Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como saber se um fone de ouvido é bom?

Por| Editado por Léo Müller | 10 de Maio de 2023 às 13h22

Link copiado!

Erick Teixeira/Canaltech
Erick Teixeira/Canaltech

Cada vez mais o mercado tem disponibilizado bons modelos de fones de ouvido, que oferecem boa qualidade de som, boa construção, design interessante e recursos avançados. No entanto, para usuários com pouca experiência com esse tipo de equipamento, nem sempre é fácil escolher o modelo mais adequado.

Por isso, vamos te ajudar a reconhecer se um fone de ouvido é bom, ou, pelo menos, se ele oferece recursos que o tornam uma boa compra. Assim como todo produto, os fones de ouvido possuem características que devem ser analisadas e comparadas. Veremos mais detalhes no decorrer do texto.

🛒 Confira os melhores fones de ouvido com preços incríveis no Canaltech Ofertas

Continua após a publicidade

Como identificar um bom fone de ouvido?

Não há uma fórmula 100% segura e exata para identificarmos se um fone de ouvido é bom. Adicionalmente, algumas das características do dispositivo podem ter relação com o gosto pessoal do usuário. Ainda assim, podemos prestar atenção em alguns atributos e recursos que o equipamento deve oferecer para justificar seu preço. Vamos esclarecer esses pontos por tópicos.

Design

O design tem relação com a aparência e o tipo de fone propriamente dito, e pode estar associado com o gosto pessoal do usuário. Um fone de ouvido considerado bonito por alguns pode não ser tão atraente para outros.

Contudo, o design de um produto que fica em contato com nosso corpo também terá impacto no conforto durante seu uso. Adicionalmente, o design dos fones de ouvido também pode determinar o tipo de utilização para cada modelo. Há diversos tipos de fones no mercado, e cada um deles é mais apropriado para uma determinada atividade.

Se você precisa de um bom fone de ouvido para assistir a filmes e séries por longos períodos, certamente deverá escolher um headphone do tipo over-ear. Os modelos intra-auriculares são ótimos para a prática de exercícios. Já os headsets, que possuem um microfone com haste, são indicados para quem realiza reuniões e chamadas de voz.

Volume

Continua após a publicidade

Antigamente, era muito comum que os usuários se preocupassem com o volume dos fones de ouvido. Muitos modelos não tinham pressão sonora suficiente, mesmo com o volume no máximo, fosse por causa do equipamento em si ou devido à falta de potência do amplificador da fonte sonora.

O volume dos fones de ouvido é resultado da atuação da impedância e da sensibilidade do equipamento sobre a potência do amplificador da fonte sonora.

Atualmente, são raros os fones de ouvido que exigem fontes sonoras avançadas para poder entregar um bom nível de volume.

Resposta de frequência

Continua após a publicidade

Considerando a faixa de frequências que os seres humanos conseguem ouvir, que vai de 20 Hz a 20.000 Hz, é esperado que todo fone de ouvido também consiga reproduzir todo esse intervalo de frequências, indicado nas especificações como “resposta de frequência”.

Tecnicamente falando, há fones que possuem resposta de frequência maior ou menor, a depender do modelo. Em teoria, uma resposta maior oferece um som com mais detalhes nos sons agudos, ou mesmo graves mais encorpados.

No entanto, na prática, o mais importante é a eficiência com a qual os drivers (alto-falantes dos fones) reproduzem os sons dentro da faixa de frequências que o dispositivo consegue abranger.

Tamanho do driver

Continua após a publicidade

Um mito muito difundido e que influencia usuários menos experientes na hora de comprar fones de ouvido, é o tamanho dos drivers. Comumente, tem-se que quanto maiores os drivers, melhor será o áudio do equipamento, principalmente quanto à força e extensão dos graves.

No entanto, muitos fones com drivers grandes, a partir dos 50 mm, podem ter sonoridade neutra, e graves muito mais contidos que fones com drivers menores. Não é só o tamanho dos falantes que determina a potência das frequências graves.

Vale ressaltar que há fones de ouvido com drivers duplos, um para os graves e outro só para os médios e agudos. Isso, em teoria, melhora a qualidade sonora, mas também não é uma regra.

