Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Audio-Technica anuncia fone TWS com esterilização UV e áudio Hi-Fi

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Novembro de 2022 às 11h52

Link copiado!

Audio-Technica
Audio-Technica

A Audio-Technica acaba de anunciar o lançamento global do ATH-TWX9, novo par de fones TWS premium da gigante japonesa. Além do som de alta fidelidade, com codecs dedicados da Qualcomm, e cancelamento ativo de ruído (ANC) customizável, o acessório se destaca por contar com tecnologia de esterilização utilizando luz ultravioleta (UV), seguindo os passos de rivais como a LG.

O lançamento traz um design bastante chamativo, especialmente em virtude do estojo, e embarca drivers dinâmicos relativamente pequenos de 5,8 mm, mas que prometem uma experiência de áudio Hi-Fi ao combinar resposta de frequência de 10 Hz a 40 kHz e os codecs avançados aptX e aptX Adaptive da Qualcomm. Outro recurso interessante é o suporte à tecnologia 360 Reality Audio da Sony, que promete uma experiência tridimensional customizada para as orelhas do usuário em mídias compatíveis.

Continua após a publicidade

Há também certificação IPX4 de resistência a água e suor, o que deve garantir que o acessório não terá problemas sob chuva ou durante a prática de atividades físicas, Bluetooth 5.2 com conexão multiponto e pareamento rápido com Google Fast Pair, além de tecnologia ANC, munida de 5 presets para diferentes locais, suporte a modo transparência e a possibilidade de customizar a quantidade de cancelamento de ruído de acordo com o ambiente através do app dedicado.

A bateria é razoável, devendo entregar 6 horas de reprodução contínua — a Audio-Technica não deixa claro, mas é possível que a previsão seja feita com ANC ativado —, com a case de transporte fornecendo até 18,5 horas extras, e há suporte a carregamento sem fio no padrão Qi. Apesar da ficha técnica robusta, o que realmente chama atenção no ATH-TWX9 é a funcionalidade de esterilização das cápsulas utilizando UV, algo até então visto apenas em fones da LG, como o recém-lançado T90.

Segundo a empresa, em um protocolo similar ao implementado pela rival sul-coreana, quando o usuário termina de utilizar os fones e os guarda no estojo, um "processo de esterilização de 70 segundos é iniciado, que elimina bactérias e vírus da superfície". A Audio-Techinca explica ainda que "espelhos são usados para distribuir a luz igualmente para aumentar a eficiência" da limpeza. A tecnologia é de fato efetiva, e pode até mesmo eliminar os vírus da covid-19 de superfícies.

Continua após a publicidade

Ainda assim, é intrigante ver uma companhia reconhecida por dispositivos super premium de áudio embarcar a funcionalidade, e levanta o questionamento se veremos mais gigantes da indústria adotando o recurso futuramente.

Preço e disponibilidade

O Audio-Technica ATH-TWX9 já está disponível no exterior com preço sugerido de £ 279,99, ou cerca de R$ 1.670 em conversão direta e sem impostos. Ainda não se sabe se a novidade será eventualmente trazida ao Brasil.

Fonte: TechRadar