Publicidade

Review JBL Reflect Flow | Muito mais que um fone para se exercitar

Por| Editado por Léo Müller | 28 de Junho de 2021 às 18h00

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

Eleito o melhor fone de ouvido sem fio pela Associação Europeia de Imagem e Som durante a IFA 2019, o Reflect Flow é um dos principais modelos da JBL no Brasil para os amantes de atividades físicas. O produto aposta em um corpo resistente à água, até 30 horas de reprodução de músicas, driver dinâmico de 5,8 milímetros (mm) e som com a assinatura da JBL — portanto, espere ótimos graves.

Nos últimos dias, tive a oportunidade de usar o premiado fone sem fio da JBL e, após muitas horas de reprodução de músicas, trago todas as minhas impressões sobre o JBL Reflect Flow. Ah, e se você gostar dele, deixaremos uma oferta especial no final desta análise!

Prós

Continua após a publicidade
  • Design resistente a suor;
  • Estojo de carregamento compacto;
  • Som definido e equilibrado;
  • Autonomia de bateria excelente para a categoria.

Contras

  • Preço mais alto em relação a concorrentes mais completos;
  • Microfone capta muitos ruídos em ambientes externos.

Review em vídeo

Continua após a publicidade

Construção e design

Obviamente, não pude testar todos os fones que estavam concorrendo ao prêmio de melhor fone de ouvido sem fio de 2019, mas um dos motivos que pode ter sido favorável ao JBL Reflect Flow é o seu projeto. Os fones têm construção robusta, sendo um pouco mais pesado que outros modelos true wireless (TWS) da própria JBL, como os TUNE 120TWS e TUNE 220TWS, provavelmente devido à bateria maior.

Continua após a publicidade

Por ser um fone projetado para praticantes de esportes, o Reflect Flow possui um corpo resistente a suor, cortesia da certificação IPX7. O modelo que testamos é bastante discreto, sendo predominantemente de plástico com tons de preto e prateado, o que traz um aspecto bem mais premium que a variante na cor verde.

Apesar de ser relativamente mais pesado em relação a outros modelos TWS, o Reflect Flow é muito seguro nos ouvidos. A JBL envia na caixa três conjuntos de extremidades auriculares (borrachinhas) personalizáveis e "potencializadores" (ganchos) Freebit para possibilitar um melhor encaixe e conforto ao usuário.

Nos testes, combinei as menores borrachas com os potencializadores médios, e o resultado ficou perfeito; mesmo com longos minutos correndo na esteira e fazendo movimentos bruscos, o Reflect Flow não apresentou nenhum sinal de que poderia cair.

Cada fone possui apenas um botão circular, que abriga o logo da JBL. Os botões são precisos, porém pude perceber que eles são ligeiramente mais rígidos quando comparados com os presentes em outros modelos da empresa, fazendo com que os earbuds entrem ainda mais nos ouvidos quando são pressionados.

Continua após a publicidade

Assim como os outros fones da JBL, cada earbud possui suas próprias funções dependendo da combinação, como toque único no lado esquerdo para avançar uma música, toque duplo para retroceder e apenas um toque no lado direito para atender uma chamada.

Com relação ao estojo de carregamento, temos um produto com o mesmo acabamento dos fones, conferindo-lhe uma aparência mais robusta. Seu formato é retangular e mais compacto, fazendo dele uma boa opção para carregar no bolso.

Conectividade

Continua após a publicidade

O Reflect Flow se conecta a celulares Android, iPhones (iOS), notebooks e computadores via Bluetooth 5.0. Uma vez pareado, basta retirar os fones da case para se conectar a um dispositivo automaticamente. Infelizmente, o aplicativo My JBL Headphones não funciona com o Reflect Flow, apenas nos modelos Reflect Mini NC e Reflect Aware. Portanto trata-se de um modelo, digamos, mais básico.

Durante os testes, conectei o Reflect Flow a um Galaxy S20, que também possui Bluetooth 5.0, e a conexão foi estável desde o primeiro pareamento. Além disso, não tive problemas de instabilidade em casa a uma distância de cerca de 10 metros, exceto quando haviam três paredes como obstáculo.

Para carregamento, o estojo possui um conector microUSB, o que já é considerado antigo em relação ao USB-C. Pelo menos a bateria dos fones é muito boa e dispensa o carregamento constante.

Qualidade sonora e microfone

Continua após a publicidade

Agora vamos ao que interessa: a qualidade sonora. Diferentemente do que ocorre em outros fones de ouvido TWS da JBL — nos quais os graves acabam ofuscando os médios e agudos — por aqui temos batidas bastante potentes, além de um equilíbrio agradável em todos os ritmos.

Em UP, da rapper Cardi B, por exemplo, os bons graves característicos da JBL estão presentes, e ainda é possível distinguir com clareza os elementos mais suaves do fundo. Já em Imma Be, do Black Eyed Peas, os médios e agudos são mais definidos, embora as frequências mais baixas se mantenham em destaque.

A qualidade sonora do Reflect Flow, principalmente dos graves, é bastante semelhante ao que vemos no Sony WF-XB700, primeiro fone de ouvido sem fio da Sony a contar com a tão elogiada tecnologia Extra Bass. A comparação é muito boa, ainda mais considerando que se trata de um produto premium também voltado para exercícios.

