O que esperar da MWC 2014

Por Caroline Hecke | 14.02.2014 às 17:42

O MWC (Mobile World Congress) é conhecido como o maior evento de dispositivos móveis do mundo e, por isso, as expectativas para tudo o que rola por lá são enormes. Grande parte dos fabricantes e desenvolvedores aproveita a reunião da imprensa mundial para apresentar seus novos produtos e conceitos.

Mas você já sabe o que esperar da feira este ano? Aqui, fizemos uma compilação de tudo o que deve dar as caras de 24 a 27 de fevereiro na cidade de Barcelona, na Espanha. Entre rumores e vazamentos, selecionamos aquilo que o mercado tem de mais quente para oferecer, confira!

Smartphones e tablets

LG G Pro 2

O primeiro item da lista acaba de “cair”. Não porque os rumores não fossem verdadeiros, mas porque a LG resolveu se adiantar e mostrar o G Pro 2 ao mundo antes mesmo do evento. A empresa acaba de anunciar o gadget, com configurações bastante interessantes, confirmando alguns rumores.

lg

O G Pro 2 conta com câmera de 13 MP capaz de filmar em 4k, processador Snapdragon 800, com quatro núcleos rodando a 2,26 GHz, 3GB de memória RAM e Android 4.4 KitKat de fábrica. A LG deve disponibilizar o smartphone na MWC e o Canaltech estará lá para fazer o hands-on e conferir o aparelho de perto.

Lumia Icon

A Nokia também se adiantou e anunciou essa semana o Lumia Icon, o novo smartphone topo de linha da marca. O gadget foi lançado em parceria com a Verizon, nos Estados Unidos e conta com configurações muito semelhantes às do Lumia 1520, mas com um display de 5 polegadas no lugar da tela de 6.

icon

A tecnologia usada também se difere e o aparelho deve usar o sistema OLED, que vai ajudar na economia de bateria do smartphone. É quase certo que o aparelho também deve dar as caras na feira e, se isso se confirmar, você também poderá conferir nossas primeiras impressões sobre o gadget.

Lumia 1820

Outro aparelho da Nokia que pode aparecer na MWC é o Lumia 1820. Alguns rumores indicam que ele pode contar com processador Snapdragon 805, 3GB de RAM, 32GB de armazenamento, bateria de 3400 mAh, display de 5,2 polegadas com resolução de 2K e uma poderosa câmera de até 30MP.

Lumia X Normandy

A especulação dura anos: estaria a Nokia preparando um smartphone com Android? Com a compra da fabricante finlandesa pela Microsoft, o sonho de muitos parecia ter acabado, mas recentemente aconteceram dezenas de vazamentos envolvendo o aparelho de codinomes Lumia X ou Normandy.

normandy

Nokia Normandy

No começo deste mês, um executivo da Nokia já teria confirmado a existência do aparelho, que chegaria ao mercado no mês de março. Depois disso, o Wall Street Journal publicou que as empresas teriam decidido finalmente lançar o aparelho na MWC, matando a curiosidade de todo o mercado.

A Nokia já marcou uma conferência com a imprensa no horário de abertura do primeiro dia do congresso. É bem provável que a marca queira abrir a feira deste ano em grande estilo.

Xperia Z2/Sony Sirius

O gadget D6503, de codinome Sirius, pode ser o grande lançamento da Sony para a MWC 2014. Ele deve ser a novidade da marca para o mercado top de linha, provavelmente sendo anunciado como o Xperia Z2.

O aparelho já teve seu benchmark vazado, já apareceu nos registros do FCC e teria aparecido até mesmo em vídeos. Ele deve rodar o Android 4.4 KitKat. Quanto às especificações, sua tela tem 5,2 polegadas e resolução de 1440 x 2560, e ele conta com um processador Snapdragon 800, 3GB de RAM, 32GB de armazenamento e câmera de 23 megapixels. Além disso, ele também seria resistente a água e poeira.

Sony Castor

O tablet TM-0043-BV estaria carregando o codinome Castor dentro da Sony e é provável que ele seja apresentado como o sucessor do Xperia Tablet Z. Rumores antigos indicavam o lançamento do aparelho como exclusividade do Japão, para só depois chegar a outras áreas. No entanto, o aparelho foi registrado no FCC no início deste ano, o que pode indicar a sua chegada simultaneamente no mercado norte-americano.

Galaxy S5

A Samsung já confirmou o lançamento do próximo aparelho da linha Galaxy S para o mês de fevereiro. Alguma dúvida de que o smartphone vá aparecer na MWC? Rumores apontam para um aparelho de configurações nada modestas: processador Snapdragon 800 de 2.5 GHz, 3 GB de memória RAM, câmera de 16 MP, Android 4.4 KitKat e display Ultra HD (4K) de 2.650 x 1.440 pixels.

round

Galaxy S5 teria o display curvo, semelhante ao Galaxy Round

Além disso, espera-se que o gadget seja o primeiro da marca a ter um corpo inteiro feito de metal, além de contar com uma tela curva, semelhante ao Galaxy Round. Mais uma especulação a respeito do aparelho é que ele pode não seguir o padrão de nomes utilizados pela Samsung até agora para a sua melhor linha. Embora o Galaxy S5 esteja sendo chamado assim por ser a atualização do Galaxy S4, alguns vazamentos de conteúdo interno indicam que isso poderia ser modificado.