Continua após a publicidade

Construção (durabilidade)

A durabilidade dos fones de ouvido é resultado da qualidade de sua construção e acabamento. Os headphones, por serem maiores e possuírem mais componentes, variam mais quanto à qualidade de construção do que os modelos TWS (auriculares e intra-auriculares).

Nesse sentido, vale a pena checar a qualidade das partes que compõem o headphone (ou headset), como a rigidez do plástico, as costuras de partes feitas com couro, tecido ou outros materiais do tipo, se o arco é reforçado com metal, etc.

Já entre os fones intra-articulares, o mais indicado é que eles tenham algum tipo de proteção contra líquidos. A certificação IPX4 garante que os fones sejam resistentes ao suor e a respingos d’água. Já a certificação IP68 indica que o dispositivo pode ser submerso em água e também tem proteção contra poeira.

Continua após a publicidade

Há ainda os fones de ouvido com fio. Um alerta é sobre os modelos com cabos muito finos, pois eles são mais suscetíveis a danos. Cabos com revestimento em nylon ou algum tecido geralmente oferecem maior resistência.

Conforto

O conforto de um fone de ouvido pode estar relacionado ao gosto pessoal do usuário, mas é importante observar algumas características.

No caso dos headphones, você deve prestar atenção na qualidade das partes acolchoadas, como as almofadas das conchas e do arco. A pressão exercida pelo arco sobre as orelhas também pode ser um incômodo para alguns usuários, dependendo do modelo do dispositivo. Por isso, a maciez das almofadas das conchas é tão importante.

Continua após a publicidade

Com relação aos fones de ouvido intra-auriculares, é importante que o usuário teste todos os tamanhos das ponteiras de silicone que acompanham o produto. A maioria dos usuários começa a usar os fones de ouvido com a ponteira que vem instalada, mas ela pode não ser a mais adequada para suas orelhas.

Claro que o modelo do fone intra-auricular também influencia. Nesse caso, alguns modelos simplesmente se adaptam melhor a determinados usuários. Se você puder testar os fones antes da compra, tomando o cuidado para que eles estejam devidamente limpos, é uma boa ideia. Isso vale para qualquer tipo de fone de ouvido, inclusive.

Certificação Hi-Res

Continua após a publicidade

Alguns modelos de fones de ouvido possuem o selo Hi-Res, que significa high resolution, ou alta resolução. Esse selo atesta a capacidade do equipamento de reproduzir áudio de alta resolução, que, de maneira simplificada, significa que o áudio possui qualidade superior ao som de um CD.

Na prática, o selo Hi-Res, por si só, não é capaz de determinar a qualidade sonora dos fones de ouvido. Há modelos que não possuem a certificação e são melhores do que modelos que o possuem.

A qualidade sonora dos fones de ouvido depende da estrutura dos alto-falantes e dos recursos neles incluídos.

5.1 e 7.1 canais

Continua após a publicidade

Tecnicamente falando, fones de ouvido com 5.1 e 7.1 canais pretendem simular uma experiência de áudio emitido de diferentes direções. O recurso serve para melhor a percepção da direção do som, principalmente em modelos gamer.

No entanto, há fones que fazem isso muito bem, mesmo tendo apenas dois canais (direito e esquerdo). Na prática, ter 5.1 ou 7.1 canais não significa que o fone oferece melhor espacialidade sonora. Essa funcionalidade está muito mais atrelada ao software do que a vários falantes juntos numa mesma concha, o que não permite a distinção de direção propriamente dita, devido à proximidade física desses falantes.

Por isso, evite fones de ouvido que prometem oferecer 5.1 ou 7.1 canais, já que esses termos são usados apenas como estratégia de marketing. Adicionalmente, o recurso não melhora a qualidade do áudio para a audição de músicas.

Continua após a publicidade

Conectividade sem fio

Via de regra, quanto mais recente for a versão do Bluetooth do seu fone de ouvido sem fio, melhor. Protocolos Bluetooth mais modernos oferecem áudio de melhor qualidade, além de uma conexão mais estável, com menor latência (atraso) e com menor consumo de energia.