Mesmo não tendo uma tecnologia de cancelamento de ruído, o formato intra-auricular consegue conter bem os barulhos externos, deixando você bem isolado do mundo — numa academia, por exemplo, com pessoas falando e músicas tocando, não consegui ouvir nada além da minha playlist.

Continua após a publicidade

Ainda assim, caso você precise falar com alguém durante a prática de exercícios, basta um botão para ativar o TalkThru, que diminui a música a um volume que seja possível ouvir uma pessoa falando. Há, também, o Ambiente Aware, que promete aumentar a percepção em ambientes externos, como ruas movimentadas.

Em transmissões ao vivo e vídeos do YouTube, o Reflect Flow é uma surpresa positiva. Mesmo sem a presença de um modo de baixa latência, presente em alguns modelos mais baratos, tive experiências quase instantâneas. Não posso dizer o mesmo em jogos, no entanto, pois ainda enfrentei alguns atrasos principalmente em jogos de tiro.

Com relação ao microfone, o Reflect Flow traz boa definição principalmente em ambientes internos, onde não há muito barulho. Na rua, notei que ele captava muitos ruídos externos, mesma crítica que fiz nos testes do JBL Tune 220TWS — aparentemente, é algo comum entre os modelos da empresa.

Bateria e carregamento

Continua após a publicidade

Diferente dos fones de ouvido da JBL na faixa dos R$ 500 —como os da linha Tune, que têm duração de bateria abaixo da média —, o Reflect Flow garante boas horas de utilização longe da tomada. Segundo a fabricante, os fones possuem 10 horas de reprodução de música contínua, com mais 20 horas utilizando o estojo.

Em um dos testes com o Reflect Flow, iniciei o dia às 7h com a bateria no máximo. Após duas horas ouvindo músicas sem parar, o fone saiu de 100% para 80%, segundo a informação que apareceu na tela de Bluetooth do meu celular. No entanto, depois de algumas horas, percebi que a porcentagem não estava mais baixando, podendo se tratar de algum bug.

Mesmo sem poder verificar a porcentagem da bateria dos fones de ouvido pelo restante do dia, permaneci ouvindo músicas e assistindo a transmissões ao vivo e vídeos por mais algumas horas sem preocupações até o finalzinho da tarde, por volta das 15h.

Continua após a publicidade

De fato, trata-se uma autonomia excelente e à frente de praticamente todos os concorrentes da faixa de preço, que geralmente oferecem entre quatro e seis horas de bateria somente nos fones.

Para recarregar o Reflect Flow, a JBL promete duas horas de carregamento, o que é inferior a outros fones que trazem suporte à recarga rápida. Por se tratar de um fone intermediário mais caro, bem que ele já poderia ser equipado com um conector USB-C.

Concorrentes diretos

Atualmente há diversos fones de ouvido sem fio que podem ser usados para atividades físicas, mas nem todos oferecem firmeza e qualidade sonora como o Reflect Flow — por isso, não espere um produto muito barato. Ele chegou ao Brasil em janeiro de 2020 pelo preço sugerido de R$ 899, mas não caiu muito desde então. Um dos seus principais concorrentes é o Endurance PEAK II, da própria JBL, que também oferece design ergonômico para atletas e som com graves potentes na mesma faixa de preço.

Continua após a publicidade

O formato mais tradicional do Reflect Flow também faz com que ele compita no segmento casual. Nesse cenário, temos o Galaxy Buds Live, que já traz cancelamento de ruído ativo (ANC), drivers da AKG e case compatível com carregamento sem fio, e pode ser encontrado por valores mais em conta. Há, também, o Realme Buds Air Pro, o qual já possui ANC e modo de baixa latência.

Ficha técnica

  • Impedância: 14 Ohms;
  • Resposta de Frequência: 20 Hz - 20.000 Hz;
  • Peso: aproximadamente 85 gramas;
  • Conexão: microUSB;
  • Perfis suportados de som: A2DP 1.3, AVRCP 1.5, HFP 1.6;
  • Bateria: 10 horas (fones) + 20 horas (case);
  • Bluetooth: 5.0;
  • Certificação: IPx7.

Conteúdo da caixa

  • Fones de ouvido Reflect Flow;
  • Estojo de carregamento;
  • Cabo de carregamento;
  • Manuais;
  • Guia de início rápido;
  • 3 tamanhos de extremidades auriculares;
  • 3 tamanhos de Freebit.

Conclusão

O Reflect Flow consegue ir além de uma boa opção para esportistas; ele também é uma boa pedida para quem procura um produto com visual discreto e casual, som com o selo de qualidade da JBL e bateria gigante. Certamente, sua nomeação à melhor fone de ouvido sem fio na época do lançamento deve ter sido justa.

No entanto, para um produto que não teve uma queda de preço tão relevante em pouco mais de um ano à venda no Brasil, fica difícil recomendá-lo frente a muitos concorrentes que já trazem recursos mais atuais, como cancelamento de ruído ativo, modo jogo e aplicativo dedicado. Na mesma faixa de preço do Reflect Flow, há opções mais interessantes, casos de Realme Buds Air Pro, Galaxy Buds Live e o próprio Endurance Peak II.

E aí, gostou do JBL Reflect Flow? Preparamos uma oferta especial para você no link abaixo!