Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Haylou T15 | Um fone sem fio com powerbank de brinde

Por| Editado por Léo Müller | 16 de Julho de 2021 às 12h00

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

A Haylou é uma marca chinesa ainda pouco conhecida no mercado brasileiro, mas alguns de seus fones de ouvido já podem ser encontrados por aqui com diferenciais muito interessantes. É o caso do Haylou T15, que seria apenas um earbud sem fio comum, não fosse o seu estojo de carregamento que promete entregar uma autonomia de bateria total de até 100 horas, algo inédito no segmento.

Não só isso, mas a case também pode recarregar outros dispositivos, servindo como uma espécie de “mini” powerbank, ideal para ocasiões de emergência ou viagens. Tive a oportunidade de testar o Haylou T15 por alguns dias e compartilho, nos próximos parágrafos, as minhas impressões sobre ele. Afinal, será que ele tem uma boa qualidade sonora, ou seu único diferencial é o estojo?

Prós

Continua após a publicidade
  • Construção resistente e ergonômica;
  • Qualidade sonora equilibrada;
  • Conexão simples;
  • Estojo de carregamento diferenciado.

Contras

  • Conector microUSB;
  • Carregamento lento.

Confira o preço atual do Haylou T15

Continua após a publicidade

Haylou T15 em vídeo

Construção e design

O visual do Haylou T15 gera um pouco de estranheza em um primeiro momento. Os earbuds têm um formato bastante semelhante ao do Redmi Airdots 2, mas apresentam uma espécie de haste minúscula com um furinho na ponta para os microfones. Segundo a empresa, essa solução de design é “inspirada pelo falcão”, com o intuito de deixar os fones mais leves, ergonômicos e confortáveis nos ouvidos.

Continua após a publicidade

Independentemente da inspiração da fabricante, o T15 é, de fato, muito firme nos ouvidos, e eu não achei que ele pudesse cair com muita facilidade da minha orelha. Além disso, os fones são intra-auriculares — ou seja, que entram no canal auditivo —, e isolam passivamente os ruídos externos. Na caixa, os fones contam com dois pares de borrachinhas extras para que o usuário possa escolher o mais adequado.

Assim como em outros modelos da Haylou — como os GT1 e Haylou GT1 Pro —, grande parte da superfície dos fones é sensível ao toque, detalhe incomum entre fones mais básicos. Há uma série de ações conforme a combinação de toques: um toque duplo aceita ou finaliza uma chamada; um único toque pausa ou reproduz uma música; três toques no earbud esquerdo acionam o assistente de voz, enquanto um toque triplo no direito liga ou desliga o modo de baixa latência.

Um ponto negativo por aqui é a dificuldade para aprender esses comandos, já que o manual de instruções está em chinês. A maneira mais fácil de encontrar essas ações é através do site oficial da Haylou, que está no idioma inglês.

Continua após a publicidade

Com relação ao estojo de carregamento, temos um formato retangular com cantos arredondados e dimensões um pouco maiores, justamente pela sua bateria gigante. O estojo é relativamente mais pesado em relação a outros modelos da categoria básica, portanto não recomendo carregá-lo no bolso.

O Haylou T15 tem um formato um tanto quanto curioso, mas seu encaixe é muito seguro e quase imperceptível nos ouvidos.

Há duas entradas no estojo de carregamento: na região frontal encontra-se uma porta USB-A, para conectá-lo a outros dispositivos, enquanto o conector microUSB fica na lateral direita.

Continua após a publicidade

Conectividade

Como estamos falando de um fone de ouvido mais básico, não temos nenhum aplicativo dedicado para acessar as configurações ou mudar as funções touch. A única conexão é feita por Bluetooth 5.0 e pode ser pareado a celulares Android, iPhones (iOS), notebooks e computadores.

Para os testes, conectei o Haylou T15 em um Galaxy S20 e não tive nenhum problema para fazer o primeiro pareamento, bastando retirar os fones da case.

Na distância, os fones seguem o padrão de outros modelos da Haylou: andar pela casa a uma distância de 10 metros do smartphone não apresenta nenhuma instabilidade, apenas quando houveram duas ou mais paredes como obstáculo.

Continua após a publicidade

Qualidade de som e microfone

Os fones de ouvido mais básicos da Haylou têm basicamente a mesma qualidade sonora. No entanto, diferentemente dos GT1 e GT1 Pro — que focam mais nas frequências médias e agudas —, o T15 entrega frequências mais equilibradas na maioria dos ritmos, embora os graves consigam aparecer com mais frequência — algo que, particularmente, que me agrada muito.

Em músicas voltadas para o grave, como Lost Cause, da cantora Billie Eilish, as batidas são presentes e bem encorpadas para a categoria básica, resultados semelhantes a de alguns modelos da JBL. Canções mais agitadas, por outro lado, garantem uma boa distinção dos instrumentos somente em volumes mais baixos — caso contrário, as músicas ficam estridentes e abafadas.