Há fones voltados para jogos que oferecem conexão sem fio dupla, ou seja, por meio de Bluetooth ou radiofrequência (Wi-Fi). Por isso, esses modelos acompanham um dongle USB para a conexão extra.

A conexão via Wi-Fi serve para eliminar a latência, que, mesmo em fones com a versão mais recente do Bluetooth, pode atrapalhar jogadores de games competitivos.

Qualidade sonora

A qualidade sonora de um fone de ouvido é relevante, pois pode ter relação com o gosto pessoal – e musical – do usuário. É claro que alguns aspectos não podem ser deixados de lado, como a distorção. Dispositivos de baixa qualidade perdem definição à medida que aumentamos o volume, ou seja, distorcem o som.

Um bom fone de ouvido deve, no mínimo, reproduzir sons com boa clareza e definição, mesmo com o volume no máximo.

Para escolher o fone ideal, é importante que o consumidor determine qual tipo de sonoridade mais lhe agrada, mas saiba distinguir entre fones voltados para músicas, filmes e jogos. O tipo de fone também pode influenciar. Modelos TWS podem incomodar se o objetivo é maratonar séries, por exemplo.

Recursos extras

Hoje em dia, os fones de ouvido possuem diversos recursos extras que melhoram a experiência do usuário durante a audição de seu conteúdo predileto.

Cancelamento de ruído ativo (ANC)

Um dos recursos mais importantes é o cancelamento de ruído ativo, ou ANC (sigla em inglês).

Fones intra-auriculares conseguem isolar bem os sons externos, já que se encaixam no canal auditivo, vedando-o contra a passagem de ar. Mas há situações em que o ruído externo pode ser muito alto, forçando o usuário a aumentar demais o volume do som. Os headphones também são mais propensos a captar sons externos.

É nessas situações que o ANC ajuda o usuário a manter um nível de volume confortável, a fim de não causar danos à sua audição.

O ANC utiliza microfones dedicados para captar as frequências sonoras causadas pelo barulho do ambiente. O sistema, então, atua para “imitar” esses sons, gerando novas frequências, que são enviadas de volta, de modo a bloquear a passagem do ruído externo.

O recurso é especialmente importante para usuários que moram ou trabalham em locais barulhentos, assim como os que andam em ruas movimentadas, ou utilizam transporte público em horários de pico.

O ANC impacta positivamente na experiência de uso dos fones de ouvido em geral, pois proporciona uma audição mais pura e sem interferências. O recurso pode ser usado para bloquear o barulho excessivo do ambiente mesmo quando o usuário não estiver ouvindo música.

Modo ambiente e “talk-through”

O modo ambiente amplifica os sons externos, para que o usuário possa perceber com mais clareza o que se passa ao seu redor. O recurso é especialmente importante para quando queremos ouvir um conteúdo, mas precisamos prestar atenção em qualquer sinal sonoro à nossa volta, como uma campainha tocando ou bebê chorando, por exemplo.

Já o talk-through é um recurso parecido com o modo ambiente, mas que foca na amplificação das vozes das pessoas por perto. Essa funcionalidade ajuda a melhorar o diálogo em ambientes muito ruidosos, já que facilita a audição da voz da pessoa com quem o usuário do fone de ouvido está conversando.

Avaliações

Como eu falei anteriormente, não há uma fórmula 100% eficaz para descobrir se um fone de ouvido é bom. Cada equipamento pode oferecer melhor ou pior desempenho, dependendo do tipo de uso, do ambiente em que será utilizado e também do gosto pessoal do usuário.

É claro que algumas marcas podem se aproveitar de estratégias de marketing para induzir os consumidores a pagar mais caro por um produto que não vale a pena.

Por isso, o ideal é que o usuário verifique as avaliações de compras e de veículos especializados, a fim de se familiarizar com o produto e suas características. Com o tempo, após se acostumar com as opiniões de determinados especialistas, será possível reconhecer bons produtos com mais facilidade, e fazer aquisições mais precisas.

🛒 Confira os melhores fones de ouvido com preços incríveis no Canaltech Ofertas