Microsoft teria cancelado HoloLens 3 em meio às incertezas no time de AR/VR
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |

O futuro do HoloLens pode estar com os dias contados. Um novo artigo do Business Insider aponta que a Microsoft teria cancelado o projeto da terceira geração dos óculos de realidade mista (virtual e aumentada), e que o time de desenvolvimento seria dividido graças à nova parceria com a Samsung, com incertezas em relação aos próximos passos.
- Microsoft desenvolve HoloLens 3 com Samsung e pode competir contra Apple
- Apple quer lançar óculos inteligentes em 2022 com foco em jogos e multimídia
Segundo o Business Insider, fontes ligadas à empresa revelam que diferentes grupos de funcionários de dentro da unidade de realidade mista discutem sobre qual área devem focar.
Alguns acreditam que a Microsoft deve investir no próprio hardware (o que manteria o HoloLens vivo), enquanto outros apontam que seria melhor investir em uma plataforma de software para outras empresas utilizarem (focando no software Microsoft Mesh para metaverso).
Há ainda outras pessoas que questionam se o foco da Microsoft deveria ser criar produtos para empresas ou para consumidores.
Em resposta ao artigo do Business Insider, o porta-voz da Microsoft Frank Shaw negou a morte do HoloLens, afirmando que o aparelho é “uma parte vital dos planos para elevar categorias como realidade mista e o metaverso”, adicionando ainda que “[nós da Microsoft] seguimos comprometidos com o HoloLens e com o futuro do desenvolvimento do HoloLens.”
Vale lembrar que recentemente Microsoft e Samsung fecharam um acordo para desenvolvimento de novos óculos de realidade mista. Isso teria levado parte do time do HoloLens a desenvolver o novo projeto das empresas e, pelo visto, pode não ser o HoloLens 3 como antes esperado.
Também é importante destacar que a recente aquisição da Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões tem “papel importante no desenvolvimento de plataformas de metaverso."
Fonte: Business Insider, via Engadget