Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android vai avisar se uma Apple AirTag estiver seguindo você

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Julho de 2023 às 15h02

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

Os dispositivos Android passarão a mostrar alertas quando uma Apple AirTag desconhecida for identificada em movimento junto ao usuário. A função serve especialmente para evitar possíveis perseguidores remotos, mas também pode ajudar em outros casos.

Ao longo dos últimos meses, foram registrados vários casos de pessoas que são perseguidas por meio de AirTags. Indivíduos mal intencionados escondem os localizadores em algum lugar que a vítima não pode ver, e então tem acesso ao posicionamento em tempo real.

Continua após a publicidade

O uso das notificações em celular já é adotado pela própria Apple com os iPhones, em que os donos do celular podem acessar serviços de segurança pública local caso se sintam ameaçados. Não é incomum que alguns casos acabem na delegacia.

A nova proteção do Android é dividida em três partes, como explicado pelo Google:

  • Alerta por notificações: o usuário receberá uma notificação na parte superior do display, como se fosse uma mensagem. O alerta terá o seguinte texto: “Localizador viajando com você - Localizador desconhecido detectado. O dono do localizador pode ver a sua localização.”
  • Tomada de atitudes: será possível tocar na notificação para obter mais detalhes sobre o localizador, ou da pessoa que é responsável por ele. O usuário ainda pode ativar o alerta sonoro do acessório, e até mesmo aprender a desmontá-lo sozinho.
  • Escaneamento manual: mesmo que nenhum alerta tenha sido ativado, o modo de escaneamento manual pode varrer o ambiente para descobrir se não há nenhum localizador escondido nas intermediações. Para isso, será necessário apenas acessar as Configurações > Segurança > Alertas de localizador desconhecido > Escanear.

O recurso de localização estará disponível para todos os aparelhos que rodem o Android 6.0 ou mais recente. A novidade será liberada por meio de atualização de software, com cronograma dependendo de acordo com o modelo dos dispositivos.

Fonte: Google