Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo beta do iOS 15.4 tenta acabar com rastreamento indevido de AirTags

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Fevereiro de 2022 às 11h48

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre Apple

Na quarta versão beta do iOS 15.4 liberada na terça (22), a Apple introduziu novos alertas de segurança para as AirTags. Prometidas no início de fevereiro, as mudanças no funcionamento do gadget e no app Buscar tentam combater o rastreamento não autorizado de pessoas e dispositivos. Além disso, a Siri está com uma nova opção de voz nos Estados Unidos.

A primeira mudança está ao configurar uma nova AirTag: o dono do aparelho é informado pela Apple que “rastrear pessoas sem consentimento é um crime em diversos países” e que a vítima pode ser alertada sobre a presença constante do rastreador. A empresa informa também que, ao ativar o recurso, dados do usuário são vinculados ao chaveiro e, se necessário, autoridades podem conferi-los para identificar o criminoso.

Continua após a publicidade

Neste sentido, também foi corrigido o bug que impedia as AirTags de serem detectadas como acessórios desconhecidos nas proximidades. O problema fazia com que somente AirPods (e outros dispositivos cadastrados no app Buscar) fossem detectados pelo sistema, e não o rastreador inteligente da Apple.

Para o app Buscar, as mudanças estão na seção de notificações, agora separadas do alerta de rastreamento — mesmo se o app for silenciado, o usuário ainda será informado se houver uma AirTag vigiando-o. O novo recurso foi adicionado ao app em Ajustes > Notificações.

Mais tarde este ano, a Apple deve implementar mais mecanismos para evitar o uso indevido das AirTags, então as novidades do iOS 15.4 Beta 4 são apenas parte do pacote.

Nova voz da Siri

Continua após a publicidade

Nos Estados Unidos, a Siri recebeu a quinta opção de voz. A alternativa pode ser ativada em no menu “Voz da Siri”, dentro de Ajustes > Siri e Busca. Segundo a Apple, essa voz foi gravada por um membro da comunidade LGBTQIA+ e busca entregar a “experiência mais personalizável possível”.

Outras atualizações

Como de costume, a quarta beta do iOS 15.4 também chega ao iPadOS 15.4. Primeiro, a Apple libera a atualização para desenvolvedores, mas logo o público inscrito no programa de testes da empresa também receberá a compilação.

Continua após a publicidade

Atualizações experimentais do macOS Monterey 12.3, do watchOS 8.5 e do tvOS 15.4 também são distribuídas para os dispositivos inscritos no Apple Beta Software Program.

Fonte: Axios, AppleInsider, MacRumors