Publicidade

Huawei FreeClips é novo fone de visual único que promete mais conforto

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Dezembro de 2023 às 10h52

Link copiado!

(Imagem: Renan da Silva Dores/Montagem Canaltech)
(Imagem: Renan da Silva Dores/Montagem Canaltech)

Durante o evento global que havia marcado para esta terça-feira (12), a Huawei apresentou seu mais novo fone de ouvido, o Huawei FreeClips. De design aberto, aos moldes do Galaxy Buds Live da Samsunge AirPods da Apple, o acessório chama atenção pelo design bastante peculiar em formato de "C", que proporcionaria maior conforto ao ser encaixado nas orelhas, em vez do canal auditivo. A novidade também promete grande autonomia de bateria e traz alguns truques engenhosos para reduzir o vazamento de som.

O lançamento segue a estratégia de focar em visuais mais únicos visto em outros acessórios da marca, como o FreeBuds 5, e mira em usuários que procuram por um fone aberto, encaixado por fora dos canais auditivos. A forma encontrada pela Huawei para tornar o FreeClips diferente foi a adoção do chamado "C-Bridge Design", em que o fone é dividido em duas partes ligadas por uma estrutura em formato de "C".

Continua após a publicidade

Essa estrutura é o maior diferencial do dispositivo, por ser responsável por manter as cápsulas fixas na orelha do usuário, lembrando uma espécie de par de brincos. A proposta curiosa não apenas promete maior conforto, como também melhor fixação, mesmo durante a prática de exercícios — uso incentivado pela presença de certificação IP54, que assegura certo grau de resistência a líquidos, incluindo suor.

Considerando o foco na aparência e o formato aberto, a qualidade de som não é o ponto mais forte do FreeClips, ainda que a Huawei afirme entregar "áudio excelente" com o uso de drivers dinâmicos de 10,8 mm. Para lidar com vazamentos da reprodução resultantes do formato, a companhia implementou a Direct Sound, tecnologia que emite ondas reversas para o ambiente, cancelando o ruído — pense no cancelamento ativo de ruído (ANC), mas voltado para o mundo externo.

Justamente por ser aberto, o Huawei FreeClips não emprega ANC voltado para o usuário, mas traz otimizações para chamadas com Inteligência Artificial através da AI Crystal-Clear Call. Fora isso, há controle por toque embutido, com zonas de sensibilidade nas esferas de áudio, nas hastes e no corpo que se posiciona atrás das orelhas, visando facilitar o manuseio.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A bateria é um dos principais destaques do novo fone, que forneceria até oito horas de reprodução contínua, chegando a 36 horas com a carga extra fornecida pelo estojo. Há carregamento rápido através da porta USB-C, que garantiria três horas adicionais de uso após 10 minutos na tomada, além de recarga sem fio.

Fechando o pacote, a novidade traz conectividade simultânea com dois dispositivos, possibilitando usá-lo ligado ao computador e smartphone ao mesmo tempo, por exemplo, e possui app dedicado de gerenciamento, no qual estão presentes ajustes de perfis de equalização e outras configurações.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O Huawei FreeClips chega primeiro à Europa, ainda em dezembro, com preço sugerido de € 200, ou cerca de R$ 1.070 em conversão direta e sem impostos. Não há informações de disponibilidade no Brasil até o momento, mas os fones da gigante costumam ser lançados por aqui, portanto a novidade deve estrear no mercado brasileiro futuramente.