Samsung anuncia Gear 2 e Gear 2 Neo – agora sem Android

Por Caroline Hecke | 23.02.2014 às 12:00 - atualizado em 23.02.2014 às 14:59

A Samsung superou as expectativas do mercado e revolucionou a sua linha de smartwatches. Como já era esperado, a marca sul-coreana anunciou em nota dois produtos que dão sequência ao Galaxy Gear: o Gear 2 e Gear 2 Neo, porém, com novidades que rumor algum havia previsto.

A primeira coisa a se notar é que os acessórios foram desmembrados da linha Galaxy, o que por si já indica a compatibilidade com uma gama maior de aparelhos. Segundo a Samsung, ambos os gadgets funcionarão plenamente com “dezenas de dispositivos” da marca desde o seu lançamento.

gear

Novos modelos anunciados na madrugada de hoje (23/02) pela Samsung

Embora a compatibilidade não seja tão ampla quanto a da linha SmartWatch da Sony (que se conecta a qualquer aparelho com Android 4.0 ou superior), a novidade é bastante animadora para quem conta com outros aparelhos da própria fabricante.

Fim da linha para o Android

A maior mudança está no sistema operacional dos aparelhos: o Android foi deixado de lado e a Samsung anunciou o uso do Tizen, um SO baseado em HTML 5 que foi personalizado pela empresa especialmente para os smartwatches, algo que pode deixar os aparelhos mais velozes.

A compatibilidade de aplicativos ainda é um mistério. A Samsung não detalhou se os apps desenvolvidos para o Galaxy Gear poderão funcionar no Gear 2 e no Gear 2 Neo, nem mesmo explicou o caminho de qualquer adaptação de códigos para os desenvolvedores.

Design refinado

Embora tenham um visual parecido com o da primeira versão do aparelho, os novos produtos da linha Gear ficaram mais modernos e discretos, a começar pelo fim da enorme câmera que ficava na lateral da pulseira, o que dava ao gadget um ar bastante antiquado.

gear

Gear 2 Neo

Além disso, a integração da câmera ao relógio deu à Samsung a possibilidade de criar pulseiras que podem ser substituídas. Ambos os modelos contam com três cores diferentes e permitem a troca.

O peso e a espessura dos aparelhos foram reduzidos, mas a mudança não é significativa. Enquanto o Galaxy gear pesava 73,8g, o Gear 2 terá 68g e o Gear 2 Neo apenas 55g. O primeiro modelo do smartwatch tinha 11mm de espessura e os novos contarão com 10mm.

Novas funcionalidades e melhor processamento

Os novos relógios inteligentes ganharam um leitor de música independente, que contam com conexão para fones de ouvido via Bluetooth 4.0. Ambos os acessórios também receberam um monitor de frequência cardíaca e vários modos de funcionamento exclusivos para a prática de exercícios, além de “monitoramentos de sono e stress”.

Provavelmente, a intenção da Samsung era se antecipar ao suposto iWatch da Apple, que promete contar com diversas funções ligadas à saúde e fitness.

As funcionalidades básicas do primeiro Gear foram mantidas: ainda é possível tirar fotos, atender chamadas e verificar notificações, além das possibilidades ampliadas com a instalação de aplicativos.

Os equipamentos também ganharam um upgrade em seus processadores, saindo de um chip single-core de 800MHz para receber um dual-core de 1 GHz. A memória RAM permanece a mesma (512 MB), assim como o espaço de armazenamento interno (4GB).

gear

Gear 2 Neo

A câmera continua com seus 2 MP, porém, no modelo Neo ela foi deixada de lado. Confira abaixo as especificações completas de ambos os aparelhos:

  • Display: 1,63” Super AMOLED (320 x 320)
  • Processador: 1.0 GHz Dual-Core
  • Sistema Operacional: Tizen (baseado em HTML 5)
  • Câmera: 2.0 Megapixels Auto Focus (1920x1080, 1080x1080, 1280x960) no Gear 2; Gear 2 Neo não terá câmera
  • Funcionalidades da câmera: foco automático, registro de localização, assinatura e captura de sons na imagem
  • Vídeo: formatos 3GP, MP4, HD (720p, @30fps) Playback & Recording
  • Áudio: formatos MP3, M4A, AAC e OGG
  • Funções básicas: chamadas via Bluetooth, notificações (SMS, E-mail, Apps), controle de mídia, agenda, previsão do tempo e funções de relógio
  • Funções adicionais: player de música para fones e falantes via Bluetooth; controle remoto via sensor IrLED
  • Funções adicionais para exercícios: monitor de frequência cardíaca; pedômetro (contagem de calorias); modos especiais para o acompanhamento de corridas, caminhadas e ciclismo
  • Funções adicionais para saúde: monitoramento de sono e stress (precisa ser baixado)
  • Resistência: IP67 Certified Dust and Water Resistant, Noise Cancellation
  • Conectividade: Bluetooth® v4.0 LE, IrLED
  • Sensores: acelerômetro , giroscópio, monitoramento cardíaco
  • Memória RAM: 512MB
  • Armazenamento: 4GB
  • Dimensões: 36,9 x 58,4x 10,0 mm, 68g (Gear 2); 37,9 x 58,8 x 10,0mm, 55g (Gear 2 Neo)
  • Bateria: Li-ion 300mAh (a Samsung promete rendimento de 2 a 3 dias para uso normal e 6 dias para uso moderado

O anúncio foi feito hoje (23/02), próximo às 2h da manhã no horário de Brasília, antes mesmo das primeiras coletivas que já se antecipavam à MWC – como o caso da Hauwei, que está anunciando novidades na manhã de hoje. A Samsung ainda não deu uma data certa para a chegada dos aparelhos nas lojas, mas garante que isso acontecerá no mês de abril.

A marca também não anunciou o preço dos acessórios, embora o que se espera é que o Gear 2 mantenha o preço da geração anterior, enquanto o Gear 2 Neo tenha um preço levemente reduzido.

A equipe do Canaltech está em Barcelona para conferir tudo o que acontece na MWC. É provável que os novos aparelhos da linha Gear sejam disponibilizados pela Samsung para testes durante a feira, o que sanará o restante das dúvidas a respeito dos acessórios. Fique ligado e confira as novidades diretamente da Espanha!