Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que fazer quando o nobreak fica apitando?

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Maio de 2024 às 07h10

Link copiado!

TS Shara/Intelbras
TS Shara/Intelbras

O nobreak é um dos equipamentos mais importantes em ambientes domésticos ou corporativos, já que pode evitar a perda de dados importantes caso aconteça uma queda de luz. No entanto, um nobreak fazendo barulho pode gerar incômodo, e geralmente o sinal indica que alguma manutenção é necessária.

Em caso de nobreak apitando, é recomendado observar outros sinais que possam identificar o que está errado com o produto. Possíveis falhas que podem afetar o funcionamento do nobreak incluem:

Continua após a publicidade
  • Falta de alimentação de energia:nobreaks precisam ficar conectados na tomada para que suas baterias internas mantenham a carga, que é essencial para manter dispositivos ligados quando há uma queda de energia. Neste caso, vale checar as tomadas de parede, e se elas estão fornecendo a energia corretamente.
  • Falha de tensão: é possível que inconsistências na entrada de energia estejam afetando o funcionamento do nobreak. Este problema poderá exigir a ajuda de um profissional de elétrica.
  • Sobrecarga: é quando estão conectados aparelhos que "puxam" mais energia em relação ao que o nobreak pode garantir de alimentação, e por isso o funcionamento correto do equipamento não é garantido. Uma possível solução é tirar alguns produtos do nobreak, e verificar se os apitos param.
  • Problema de bateria: independentemente do dispositivo, suas baterias possuem prazo de validade. É possível que o nobreak esteja com desgaste no componente, especialmente se for um modelo utilizado há muitos anos. Uma troca de bateria deve ser feita com um profissional.
  • Falha em outros componentes: peças como ventiladores ou sistemas de exaustão também podem ter falhas, que serão identificadas por meio de bipes. Mais uma vez, esse tipo de situação costuma requerir ajuda de técnicos especializados.

Em geral, os principais modelos de nobreak ainda possuem manuais que podem ser encontrados online, com relativa facilidade. Eles serão de grande ajuda para identificar o que significa o barulho emitido pelo nobreak, e assim direcionar para uma solução definitiva.

Além disso, é importante manter o nobreak sempre em um local bem ventilado e com a temperatura adequada. Mesmo que os sistemas de resfriamento estejam funcionando corretamente, é possível que problemas de superaquecimento aconteçam se o equipamento for exposto à luz direta do sol, por exemplo.

Dependendo do modelo, é preciso trocar a bateria interna a cada três a cinco anos. Outras atitudes podem ser tomadas para aumentar a vida útil do componente, como nunca deixar a carga completamente vazia por muito tempo. 

Se o nobreak está apitando, é preciso perceber outros indícios que possam sinalizar que o problema é mais grave, como:

  • Superaquecimento: se o nobreak esquenta mais do que quando foi comprado, é um forte indício de haver algo errado nos componentes de resfriamento, e a manutenção deve ser feita imediatamente
  • Equipamento desligando sozinho:nobreaks são feitos para funcionar de forma ininterrupta, já que nunca se sabe quando ocorrerá uma queda de energia. Por isso, desligamentos sem motivo aparente não são normais, e podem estar acontecendo como uma medida de segurança para evitar danos permanentes quando a falha é grave
  • Ruídos altos: alguns modelos de nobreak podem emitir alguns estalos por conta do mecanismo de manutenção de tensão, mas ruídos que estejam fora do comum também podem apontar para falhas
  • Sem alimentação: acontece quando o nobreak até liga, mas não é capaz de repassar a energia armazenada aos dispositivos ligados nele
  • Luzes piscando: mesmo que não exista um padrão de luzes para todas as marcas de nobreak, sinais piscando em amarelo ou vermelho podem indicar um problema mais sério. Esse tipo de sinal pode ajudar a identificar o que está acontecendo, com diferentes cores e frequências cujos significados poderão estar descritos no manual do nobreak

Outra recomendação importante para garantir o funcionamento correto do nobreak é a manutenção constante e periódica, já que somente assim estarão garantidas as condições corretas para que ele opere sem problemas.