Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como conectar um fone Bluetooth | Guia Prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Agosto de 2023 às 17h05

Link copiado!

C D-X/Unsplash
C D-X/Unsplash

Conectar um fone Bluetooth é uma tarefa simples que proporciona praticidade na hora de curtir uma música, jogar um videogame ou prestar atenção em um podcast — citando apenas algumas das diversas possibilidades que a tecnologia sem fio é capaz de entregar. A seguir, você confere um guia prático ensinando a parear o dispositivo com as mais variadas plataformas.

Como parear um fone Bluetooth

Antes de mais nada, é preciso verificar se seu fone Bluetooth está com a bateria carregada o suficiente para aguentar os minutos ou as horas necessárias de funcionamento. Caso a carga esteja baixa, conecte o dispositivo em um carregador até que a bateria esteja com um nível de carga razoável.

Continua após a publicidade

Depois disso, é necessário ligar o aparelho e colocá-lo em modo de pareamento — quando ele fica com uma luz piscando ou alternando cores. Essa tarefa geralmente exige que você pressione o botão de ligar e desligar do periférico ou mantenha pressionado um botão específico. Na dúvida, confira o manual do dispositivo. Pronto, agora o resto é com os outros aparelhos.

Como conectar um fone Bluetooth no celular

Confira o passo a passo para conectar um fone Bluetooth em cada tipo de dispositivo.

No Android

Conectar um fone de ouvido Bluetooth no Android pode ser feito em poucos toques. Faça assim:

  1. Na tela inicial, deslize para acessar a barra de notificações;
  2. Ative o Bluetooth e coloque o fone em modo de pareamento;
  3. Toque no nome do fone e na opção “Parear”.

Para interromper o pareamento com o fone de ouvido, é só desligar a opção Bluetooth ou tocar em “Parar” dentro das configurações.

Como conectar um fone Bluetooth no PC

Continua após a publicidade

No iOS

Há diversas maneiras de conectar um fone no Bluetooth em um iPhone ou iPad. Veja o caminho mais rápido para realizar o pareamento com o dispositivo:

  1. Na tela inicial, toque no app “Ajustes”;
  2. Selecione “Bluetooth” e toque para ativá-lo;
  3. Coloque o fone de ouvido em modo sincronização;
  4. Selecione o fone de ouvido desejado.

Para cancelar a conexão com o fone de ouvido, basta deslizar de baixo para cima na tela inicial do iOS e tocar no ícone de Bluetooth para desativá-lo.

Continua após a publicidade

No Windows

Você até consegue parear um fone de ouvido sem fio em um computador com Windows, mas é necessário que a máquina seja compatível com Bluetooth. Geralmente, os notebooks atuais costumam acompanhar um hardware capaz de fazer a ponte com um dispositivo sem fio de forma nativa. Se esse é o seu caso, continue acompanhando o tutorial abaixo:

  1. Na tela inicial do Windows, acesse o gerenciador de notificações, no canto inferior direito;
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre a opção “Bluetooth”;
  3. Clique em “Ir para Configurações”;
  4. Clique em “Ativado”;
  5. Coloque o fone de ouvido em modo pareamento;
  6. Clique em “Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo”;
  7. Clique em “Bluetooth”;
  8. Selecione o fone de ouvido desejado.

Pronto, agora sempre que você quiser conectar seu fone de ouvido com o computador é só ativar o Bluetooth no gerenciador de notificações do Windows e ligar o fone, que a conexão é feita automaticamente. Para desativar, é só desabilitar o Bluetooth ou desligar o fone.

Continua após a publicidade

Confira dicas extras sobre como conectar qualquer fone Bluetooth no PC e, se for o caso, aprender como instalar driver Bluetooth se sua máquina não tiver compatibilidade de fábrica com a tecnologia.

No macOS

Você pode usar a maioria dos fones de ouvido sem fio no seu macOS, e o passo a passo para conectar ambos os dispositivos é bem simples:

  1. Na tela inicial, clique no app “Preferências do sistema”;
  2. Clique na opção “Bluetooth” e em “Ativar Bluetooth”;
  3. Coloque o fone de ouvido em modo pareamento;
  4. Selecione o fone de ouvido desejado;
  5. Clique em “Conectar”.

Continua após a publicidade

Agora que o fone de ouvido está pareado com o seu Mac, basta ligar e desligar a opção de Bluetooth da máquina para que ela reconheça o dispositivo automaticamente. Veja também como conectar os AirPods no iPhone e Mac.

Como parear um fone Bluetooth em um console

Quem quiser tornar as jogatinas mais imersivas e envolventes sem aquele “emaranhado” de fios pode conectar um fone de ouvido Bluetooth no seu console de preferência.

Vale destacar, no entanto, que alguns headsets ou headphones podem não ter compatibilidade com o seu videogame, então vale fazer uma pesquisa prévia e conferir se o dispositivo de áudio é compatível com a plataforma de sua preferência. Veja como funciona a conexão em cada plataforma:

Continua após a publicidade
  • No PlayStation 5: você deve conectar o adaptador USB ao console e ativar o modo pareamento do fone de ouvido. Depois disso, siga o caminho: Opção Áudio > Dispositivo de saída > Selecione o fone de ouvido desejado;
  • No Xbox Series S ou Series X: você deve ativar o modo pareamento do fone de ouvido e pressionar o botão físico “Emparelhar” no Xbox até que os dispositivos se conectem;
  • No Nintendo Switch: também como fone de ouvido ativado no modo sincronização, basta seguir o caminho: System Settings > Pair Device > Selecione o fone de ouvido desejado.

Você confere guias mais detalhados sobre como conectar um fone Bluetooth no Nintendo Switch, além de conferir como conectar AirPods no PlayStation 4 e 5 e no Xbox One.

Aliás, as dicas não param por aqui, pois o universo dos fones de ouvido Bluetooth é vasto e você pode passar horas no Canaltech aprendendo mais sobre os periféricos. Por exemplo, há como saber se um fone de ouvido é bom ou não, além de conferir qual é o melhor modelo de aparelho para corrida e para academia.