A Samsung já enviou convites para o evento chamado Unpacked 5 nos dias do congresso, mas ainda não é possível ter certeza se o título está relacionado ao Galaxy S5, à quantidade de produtos lançados (três aparelhos da linha Tab 4, Galaxy S5 e o novo Galaxy Gear) ou a outros elementos.

Galaxy Tab 4

A linha de tablets da Samsung também deve se renovar na feira. Espera-se que, assim como a geração anterior, a linha conte com três modelos, cada um com uma dimensão de tela – 10.1, 8 e 7 polegadas.

Os aparelhos devem ser lançados com o Android 4.4 KitKat de fábrica. Os maiores rumores são para a versão de 10.1 polegadas, que teria display de 1.280 x 800 pixels de resolução, 16 GB de armazenamento interno (com slot microSD para expansão em até 64 GB), câmera frontal de 2 megapixels e traseira de 8 megapixels. Já o modelo de 8 polegadas deve ter bateria de 6.800 mAh (a versão anterior tinha 4.450 mAh), câmeras frontal de 1.3 megapixels e traseira de 3 megapixels.

Wearable devices

Galaxy Gear 2

A segunda geração do Galaxy Gear é uma das coisas mais esperadas do congresso neste ano e é praticamente certo que a Samsung coloque o acessório entre a lista de lançamentos. Diversos rumores apontam para uma modificação total do aparelho. A justificativa seria a de que a primeira versão do gadget funcionou apenas como um teste de mercado, para ver na prática a aceitação do produto.

gear 2

Conceito de Galaxy Gear com display flexível

Em sua nova versão, o aparelho pode trazer um design totalmente renovado, mais discreto que a sua primeira versão. Além disso, é provável que a empresa traga um display flexível para o aparelho e uma bateria melhor que a atual, que anda decepcionando muito quem usa o produto.

Outros rumores indicam uma diminuição de preço: de olho no que pode ser lançado pela Apple, a Samsung poderia reduzir o valor do Galaxy Gear 2 para US$ 299, contra os US$ 399 da versão atual.

Huawei Smartwatch

Ainda não se sabe praticamente nada sobre o aparelho, mas fontes do Wall Street Journal já revelaram que uma das maiores surpresas da feira pode vir com o smartwatch da Huawei. É possível adiantar, apenas, que o gadget pode ter um preço bastante acessível, já que é característica da marca produzir equipamentos funcionais e ofertá-los a preços baixos.

LG G Arch

Diversos rumores dão conta de que a LG estaria trabalhando em seu próprio smartwatch. A ideia é pegar carona com o momento propício do mercado e bater de frente com concorrentes como a Sony, a Samsung e, quem sabe, até a Apple. A marca, que já tinha lançado um smartwatch em 2009 (o GD910), pode ter agora um mercado mais preparado para receber a novidade do que aquele que encontrou há cinco anos.

lg

LG, muito à frente do mercado, lançou um relógio inteligente em 2009, mas o gadget não decolou.

Durante a CES deste ano, a LG já lançou uma smartband, a Life Band Touch, uma pulseira inteligente. No ano passado, diversos rumores apontavam um lançamento conjunto na MWC, tanto da pulseira quanto do relógio, porém, a LG parece ter escolhido separar os lançamentos dos produtos, possivelmente para que o smartwatch não tire atenção da Life Band Touch.

Smartwatch e smartglass ZTE

Esse é mais um aparelho sobre o qual não se sabe praticamente nada, mas a ZTE deve lançar um smartwatch durante a MWC. Os boatos já apontavam para um lançamento durante a CES, mas como ele não ocorreu, é bastante provável que a empresa tenha segurado a novidade para o congresso de tecnologias móveis.

Outra possibilidade, um pouco mais remota, seria o lançamento de óculos inteligentes. No ano passado, boatos se espalharam sobre a apresentação de ambos os gadgets ainda para este ano, mas ainda não se tem muitos detalhes sobre o plano da ZTE. Também especula-se que a marca anuncie smartphones e tablets durante o evento.

Objetos conectados / Automação residencial

Outra área que pode trazer uma série de novidades é a de automação residencial. Equipamentos que podem ser controlados por meio de smartphones devem aparecer em maior volume este ano, dando mais vida ao movimento conhecido como a Internet das Coisas.

Recentemente a Diretora de Pesquisas do Gartner, Jessica Ekholm, falou sobre o que imagina ver na MWC e, entre as apostas da especialista, está a automação residencial.

“Podemos esperar ver uma grande quantidade de aplicativos que podem orquestrar a automação residencial – como SmartThings e Revolv. Assim como a CES 2014, espero que a MWC tenha algum foco na Internet das Coisas e, em particular, em aplicações relacionadas à Internet das Coisas que ajudem consumidores a controlar sua saúde e fazer a sua vida cotidiana melhor”, declara.

Fique ligado no MWC!

Se você quer descobrir tudo o que vai aparecer em Barcelona, acompanhe o MWC 2014 de perto aqui no Canaltech. Nossa equipe estará na Espanha e vai acompanhar tudo o que acontece por lá, trazendo sempre as novidades para você.