O que é Bluetooth? Saiba como ele funciona

Por Matheus Bigogno Costa | 28 de Janeiro de 2020 às 19h15
Tudo sobre

Ericsson

Saiba tudo sobre Ericsson

Ver mais

Criado pela Ericsson em 1994, Bluetooth é uma tecnologia que foi desenvolvida para comunicação sem fio e troca de dados e arquivos entre diversos dispositivos móveis, de forma rápida e segura, sem a necessidade da utilização de fios.

A tecnologia de comunicação possui este nome em homenagem ao antigo rei da Dinamarca e da Noruega, chamado Harold Blatand que, em tradução para o inglês, tem-se Harold Bluetooth (“Dente Azul” em português).

Apesar de algumas controvérsias com a tradução, certos estudiosos afirmam que a provável tradução do Dinamarquês seja "homem notável de pele escura". De todo caso, a crença popular indica que o monarca possuía realmente uma cor azulada nos seus dentes, mantendo-se assim, a tradução inicial de Bluetooth.

A homenagem foi feita a Harold pela sua façanha de ter unificado as tribos da Noruega, Suécia e Dinamarca, já que o objetivo da tecnologia é uma forma de junção de diferentes dispositivos em um ambiente só.

O símbolo e o logotipo da tecnologia também foram baseados no nome de Harold, já que são formados pela união das runas nórdicas de Hagall e Berkanan, correspondendo às inidicias dos nomes, "H" e "B", respectivamente.

O logotipo da marca é a junção das runas nórdicas H e B / Imagem: Reprodução

Como funciona o Bluetooth?

O sistema de comunicação é realizado de forma pessoal e sem fio, ou seja, ela é feita apenas localmente entre dispositivos. Ele utiliza uma frequência de rádio de ondas curtas (2.4 GHz) para criar conexão entre dispositivos que possuem a mesma frequência.

Com um consumo de energia baixo, o raio de alcance é curto, permitindo apenas comunicação entre dispositivos próximos e é feita através de uma rede chamada piconet. Este tipo de rede permite a conexão de até oito dispositivos, porém é possível aumentar a quantidade, sobrepondo mais piconets, aumentando a conexão.

Apesar da curta distância, o Bluetooth garante segurança de troca de dados / Imagem: Reprodução

Embora existam alguns tipos de conexão Bluetooth que atinjam raios de 100 metros, a maioria dos dispositivos possui alcances curtos de 1 a 10 metros. Embora pareça como uma desvantagem, conexões sem fios a curta distância garante a segurança dos usuários.

Com o Bluetooth, a segurança é maior ainda, porque, para toda conexão, precisa de uma chave oferecida pelo usuário, para que não seja transferido qualquer tipo de arquivo de qualquer dispositivo sem permissão. Atualmente, a função está disponível na maioria dos dispositivos como smartphones, computadores, scanners, fones de ouvido e consoles e seus respectivos joysticks.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.