Publicidade

O que é ANC no fone de ouvido e como funciona?

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Janeiro de 2022 às 13h00

Link copiado!

Apple
Apple

Uma tecnologia que tem se popularizado entre o mercado de fones de ouvido e conquistado muitos consumidores nos últimos anos tem sido o Cancelamento Ativo de Ruído (ANC), capaz de oferecer maior conforto e isolamento acústico para experiência sonora mais imersiva.

O sistema de Cancelamento Ativo de Ruído utiliza ondas destrutivas para bloquear o som vindo do ambiente ao redor dos usuários.

Microfones projetados para fora dos fones de ouvido identificam ondas sonoras externas e os microfones internos criam ondas de frequências opostas para criar uma interferência destrutiva e isolar o som do ambiente.

Continua após a publicidade

De forma resumida, caso uma onda externa seja +3, o sistema reconhece e cria uma onda oposta -3, reduzindo o som que vem de fora e criando um resultado nulo, de valor 0.

Mesmo em fones de ouvido mais caros, o ANC costuma ser muito mais efetivo em ruídos constantes, como em barulho de avião, carro, máquina de lavar, ventilador, ar-condicionado e assim por diante, visto que existe pouca variação de amplitude.

Vozes, por outro lado, tem grande mudança de amplitude sonora e acaba sendo mais complicado para o sistema realizar o ajuste em milésimos de segundos.

Continua após a publicidade

Geralmente o Cancelamento Ativo de Ruído é mais eficiente em headphones no estilo over-ear (fones de ouvido que cobrem toda a orelha) pelo melhor isolamento acústico e espaço interno para microfones mais eficientes.

Entretanto, existem fones de ouvido true-wireless (TWS) como o Galaxy Buds Pro da Samsung, o AirPods Pro da Apple e o WF-1000XM4 da Sony que realizam um trabalho excepcional pelo tamanho compacto. Oferecendo desempenho semelhante — e às vezes superior — a vários headphones com ANC.

Modos e tipos de Cancelamento de Ruído

Continua após a publicidade

Muitas empresas implementam o sistema de cancelamento de ruído em seus fones de ouvido e headphones. Algumas cobram mais pelo Cancelamento Ativo de Ruído, outras preferem apostar no isolamento acústico para reduzir custos, enquanto outras oferecem modo transparência, às vezes ativado pela voz, para se diferenciar.

O Cancelamento Passivo de Ruído existe em fones de ouvido e headphones naturalmente, visto que não passa do isolamento acústico oferecido pelas peças de silicone (em fones TWS) e conchas (em headphones).

O Cancelamento Ativo de Ruído, como explicamos nesta matéria, é o sistema eletrônico que cria ondas destrutivas para diminuir ainda mais o som ambiente e oferecer maior conforto aos usuários.

É possível encontrar também empresas que citem “cancelamento de eco” nas especificações de seus fones de ouvido e, na verdade, estejam falando da tecnologia que isola a voz de usuários durante chamadas.

Continua após a publicidade

Há ainda o Modo Transparência, que faz com que o sistema de microfones dos fones de ouvido capte o som do ambiente ao redor e projete diretamente nos ouvidos dos usuários, como se os fones não estivessem nas orelhas.

Algumas empresas como Samsung, Sony e outras ainda oferecem um recurso extra, que identifica quando a pessoa está conversando e ativa o Modo Transparência sem necessitar de uma ação física do usuário.

Há também o modo de Controle de Som Adaptativo, que ajusta o Modo Transparência e o Cancelamento Ativo de Ruído ao som ambiente; com música e som externo ativado durante caminhadas, ativação do Modo Transparência ao identificar automaticamente um anúncio em um aeroporto ou metrô e foco na música, com ANC ativado, durante viagens.

Continua após a publicidade

Com a popularização da tecnologia, cada vez mais veremos fones de ouvido com preços ainda mais atrativos sendo lançados não apenas com cancelamento ativo de ruído como também com suas variações, oferecendo uma experiência mais intuitiva e imersiva em faixas de preço mais convidativas. Exemplo disso são recentes lançamentos como o Galaxy Buds 2 da Samsung e o FreeBuds 4i da Huawei, encontrados por volta de R$ 500 no varejo nacional.