Publicidade

O que é o Cancelamento de Ruído Ativo (ANC)?

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Maio de 2024 às 16h50

Link copiado!

westend61/envato
westend61/envato

Tecnologia popular no mercado de fones de ouvido, que tem conquistado muitos consumidores nos últimos anos, o Cancelamento de Ruído Ativo (ANC) é o recurso presente em fones de ouvido que garante melhor isolamento acústico, ideal para ser usado em locais e momentos em que há muito barulho no ambiente.

O termo "Ativo" no nome da função já deixa claro que há processamento acontecendo para garantir a remoção dos ruídos. O sistema utiliza "ondas inversas" para bloquear o som vindo do ambiente ao redor dos usuários, dando a sensação de silêncio e permitindo que a música ou outra mídia em reprodução ganhe destaque.

A funcionalidade opera a partir de microfones projetados para fora dos fones de ouvido, ou ao menos em uma posição de destaque, normalmente nas hastes ou nas áreas mais externas das cápsulas.

Continua após a publicidade

Combinados a microfones posicionados no interior das orelhas, esses componentes identificam as ondas sonoras externas e então geram ondas de frequências opostas para criar uma interferência destrutiva, isolando o som do ambiente.

Para exemplificar, considere que uma onda externa gere um volume de +3. Ao reconhecer esse valor, o sistema cria uma onda oposta de volume -3, reduzindo o som que vem de fora e levando a um resultado nulo, de valor 0. Com isso em mente, apesar do bom funcionamento, a tecnologia não é perfeita, agindo mais como uma forma de amenizar o incômodo causado pelos barulhos externos.

Mesmo em fones de ouvido mais caros, o ANC costuma ter melhores resultados ao lidar com ruídos constantes e de frequências mais graves, caso de turbinas de avião, carros, máquinas de lavar, ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e outros, que apresentam pouca variação.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Vozes, por outro lado, têm grande mudança de amplitude sonora e costumam mesclar frequências médias e agudas, tornando mais difícil para o sistema realizar ajustes em milésimos de segundos de forma efetiva.

Também é mais comum que o Cancelamento Ativo de Ruído entregue melhor isolamento em headphones no estilo over-ear (fones de ouvido que cobrem toda a orelha), justamente por isolarem as orelhas e possuírem mais espaço interno para adoção de microfones de maior eficiência.

Dito isso, há fones de ouvido True Wireless (TWS) como o Galaxy Buds 2 Pro da Samsung, o AirPods Pro de 2ª geração da Apple e o WF-1000XM5 da Sony que realizam um trabalho competente mesmo possuíndo tamanho compacto, oferecendo desempenho semelhante — e até mesmo superior em certos casos — a vários headphones com ANC.

Continua após a publicidade

Modos e tipos de Cancelamento de Ruído

Já há um número considerável de empresas que implementam o sistema de cancelamento de ruído. Algumas cobram mais pelo recurso, outras preferem apostar no isolamento natural proporcionado pelo formato do acessório para reduzir custos, enquanto outras oferecem modo transparência para se diferenciar.

O Cancelamento Passivo de Ruído existe em fones de ouvido e headphones naturalmente, sendo basicamente o isolamento acústico oferecido pelas peças de silicone (em fones TWS) e conchas (em headphones).

Por sua vez, o Cancelamento Ativo de Ruído, conforme explicamos acima, é o sistema eletrônico ativo que cria ondas destrutivas para diminuir ainda mais o som ambiente e oferecer uma experiência de maior imersão aos usuários.

Continua após a publicidade

É possível encontrar também empresas que citem "Cancelamento de Eco" nas especificações de seus fones — neste caso, é provável que a marca esteja se referindo à tecnologia que isola a voz de usuários durante chamadas, conhecido ainda como "Noise Supression" (supressão de ruído), "Noise Cancelling" ou outros nomes similares, que podem ser usados em fones sem ANC. É importante conferir a descrição para garantir que o Cancelamento Ativo de Ruído está presente.

Outra tecnologia interessante geralmente associada ao ANC é o Modo Transparência, que faz com que o sistema de microfones dos fones de ouvido capte o som do ambiente ao redor e projete diretamente nos ouvidos, como se os fones não estivessem nas orelhas, permitindo que o usuário mantenha a atenção aos arredores sem deixar de ouvir música.

Empresas como Samsung, Sony e outras ainda oferecem um recurso extra que identifica quando a pessoa está conversando e ativa o Modo Transparência automaticamente, sem exigir uma ação física do usuário.

Continua após a publicidade

Por fim, há o modo de Controle de Som Adaptativo, que ajusta o Modo Transparência e o Cancelamento Ativo de Ruído ao som ambiente por conta própria, identificando e oferecendo música e som externo ativado durante caminhadas, ligando o Modo Transparência ao detectar um anúncio em um aeroporto ou metrô, e acionando o ANC durante viagens.

Cuidados com o ANC

Apesar da proposta interessante, o Cancelamento de Ruído Ativo pode não ser sempre uma boa pedida. Devido ao seu funcionamento, o recurso afeta a qualidade de áudio, limitando a resposta de frequência dos fones e gerando impactos na música, incluindo limitações no efeito de som espacial ou intensificação indesejada de certas frequências.

Outro aspecto negativo é que a onda inversa gerada pelo ANC resulta na sensação de pressão nos ouvidos, podendo causar dores e até mal estar em algumas pessoas. Determinados acessórios de marcas como a Sony permitem ajustar essa pressão de forma automática e com precisão, enquanto fabricantes como Apple e Samsung apostam no funcionamento adaptativo ou em diferentes níveis de cancelamento para buscar garantir mais conforto.

Continua após a publicidade

Ainda assim, caso nunca tenha testado o recurso, pode ser uma boa ideia experimentá-lo com um fone emprestado para confirmar se o ANC causa problemas a você, ou mesmo se o efeito é agradável e funcional o suficiente para o seu uso.