Publicidade

Brasil tem mais de mil estúdios de games, revela pesquisa

Por| Editado por Bruna Penilhas | 07 de Julho de 2022 às 18h00

Link copiado!

Igor Karimov/Unsplash
Igor Karimov/Unsplash

O Brasil tem 1.009 estúdios de games, mostrou a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games. Há quatro anos, esse número era de 375, ou seja, houve um aumento de 169%.

O estudo foi realizado pela Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (7) no BIG Festival 2022.

Continua após a publicidade

A pesquisa mostra também que o Sudeste ainda é a região que concentra mais da metade de desenvolvedores do país, representando 57%. Em seguida, estão o Sul (21%), o Nordeste (14%), o Centro-Oeste (6%) e o Norte (3%).

Diversidade

Em relação à diversidade de gênero, as mulheres são minoria nas equipes de desenvolvimento: 29,8%. Contudo, o número ainda é um pouco superior do que em pesquisas anteriores: em 2018, eram 20%; em 2014, 15%.

Por outro lado, 57% das empresas alegam ter uma “força de trabalho diversa”. Segundo a pesquisa, são considerados profissionais transexuais, idosos, estrangeiros, refugiados, portadores de deficiência, pessoas pretas ou indígenas.

Continua após a publicidade

Mercado internacional

57% das empresas afirmaram que já venderam serviços ou jogos a empresas de outros países. Foram estimados apenas negócios realizados em 2021. Os principais mercados consumidores das produções brasileiras são Estados Unidos e América Latina, que, respectivamente, fizeram negócios com 55% e 53% dos estúdios brasileiros. Em seguida, estão Europa Ocidental (49%), Canadá (49%), países de língua portuguesa (41%), Japão (37%) e China (24%).

A pesquisa também mostra que 12% dos estúdios brasileiros têm representação ou assessoria de imprensa em outros países, 9% têm empresa formalizada, 2% contam com escritório local e 2% tem uma unidade de desenvolvimento no exterior.

Tecnologia e produção

Continua após a publicidade

Atualmente, 83% dos estúdios brasileiros utilizam o motor gráfico Unity para desenvolver jogos. Depois, aparece a Unreal Engine com 23%, seguida de Blender Engine (13%), Construct (11%) e Game Market (7%).

Já sobre a produção de jogos originais, 93% afirmaram que criam suas próprias propriedades intelectuais, 17% estão envolvidos com projetos transmídia e 13% licenciam suas franquias. Além disso, jogos mobile ainda são a maior fonte de receita para as empresas, com 38% dos entrevistados. Em seguida, vêm o PC (20%), consoles (17%), web (13%), realidade virtual ou aumentada (9%) e redes sociais (0,4%).

“O estudo traz um mapeamento inédito da indústria brasileira de desenvolvimento de games e apresenta dados que colocam o país como um importante hub do setor na América Latina, além de um celeiro de talentos para o mercado global de jogos eletrônicos”, diz Rodrigo Terra, presidente da Abragames. Já na visão de Eliana Russi, diretora da Abragames, "temos um cenário cada vez maior e mais rico no Brasil, e o levantamento nos ajuda a compreender quem são esses estúdios, onde estão, o que estão fazendo e o que precisam para se desenvolver".

Continua após a publicidade