Realidade virtual crescerá 84,5% ao ano até 2020

Por Redação | 07 de Março de 2016 às 09h42

A ABI Research, consultoria dedicada à inovação no mercado tecnológico, divulgou um novo relatório sobre as projeções para o mercado de realidade virtual. Segundo os dados, a venda de aparelhos de realidade virtual deverá crescer a um ritmo bastante acentuado até o ano de 2020. A previsão é que os dispositivos deste segmento cresçam 84,5% durante os próximos quatro anos, chegando a 50 milhões de unidades vendidas até 2020.

O relatório também mostra números sobre a realidade aumentada, onde a Microsoft se prepara para o lançamento do HoloLens, uma das tecnologias mais avançadas já apresentadas. Além do aparelho da Microsoft, a consultoria ressalta a importância do Oculus Rift, do Facebook, e também de outros modelos como o HTC Vive, Google Cardboard e o Gear VR da Samsung. Para a ABI Research, o Cardboard do Google teve um papel importantíssimo na popularização da tecnologia. Com baixo custo, o gadget de realidade virtual já teve mais de cinco milhões de unidades distribuídas desde seu lançamento em 2014.

"O ecossistema de conteúdos de realidade virtual está se abrindo para incluir não só jogos casuais e de RV tradicional, mas também experiências educativas", disse Sam Rosen, diretor geral da consultoria. "O vídeo 360º também viu investimentos notáveis do Facebook e YouTube, apontando para outra oportunidade promissora de crescimento na realidade virtual". Rosen também afirmou que "enquanto os programadores de conteúdos ainda estão aprendendo de que forma os consumidores interagem com sistemas de RV móveis, a realidade virtual nos jogos e a realidade aumentada estão em trajetórias de crescimento bem definidas".

Os consultores da ABI Research acreditam que o PlayStation VR e o Oculus Rift sejam as melhores opções para o mercado, mesmo não tendo suporte a smartphones. O analista Eric Abbruzzese prevê que "à medida que suas capacidades continuem evoluindo, antecipamos que a realidade virtual de topo, que é neste momento um exclusivo para os consoles de jogos e computadores, se expanda para utilização móvel em 2020".

Durante a Mobile World Congress, várias empresas apresentaram suas soluções para a realidade aumentada e virtual. A Samsung levou o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, para falar sobre o Gear VR. Já a LG anunciou que oferecerá um acessório de realidade virtual para seu novo smartphone, o LG 360 VR. E o Google Cardboard ganhou um prêmio como Melhor Aplicativo Móvel. "O Google Cardboard é apenas o início. Nos próximos anos, crescimento independente em grandes mercados, incluindo nos dispositivos móveis, vestíveis, jogos, publicidade e dados, vai potencializar o próximo nível de crescimento revolucionário na RV móvel", concluiu Abbruzzese.

Via B!T Magazine

Fonte: http://www.bitmag.com.br/2016/03/mercado-de-realidade-virtual-vai-crescer-845-ao-ano-ate-2020/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.