Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Voo tripulado para testar nave Starliner é adiado mais uma vez

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Março de 2023 às 19h01

Link copiado!

Boeing
Boeing
Tudo sobre Boeing

O voo tripulado da nave Starliner, da Boeing, sofreu um novo adiamento e não deverá acontecer antes de 21 de julho. A nova estimativa foi anunciada por oficiais da NASA durante uma conferência realizada nesta quarta-feira (29), quando explicaram que a nova data foi decidida devido ao cronograma de chegada e partida de naves da Estação Espacial Internacional (ISS), principalmente.

Em fevereiro, membros da NASA e da Boeing declararam que a missão Teste de Voo Tripulado (CFT) poderia ser lançada em abril. Já na última semana, Kathy Lueders , administradora associada de operações na NASA, afirmou que a CFT poderia ser lançada após a Ax-2, a segunda missão privada da Axiom Space à Estação Espacial Internacional, que deverá decolar em maio.

Agora, oficiais da agência espacial admitiram que a CFT não poderá ser lançada durante a metade do ano. “Deliberamos e decidimos que a melhor tentativa de lançamento não acontecerá antes de 21 de julho”, disse Steve Stich, gerente do Commercial Crew Program, na NASA.

Continua após a publicidade

Entre os motivos para o adiamento, está o lançamento da Ax-2 e o de uma nave cargueira da SpaceX à ISS. Além da questão envolvendo o tráfego na estação, o local de lançamento da CFT também estará agitado, já que será ali que os foguetes Atlas V e Vulcan Centaur serão lançados.

Segundo Stich, a NASA quer também mais tempo para analisar os sistemas da Starliner para somente depois ter astronautas a bordo da nave, e planeja ainda realizar mais um teste do sistema de paraquedas. “É apenas uma questão de analisar os dados e garantir que estamos realmente prontos para voar em segurança”, acrescentou.

A Boeing esperava lançar a CFT até o fim de 2022, mas a missão sofreu uma série de mudanças no cronograma. Quando enfim for lançada, a CFT vai levar os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, ambos da NASA, para uma estadia de oito dias a bordo da ISS.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA