Como usar dois AirPods no mesmo dispositivo

Como usar dois AirPods no mesmo dispositivo

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 11 de Maio de 2021 às 19h40
Foto: Hugo Agut tugal (Unsplash)

Mais um recurso pouco conhecido lançado na atualização do iOS e iPadOS 14 no final do ano passado é a possibilidade de ouvir, em dois pares de AirPods diferentes, uma mesma mídia — um vídeo do YouTube, um podcast ou uma música, por exemplo — sendo reproduzida em um único dispositivo, seja este um iPhone, iPad ou iPod.

Isto não significa uma pessoa com o fone esquerdo e outra com o direito, pois se tratam de dois pares de AirPods completos — ou seja, quatro fones, sendo dois do lado esquerdo e dois do lado direito — conectados ao mesmo dispositivo, de modo que duas pessoas possam ouvir simultaneamente o que o aparelho estiver reproduzindo.

E tem mais: os volumes podem ser controlados de maneira separada para cada um dos pares de AirPods conectados, de modo que cada pessoa possa escutar no nível de volume que considerar adequado.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Naturalmente, para que isso funcione, é preciso que o aparelho em questão já "conheça" ambos os pares de AirPods — ou seja, que eles já tenham sido emparelhados com o dispositivo ao menos uma vez.

Veja abaixo como fazer para que duas pessoas possam utilizar dois pares de AirPods diferentes conectados a um mesmo dispositivo:

Passo 1: antes de qualquer coisa, retire os fones dos dois estojos de AirPods e coloque-os nos ouvidos das duas pessoas.

Passo 2: nos Ajustes do seu iPhone, entre em "Bluetooth".

Passo 3: é possível que algum dos dois AirPods — talvez o que primeiro a ser retirado do estojo de carregamento — já esteja automaticamente conectado ao seu dispositivo. Na lista de dispositivos Bluetooth do seu aparelho, localize o nome do outro, que não foi automaticamente conectado e clique nele para conectá-lo também. Aguarde alguns segundos e você verá que ambos estarão conectados ao mesmo dispositivo.

Vá em Ajustes > Bluetooth e conecte ambos os pares de AirPods. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: ao colocar uma mídia para reproduzir, arraste o canto superior direito da tela para baixo para acessar a Central de Controle do seu dispositivo. No bloco de reprodução de mídia, clique no ícone do AirPlay.

Clique no ícone do AirPlay da Central de Controle. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: você vai notar que há três possibilidades de dispositivos para reproduzir a mídia, sendo o seu dispositivo atual e os dois AirPods. Clique em cada um dos AirPods.

Clique em cada um dos pares de AirPods. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: ao selecionar o primeiro par de AirPods para ouvir a reprodução, pode ser que apareça o recurso de Compartilhamento de Áudio no final da janela, porém, não será necessário acioná-lo se você já tiver conectado ambos os AirPods ao seu dispositivo na tela de Bluetooth do Passo 3.

Com um par conectado, clique no outro. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: ao selecionar ambos os fones, você já vai notar que os dois os AirPods estarão reproduzindo a mesma mídia. No topo da janela, você pode ver que o dispositivo está informando que a mídia está sendo reproduzida em dois fones de ouvido que estão conectados a ele.

Confirme que ambos os pares de AirPods estão reproduzindo a mídia. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 8: e com ambos os AirPods conectados, você também vai notar que é possível controlar o volume deles de forma separada e individual, de modo que cada pessoa possa configurar um nível de volume para seus fones.

Controle o volume de cada par de AirPods de forma individual. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 9: voltando para a Central de Controle, você vai notar um ícone de "múltiplas pessoas" no bloco de controle de volume. Clique nele.

Clique no bloco de volume da Central de Controle. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 10: as barras de volume também vão aparecer separadas nesta tela, para que o controle de volume possa ser feito de forma individual. Conforme mencionado, a mídia continuará a ser reproduzida em ambos os fones, porém, cada par de AirPods com o nível de volume configurado por seu usuário, de modo que cada pessoa podem ouvir juntos a mesma mídia em níveis de volume diferentes.

Controle o volume de cada par de AirPods de forma individual. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.