Google adia a expansão do Encontre Meu Dispositivo por causa da Apple
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google anunciou, nesta quinta-feira (27), a decisão de adiar o lançamento da expansão da rede do serviço Encontre Meu Dispositivo como forma de manter a segurança dos usuários. A companhia informou que trabalha junto com a Apple para finalizar a especificação conjunta de alerta de rastreador indesejado e aguarda a implementação de recursos de proteção no sistema iOS.
- Google prepara novo ícone para o app "Encontrar meu dispositivo"
- É possível rastrear um celular roubado mesmo desligado?
Na conferência I/O 2023, em maio, o Google havia anunciado que a ampliação do Encontre Meu Dispositivo seria disponibilizada já na metade deste ano para os usuários. A empresa não forneceu uma nova data para o lançamento, mas indicou que a ferramenta deve ser introduzida até o final do ano.
O que é a expansão do Encontre Meu Dispositivo?
A expansão da rede para Encontrar Meu Dispositivo vai utilizar uma variedade de novas tags de rastreamento por Bluetooth de terceiros para ajudar os usuários a localizarem pertences perdidos — celulares, fones de ouvido e outros itens de uso cotidiano.
No entanto, para que isso ocorra de forma segura, o Google se uniu à Apple para criar uma especificação conjunta que impeça os mecanismos de rastreamento de serem utilizados de forma indevida.
Essa especificação permitirá que os dispositivos de rastreamento de localização por Bluetooth sejam compatíveis com o sistema de alerta e detecção de rastreamento não autorizado nas plataformas Android e iOS.
A decisão do Google de segurar a expansão do Find My Device ocorre para que a Apple também implemente alertas de rastreadores desconhecidos de forma nativa no iOS. A empresa da Maçã já faz isso com seus AirTags, e a proposta é que esses avisos possam identificar rastreadores compatíveis também com a rede do Google.
Alerta de rastreamento desconhecido
Enquanto a expansão do Encontre Meu Dispositivo não chega, o Google anunciou que usuários do sistema Android 6.0 ou superior vão receber a partir deste mês o sistema de detecção de rastreamento desconhecido (ou não autorizado).
Esse recurso de segurança serve para verificar se um dispositivo Bluetooth desconhecido está “seguindo” você. A função permite escanear seus arredores para descobrir se há uma tag “viajando” com você.
Para verificar a existência de dispositivos de rastreamento desconhecidos, siga estas etapas no Android:
- Entre em “Configurações”;
- Acesse “Segurança e Emergência”;
- Selecione “Alerta de rastreador desconhecido”;
- Toque na opção “Escanear agora”.
A operação leva cerca de dez segundos para ser concluída e apresenta uma lista de rastreadores que estão perto de você e separados do dispositivo do proprietário.
Caso algum dispositivo suspeito seja encontrado, você poderá tomar medidas como emitir um alerta sonoro para encontrar a tag. Alguns rastreadores Bluetooth também podem informar o número de série ou informações sobre o proprietário ao aproximar o dispositivo na parte traseira do celular.
Veja também um guia prático de como rastrear um celular roubado ou perdido.