Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Perseguição com AirTag termina relacionamento na Austrália

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Fevereiro de 2023 às 14h47

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre Apple

Desde que foram lançados, os AirTags vêm sendo utilizados por pessoas mal intencionadas para perseguições, o que inclusive gerou várias ações por parte da Apple para tentar inibir o uso indevido do acessório de rastreamento. O caso mais recente aconteceu em Melbourne, Austrália, com uma mulher de 19 anos.

A vítima, que não foi identificada, disse que recebeu alertas em seu celular assim que o aparelho identificou a presença de um AirTag desconhecido:

“Eu estava fazendo compras durante o dia e continuei recebendo notificações, mas não tinha ideia de onde os alertas estavam vindo.”
Continua após a publicidade

Ela ainda afirmou que ficou muito nervosa durante estes momentos, mas mesmo assim começou a procurar o localizador em seu carro — sem sucesso neste primeiro momento.

Além dela mesma, a única pessoa com acesso ao veículo era seu então namorado, com quem ela entrou em contato na sequência. Inicialmente ele negou que tivesse infiltrado um AirTag, mas admitiu após a mulher afirmar que chamaria a polícia.

Ela apontou que se sentiu “extremamente violada”, e que ficou em estado de choque. Enquanto isso, o namorado indicou que “tinha sido ferido no passado, e não queria arriscar passar por isso de novo”.

Continua após a publicidade

No final das contas, o AirTag estava em uma das calotas do carro. A vítima não chegou a fazer uma denúncia formal, mas encerrou o relacionamento no mesmo momento.

Não é a primeira vez que os AirTags se envolveram em problemas de segurança na Austrália. Em 2021, o produto chegou a sair das lojas de uma varejista local, pelo risco de asfixia que ele representava.

AirTags não podem ser usados para perseguição

Continua após a publicidade

Mesmo que esta situação específica não tenha passado pelas autoridades locais, muitos casos anteriores já tiveram envolvimento da polícia e consequentes prisões.

A Apple já aplicou diversas medidas de segurança para evitar que este tipo de situação ocorra. Com o aplicativo Buscar, é possível identificar um AirTag e receber algumas informações iniciais sobre o dispositivo.

O mesmo app ainda mostra instruções para desativar o localizador, ao abrir sua tampa traseira e remover a bateria.

De qualquer forma, quem não se sentir seguro pode chamar as autoridades. Algumas unidades de segurança já possuem procedimentos específicos para perseguição com gadgets do tipo, e portanto oferecerão as melhores alternativas contra um stalker.

Continua após a publicidade

Fonte: AppleInsider