Quais as diferenças entre a 1ª e a 2ª geração dos AirPods?

Quais as diferenças entre a 1ª e a 2ª geração dos AirPods?

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 22 de Maio de 2021 às 18h00
Foto: Canaltech

Demorou, mas depois de quase dois anos e meio, a Apple lançou a 2ª geração dos AirPods. Enquanto a primeira foi apresentada em dezembro de 2016, o novo modelo só veio em março de 2019, com o mesmo design do seu antecessor, porém, trazendo recursos e detalhes aprimorados.

Ainda em 2019, em outubro, houve o lançamento da versão Pro, este sim com um novo design (e um novo preço), diferenciando bem das duas versões anteriores. Mas, e quanto às diferenças da primeira versão para a segunda? Vamos conferir o que foi alterado e aprimorado entre elas, comparando dois de seus principais fatores do dispositivo: o visual e a performance de cada uma das gerações de AirPods.

Visual

Mesmo sendo lançados com quase dois anos e meio de diferença, o visual de ambas as gerações é o mesmo: um pequeno estojo de carregamento elegante, com os dois fones impecavelmente projetados de forma que se encaixem através de magnetização para carregar dentro do estojo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ênfase para o design, que segue - mesmo anos após a despedida de Steve Jobs - sua regra número um: o arredondamento completo de todas as extremidades, evitando sempre bordas e beiras pontiagudas.

A única diferença entre os dois, no entanto, é em relação à sua luz - que tem a função de trazer informações tanto do status de carregamento do estojo e dos fones, como do emparelhamento dos AirPods com outros dispositivos.

Primeira geração dos AirPods. Foto: Canaltech

Enquanto na primeira geração ela vinha dentro do estojo, entre os locais de encaixe dos dois fones, na segunda geração ela aparece do lado de fora do estojo. Esta mudança simboliza um dos novos recursos da segunda geração de AirPods: o seu carregamento por indução - ou melhor, sem fio.

Ao colocar o estojo em cima de uma base carregadora sem fio, o dispositivo já começa a carregar de forma automática e imediata. A velocidade do carregamento, no entanto, pode não ser a mesma do que pelo cabo de alimentação, mas a entrada do conector Lightning continua no mesmo local da primeira geração: embaixo do estojo. Desta forma, você pode escolher de que forma carregar os AirPods da segunda geração.

Segunda geração dos AirPods. Foto: Canaltech

Performance

Apesar do visual ser praticamente o mesmo das duas gerações, os recursos foram aprimorados de um modelo para o outro. Confira com detalhes na tabela abaixo:

Versão do Bluetooth 4.2 5.0
Tempo de duração da bateria (conversação) 2 horas 3 horas
Tempo de duração da bateria (ouvir músicas & podcasts) 5 horas 5 horas
Carregamento Conector Lightning Conector Lightning ou base carregadora sem fio
Acionar a Siri Toque Duplo Toque Duplo ou Ativação por Voz
Sistema do iOS necessário iOS 10 ou posterior iOS 12.2 ou superior
Sistema do macOS necessário macOS 10.13 High Sierra ou superior macOS 10.14.4 Mojave ou superior
Sistema do watchOS necessário watchOS 3 ou superior watchOS 5.2 ou superior
Suporte para Apple TV Sim Sim

Além das diferenças pontuadas acima, outros pontos de destaque da segunda geração de AirPods em relação à primeira são:

  • Melhor qualidade de áudio e de voz.
  • Duas vezes mais rápido para a troca automática de dispositivos (por exemplo, entre o seu iPhone e o seu Mac).
  • 30% de latência reduzida.

Entretanto, também existem fatores importantes a serem enfatizados da primeira geração dos AirPods:

  • Tempo de duração de bateria total de 24 horas (contando todas as recargas do estojo de carregamento).
  • Com apenas 15 minutos dentro do estojo, os fones duram cerca de mais 3 horas de uso.
  • Compatível com o novo estojo da segunda geração, com o recurso de carregamento sem fio (naturalmente, é necessário comprá-lo separadamente).

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.