulo (SP), e do piloto Lewis Hamilton como “maestro” de Gran Turismo 7 são apenas alguns dos atrativos do jogo, cuja grandiosidade vai desde as maiores disputas até os pequenos detalhes.

Gran Turismo 7 está disponível no PS4 e PS5.

5. Art of Rally

Continua após a publicidade

Chegando às propostas mais diferentes do usual, este game independente lançado em 2020 chama a atenção por seus belos gráficos e o foco em uma das categorias mais difíceis do automobilismo. Não deixe a simplicidade, porém, te enganar, pois aqui a competição também é ferrenha e a precisão, mais necessária do que nunca.

Fazendo um passeio pela história da categoria, desde os veículos icônicos dos anos 60 até as competições modernas, Art of Rally vem pelas mãos da Funselektor para ser, exatamente, um game artístico. Afinal de contas, saber a hora de frear, acelerar e derrapar é uma verdadeira arte e uma das mais complexas possíveis.

Art of Rally tem versões PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch, com otimizações para PS5 e Xbox Series X|S.

4. Crash Team Racing Nitro-Fueled

Continua após a publicidade

Na onda das remasterizações dos games clássicos do marsupial mais famoso dos games, este não poderia ficar de fora. Crash Team Racing chamou a atenção, na era do primeiro PlayStation, como a resposta da Sony ao Mario Kart, mas enquanto o encanador continuou correndo por anos e anos, seu rival, se é que podemos dizer assim, acabou rodando na pista.

A versão Nitro-Fueled chega para mudar essa história, como um remake do game original. Desenvolvido pela Beenox, o título mistura mecânicas antigas com uma jogabilidade atual, trazendo na melhor forma possível a mistura entre velocidade e exploração de cenários, além dos tradicionais itens que transformam as pistas em um campo de batalha.

Crash Team Racing Nitro-Fueled está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.

Continua após a publicidade

3. Need for Speed Heat

Uma das principais franquias de corrida do mundo dos games se encontra estranhamente desprestigiada nos últimos anos, após uma sequência de lançamentos ruins. Seu título mais recente e 24º da série, entretanto, buscou trazer um pouco dessa glória de volta, investindo em elementos clássicos e modernos como maneira de chamar a atenção dos novatos e também dos veteranos.

Mais uma vez temos um mundo aberto, em uma versão modificada de Miami, nos EUA. Com corridas noturnas e diurnas, Need for Speed Heat usa a hora do dia para mudar o caráter das corridas, entre disputas sancionadas e ilegais, que entregam diferentes recompensas e pontos de experiência. O tuning, sempre pedido, também faz uma aparição, aumentando substancialmente o rol de possibilidades trazido pelos mais de 100 veículos disponíveis.

Continua após a publicidade

Need for Speed Heat está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

2. Burnout Paradise Remastered

Antes de se envolver com a franquia Need for Speed, a desenvolvedora Criterion Games estava à frente de uma marca que também investia na velocidade, mas com um tom combativo e bem mais radical. Muitas das ideias que, mais tarde, chegariam à marca maior de jogos de corrida, nasceram aqui, com este sendo um de seus títulos mais consagrados.

Lançado originalmente em 2008, Burnout Paradise traz um mundo aberto cheio de opções e uma trilha sonora que chama a atenção, além de diferentes modos que aumentam a variação e as possibilidades. Tudo isso foi trazido de volta em 2018, com uma versão remasterizada que não apenas dá aquela renovada nos gráficos como também inclui todos os conteúdos adicionais já lançados.

Burnout Paradise Remastered tem versões para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

1. Horizon Chase Turbo

Obra dos brasileiros da Aquiris, esta é uma grande homenagem aos clássicos do passado. Com trilha sonora de Barry Leitch, o título-base é uma verdadeira ode a Top Gear, com pistas que levam o jogador ao redor do mundo. Apesar do estilo arcade, é necessária precisão e atenção, seja para cumprir os objetivos secundários espalhados pela pista ou simplesmente vencer nos circuitos mais sinuosos.

Os DLCs de Horizon Chase Turbo apenas expandiram esse potencial clássico, com homenagens a outros games antigos como OutRun, por exemplo. Mais recentemente, o título ganhou sua maior e mais ambiciosa adição, Senna Sempre, que celebra a carreira e a influência do maior piloto brasileiro de todos os tempos, traz reproduções de pistas clássicas, monopostos e um estilo todo inspirado em Super Monaco GP II.

Horizon Chase Turbo está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch, além do iOS e Android.