Ainda assim, o T15 garante uma qualidade sonora até que surpreendente para um fone mais simples. Transmissões ao vivo na Twitch e vídeos sem música no YouTube possuem vozes muito claras e um delay padrão mínimo. O produto ainda traz um modo de baixa latência, ideal para jogos de tiro, embora pude perceber que não há uma melhora muito significativa em relação ao uso padrão.

Continua após a publicidade
Como fone de ouvido, o Haylou T15 entrega frequências mais equilibradas na maioria dos ritmos, mas os graves aparecem com mais frequência, assim como alguns modelos da JBL.

Embora o Haylou T15 não traga uma tecnologia dedicada para isolamento de ruídos, seu formato intra-auricular consegue isolar os barulhos externos com certa precisão. O direcionamento das hastes, por sua vez, é mais voltado para a região da boca, resultando em uma qualidade de microfone superior a do GT1 Pro, que traz vozes metalizadas e abafadas.

Bateria e carregamento

Principal diferencial do Haylou T15, a case de carregamento traz 2.200 mAh de bateria — número que a fabricante se orgulha de estampar no próprio produto —, que promete até 100 horas de autonomia. Curiosamente, na página oficial do fone de ouvido o discurso difere e garante "somente" 60 horas de reprodução de música.

Continua após a publicidade

Independentemente da inconsistência das informações, estamos diante de um modelo único, ideal para longas viagens, já que você não precisa de preocupar em recarregá-lo a cada dois dias, como acontece com fones sem fio mais tradicionais. Os earbuds não se destacam: uma única carga garante pouco mais de 3 horas e meia de reprodução de músicas, podendo chegar a até 4 horas dependendo do volume.

Em uma semana de testes, utilizando o T15 para ouvir músicas diariamente, consegui recarregá-lo com a case oito vezes sem me preocupar com a bateria. Isso deve ser o suficiente para passar longos dias com os fones longe da tomada sem problemas.

O estojo de carregamento também serve como um powerbank, podendo recarregar outros disponíveis através de um cabo USB. Devido à quantidade de bateria dos celulares mais atuais, os 2.200 mAh da case não deve carregar completamente um aparelho, mas tem um potencial para casos de emergência — obviamente, você terá que andar com um cabo compatível para tal.

Continua após a publicidade

Quando você precisar recarregar a case, esteja ciente que precisará de pouco mais de três horas para levá-la de 0% a 100%, um tempo relativamente alto, mas condizente pela sua proposta. Um ponto positivo é que o próprio estojo conta com quatro pontos de LED, cada um representando 25% de carga.

Ficha técnica

  • Impedância: 32 Ohms;
  • Resposta de frequência: 20 hz - 20.000 hz;
  • Peso: 3,7 g por fone de ouvido;
  • Conexão: micro USB;
  • Perfis suportados de Bluetooh: HEP, A2DP, HSP e AVRCP;
  • Bateria: 3,5 horas em uma única carga; até 60 horas do estojo;
  • Bluetooth: 5.0;
  • Alcance do sinal: até 10 m (sem obstáculos);
  • Certificação: IPX5.

Acessórios

Continua após a publicidade
  • Estojo de carregamento;
  • Cabo micro USB;
  • Três pares de ponteiras de silicone;
  • Manual de instruções.

Concorrentes diretos

Apesar da sua case de carregamento que serve como um powerbank, o Haylou T15 é um fone de ouvido que compete na categoria básica, bastante concorrida no mercado brasileiro. Entre as opções da mesma faixa de preço, podemos citar os Redmi Airdots 2, Haylou GT1 Pro, EdifierTWS X3 e Tranya T10.

Particularmente, o T15 ganha de todos esses concorrentes em qualidade sonora, exceto do Tranya T10, que possui graves mais potentes e um equilíbrio maior das frequências no volume máximo. Um diferencial do fone da Haylou é, sem dúvida, a duração de bateria, que deve agradar quem passa muito tempo viajando ou fora de casa.

Conclusão

Como fone de ouvido sem fio, o Haylou T15 é básico, mas traz um som bastante equilibrado e um pouco superior em relação a outros modelos da categoria básica. Seu corpo tem formato curioso, porém seguro nos ouvidos e com isolamento de ruído passivo agradável.

Já como powerbank, o produto da Haylou é uma “pequena grande” surpresa, pois a case de carregamento consegue recarregar parcialmente um celular, ideal em caso de emergência. É um diferencial incomum entre os fones de ouvido sem fio da mesma faixa de preço.

Ou seja, se você é do tipo de usuário que prioriza autonomia de bateria acima de tudo, o Haylou T15 é a melhor opção com preço baixo do mercado atualmente.

E aí, o que você achou do Haylou T15? Confira no link abaixo uma oferta especial que separamos para você!