Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como limpar um fone de ouvido da Apple | AirPods e EarPods

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 28 de Janeiro de 2022 às 15h05

Link copiado!

Foto: Lucas Wetten (Canaltech)
Foto: Lucas Wetten (Canaltech)

Para garantir que a funcionalidade dos seus fones de ouvido da Apple continue com a mais alta qualidade de som e áudio, é necessário cuidar bem deles, tanto dos fones como do estojo de carregamento, no caso dos fones sem fio, e isto também significa limpá-los ocasionalmente.

Sujeiras como cera de ouvido ou poeira podem acabar diminuindo drasticamente a qualidade do som dos seus fones de ouvido, por isto, a importância da limpeza. E, para fazer isto da maneira correta, sem danificar o seu dispositivo, é preciso separar alguns materiais específicos, conforme vemos a seguir.

Quais produtos usar

Continua após a publicidade

Além de uma escova de dente, que naturalmente deve ser exclusiva para este uso, você pode também usar, caso prefira, um palito de dente para tirar certas sujeiras detectadas nos mini alto-falantes dos fones de ouvido.

Para esfregar de fato nos fones e no estojo de carregamento, utilize panos de microfibra, sendo que um deles deve estar levemente úmido para que você possa limpá-los melhor, e outro seco para secá-los posteriormente.

Separe os seguintes materiais:

  • Uma escova de dente, exclusiva para este uso;
  • Dois panos de microfibra, sendo um levemente úmido e outro seco;
  • Caso veja necessidade, um palito de dente.

Quais produtos não usar

A preferência pela utilização dos panos de microfibra ao invés de panos comuns é altamente recomendável para evitar eventuais riscos na superfície dos seus fones ou do estojo de carregamento ao esfregar para limpá-los e posteriormente secá-los. Sendo assim, evite ao máximo utilizar qualquer outro tipo de pano que não seja de microfibra, preservando seus de ouvido sem riscos.

AirPods (1ª, 2ª e 3ª geração) e AirPods Pro

Continua após a publicidade

Com os materiais em mãos, veja como fazer para limpar os seus AirPods corretamente:

  1. Retire os fones de ouvido de dentro do estojo de carregamento;

  2. Passe as cerdas da escova de dente na área dos pequenos alto-falantes dos fones de ouvido. No caso dos AirPods Pro, passe por toda a volta e por dentro das saídas intra-auriculares dos fones. Com cuidado, passe de cima para baixo, de modo a remover sujeiras ou poeiras detectadas;

  3. Com os alto-faltantes devidamente limpos, agora passe o pano úmido em toda a volta dos fones;

  4. Para secá-los, utilize o pano seco. Lembrando, mais uma vez, que é importante o uso de panos de microfibra para não riscar os seus fones.

Estojos de carregamento

Continua após a publicidade

Com os fones de ouvido fora do estojo de carregamento, aprenda a limpá-lo corretamente:

  1. Passe o pano úmido por toda a volta do estojo;

  2. Depois, utilize a escova de dente para retirar poeiras ou sujeiras detectadas na parte de dentro do estojo;

  3. Por fim, seque o estojo de carregamento com o pano seco. Use panos de microfibra para evitar riscá-lo.

AirPods Max

Continua após a publicidade

Os headphones da Apple requerem uma limpeza com ainda mais cuidado. Veja abaixo como fazer:

  1. Passe o pano úmido por toda a volta do headphone, incluindo a parte de dentro, nas saídas supra-auriculares do fone;

  2. Depois, seque-o bem, por toda a sua extensão e dentro do fone, com o pano seco. Preserve o seu headphone sem riscos ao usar panos de microfibra.

EarPods (fones de ouvido da Apple com fio)

Para limpar os EarPods, fones de ouvido com fio da Apple, confira os passos a seguir:

Continua após a publicidade
  1. Passe as cerdas da escova de dente na área dos pequenos alto-falantes dos fones de ouvido. Com cuidado, passe de cima para baixo, de modo a remover sujeiras ou poeiras detectadas;

  2. Com os alto-faltantes devidamente limpos, agora passe o pano úmido por toda a extensão do fio, além de passar também em volta dos fones;

  3. Para secá-los, utilize o pano seco. Lembrando, mais uma vez, que é importante o uso de panos de microfibra para não riscar os seus fones.

Resistência a água, suor e banho de bebida

Nem os EarPods, nem os AirPods são efetivamente à prova d'água. O que acontece é que os fones de ouvido da Apple, principalmente os com conexão Bluetooth de gerações mais recentes, possuem certas resistências ao suor e à respingos d'água, como da torneira de uma pia ou até mesmo de uma leve garoa.

Continua após a publicidade

No entanto, qualquer quantidade de água que seja mais volumosa do que nestes casos, como um banho de bebida, cair na piscina, na privada ou numa poça d'água, são demasiadamente altas as chances de que o dispositivo pare de funcionar. Portanto, tome muito cuidado com seus fones de ouvido da Apple.