AirPods Pro seria único fone da Apple a ganhar USB-C em 2023
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Em preparação para o grande evento de setembro da Apple, marcado para a próxima terça-feira (12), o analista e leaker renomado Mark Gurman comentou sobre o que podemos esperar da apresentação da Maçã. Dentre os detalhes apontados, destaca-se um esclarecimento por parte de Gurman sobre a chegada da porta USB-C à família de fones AirPods, sugerida pelo próprio informante no passado: ao que parece, apenas o AirPods Pro deve ganhar a nova porta no momento, com o restante da linha sendo atualizada apenas em 2024.
- Apple estaria preocupada com uso do USB-C no iPhone 15
- iPhone 15: câmeras serão "estrelas do show" e ficha técnica detalha mudanças
A troca da porta Lightning pelo USB-C é uma das principais mudanças esperadas para o iPhone 15, sendo resultado de uma preparação antecipada por parte da gigante de Cupertino para atender às novas legislações impostas pela União Europeia — até o final do ano que vem, todos os dispositivos lançados em território europeu terão de utilizar o conector universal. Como reflexo, a companhia também deve atualizar outros dispositivos com a conexão, entre eles os fones da família AirPods.
Diversos rumores, inclusive alguns divulgados pelo próprio Mark Gurman, indicaram que veríamos o primeiro modelo da Maçã atualizado já neste mês, ao lado do iPhone 15, mas não estava claro qual deles seria modificado. Com a reportagem desta sexta-feira (8), o analista sugere então que a Apple daria preferência para o AirPods Pro, uma escolha justificável.
O modelo é um dos mais populares da marca, posicionado como uma solução premium para donos de dispositivos Apple que precisam de um acessório mais portátil. Além disso, o aparelho é o mais recente dos três, possuindo um vasto cronograma de novidades que chegarão em atualizações previstas para as próximas semanas, incluindo áudio adaptativo, detecção de conversas e troca mais inteligente e veloz entre pontos de conexão. Dito isso, o leaker deixa claro que não teremos grandes alterações em hardware — a única mudança será a adição de USB-C.
Como esperado, as variantes base e Max não serão esquecidas: suas atualizações ficariam para 2024, janela que também possui boas razões para existir. Ambos apresentam ao menos dois anos de lançamento, e faria mais sentido para a companhia (além dos usuários) que fossem implementadas melhorias de maior impacto, especialmente por ainda embarcarem o mais antigo chip Apple H1. Pense em avanços como som aprimorado, novos recursos e até um design repaginado.
Tudo será devidamente esclarecido quando o evento Wonderlust (ou "Emoção em Ação", conforme a tradução oficial da Apple para português) for ao ar na próxima terça-feira (12). Além do novo AirPods Pro com USB-C, a apresentação deve contar com o anúncio da família iPhone 15, do iPad Mini 7 e da Apple Watch Series 9, com forte destaque para o Watch Ultra 2.
Fonte: Bloomberg