Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 jogos brasileiros disponíveis para celulares

Por| Editado por Bruna Penilhas | 26 de Agosto de 2022 às 16h00

Link copiado!

Montagem/Canaltech/Lucas Arraz
Montagem/Canaltech/Lucas Arraz

Se os celulares são a plataforma preferida para jogar no Brasil, os desenvolvedores brasileiros não estão perdendo tempo e estão recheando o catálogo de títulos, produzidos por aqui, de jogos incríveis para plataformas móveis.

Segundo a Pesquisa Game Brasil de 2022, 48,3% dos jogadores do país utilizam o smartphone como plataforma principal. O número representa um aumento de 6,7 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Com mais gente jogando pelo celular, mais oportunidades e jogos criativos surgem do mercado nacional de desenvolvimento. A seguir, o Canaltech elenca 10 jogos incríveis para dispositivos móveis produzidos no Brasil.

10. Arida: Backland's Awakening

Continua após a publicidade

Arida: Backland's Awakening é um jogo de aventura e exploração ambientado no sertão da Bahia. O título foi desenvolvido pelo estúdio baiano Aoca Game Lab e chamou atenção por unir elementos de uma aventura de fantasia com gerenciamento de recursos.

Desenvolvido inicialmente para PC e localizado em seis línguas, Arida narra a história de Cícera, uma jovem sertaneja que inicia uma jornada pelo sertão brasileiro no século XIX. O jogo é influenciado por elementos da cultura e da sabedoria popular.

A jogabilidade envolve explorar regiões áridas, coletar recursos e descobrir pistas sobre o destino de Cícera, uma garota que enfrenta a seca para reencontrar os pais. Arida está disponível para compra nas lojas digitais de celulares Android.

Continua após a publicidade

9. Death Trap Nite

Death Trap Nite tem uma premissa simples. O jogador deve ajudar Kevin, um jovem louco por doces, a fugir de uma mansão assombrada enquanto se deleita com as guloseimas que encontra no caminho.

A jogabilidade envolve desafios de plataforma, com o jogador focado em fugir de monstros variados, com habilidades distintas. Conforme o jogador sobe andares com Kevin, a dificuldade da aventura aumenta e exige pensamento mais rápido para derrotar os inimigos.

Continua após a publicidade

Death Trap Nite está disponível para Android (Google Play Store), iOS (App Store) e também aparecerá no SuperApp Magalu. O game para celulares foi um dos escolhidos para a mentoria e apoio financeiro do Magalu Games, divisão de jogos da Magalu focada em desenvolver o cenário de jogos eletrônicos no Brasil.

8. Starlit Adventures

Escolhido como o Melhor Jogo Brasileiro na edição de 2016 do BIG Festival, StarlitAdventures é um jogo casual de aventura que desafia o player a ajudar Bo e Kikki a devolver as estrelas que Nuru roubou do céu.

Continua após a publicidade

Para cumprir a missão, o jogador vai explorar mundos fantásticos, enfrentar criaturas e resolver quebra-cabeças em uma jogabilidade de ação em plataformas. O título está disponível para consoles, como Nintendo SwitchPlayStation 4 e Xbox One, mas foi criado para dispositivos móveis.

Starlit promete horas de diversão com visual rico e uma grande variedade de mecânicas de exploração e plataforma. O título da gaúcha Rockhead Games está disponível gratuitamente para para Android (Google Play Store) e iOS (App Store).

7. Galaxy of Pen & Papper

Continua após a publicidade

Se celulares são ótimas plataformas para jogos RPGs por turnos, Galaxy of Pen and Paper prova esse ponto. O criativo título desenvolvido pela Behold Studios, de Brasília, adapta os jogos de papel e caneta da sua infância e os lança para o espaço.

Na aventura, você é convidado a criar um mestre e um grupo de jogadores de RPG de mesa. Enquanto o grupo joga, o jogador explora planetas na imaginação dos personagens, enfrentando alienígenas esquisitos e salvando a galáxia. A ambientação de Galaxy of Pen & Papper éem 1999, na era dos disquetes e da internet discada.

Galaxy of Pen & Papper pode ser comprado no Android (Google Play Store), iOS (App Store) ou no PC, via Steam.

6. Speed Box

Continua após a publicidade

Speed Box é um jogo casual, rápido e desafiador na medida certa. A jogabilidade envolve levar bloquinhos de um lugar a outro; porém, existem vários obstáculos pelo caminho, os quais se acumulam e ficam mais difíceis, fase após fase.

Apesar de ser um jogo de quebra-cabeças, é bem fácil e simples de pegar o jeito de Speed Box. As 100 fases disponíveis apresentam a mecânica de movimentação de blocos, com o jogador desenhando linhas retas com o dedo. É necessário passar por outros bloquinhos pequenos para pegá-los e depositá-los em um lugar indicado, concluindo o nível.

Speed Box foi produzido pelo estúdio Yellow Panda Games, de Balneário Camboriú (SC), e publicado pelo Magalu Games. O título está disponível de graça para Android (via Google Play Store) e iOS (via App Store) e também aparecerá no SuperApp Magalu.

Continua após a publicidade

5. Horizon Chase Mobile

Horizon Chase Mobile é um jogo de corrida inspirado pelos grandes sucessos das décadas de 80 e 90, como Out Run, Lotus Turbo Challenge, Top Gear (SNES) e Rush. Sucesso também nos consoles, Horizon Chase é desenvolvido e constantemente atualizado pelo estúdio do Rio Grande do Sul, Aquiris. As corridas são eletrizantes e cada curva e volta recriam partidas clássicas dos arcades, proporcionando uma diversão sem limite de velocidade.

A versão base de Horizon Chase Edição Mobile pode ser baixada gratuitamente nas lojas digitais Google Play Store e Apple Store.

Continua após a publicidade

4. Orbits Conqueror

Orbits Conqueror é um jogo simples, divertido e relaxante para qualquer pessoa que busca um passatempo. Durante 60 fases, o jogador é desafiado a explorar o universo por meio de naves que orbitam planetas.

Ao pressionar qualquer ponto da tela do celular, a nave interrompe o movimento circular na tela e pula em direção ao espaço com o objetivo de alcançar o próximo planeta. A missão do jogador é chegar ao final do percurso espacial e recolher o máximo de moedas pelo caminho.

Continua após a publicidade

Orbits Conqueror foi produzido pela Bragi Estúdios, da Bahia, e publicado pelo Magalu Games. O título está disponível de graça para Android (via Google Play Store) e iOS (via App Store) e também aparecerá no SuperApp Magalu.

3. Slash Quest

Slash Quest é um jogo de aventura casual, carismático e diferente de tudo que você já viu. O jogador controla uma enorme espada falante em crescimento que, por sua vez, controla e sai arrastando por aí um guerreiro pouco habilidoso. No controle da espada que controla o garoto, o jogador abre caminho para tentar voltar de uma terra perdida, enquanto tropeça e enfrenta inimigos.

Continua após a publicidade

Slash Quest foi desenvolvido exclusivamente para o Apple Arcade, pela união dos estúdios brasileiros Big Green Pillow e Mother Gaia. O jogo está disponível para Iphone e Ipad.

2. Relic Hunters Rebels

Rebels mistura mecânicas de RPG, tiro e de caça ao tesouro dentro do universo de Relic Hunters, criado pela brasileira Rogue Snail diretamente para celulares e tablets. A história inédita, cativante e totalmente dublada acompanha um grupo de tribos inimigas que tentam encontrar a paz.

Para atingir o objetivo, os jogadores vão atirar, lutar contra patos espaciais e obter materiais para criar ou melhorar um arsenal de 44 armas com 8 tipos de elementos distintos (Fogo, Rocha, Água, Metal, Ar, Gelo, Terra e Natureza).

Relic Hunters Rebels foi lançado pela Netflix Games e pode ser baixado gratuitamente por assinantes, através do aplicativo de streaming ou das lojas App Store e Google Play Store.

1. Dandara

Dandara é um dos melhores jogos de ação dos últimos anos quando falamos de plataformas móveis. Desenvolvido pela equipe mineira da Long Hat House, este é um excelente metroidvania com movimentação baseada em pulos rápidos pelo teto e pelas paredes.

O jogador controla Dandara, baseada na figura histórica de Dandara dos Palmares. A protagonista é uma guerreira que luta contra seres que representam opressão e a falta de esperança. Dandara deve saltar rápido para evitar ataques inimigos e acertar os adversários enquanto navega pelo mundo Sal, um lugar temperado com referências ao Brasil com um visual pixelado.

Dandara pode ser comprado no Android (Google Play Store), iOS (App Store) ou no PC, via Steam. O jogo também está disponível para consoles e PC.