Publicidade

Teste de voo tripulado da nave Starliner rumo à ISS é adiado novamente

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Novembro de 2022 às 10h32

Link copiado!

Boeing
Boeing
Tudo sobre Boeing

O primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing, deverá ser lançado em abril de 2023. Segundo comunicados da NASA e da empresa publicados na quinta-feira (3), o novo cronograma soluciona o conflito de tráfego de naves que estarão na Estação Espacial Internacional (ISS), e permite também que a agência trabalhe junto da Boeing nos ajustes finais para o voo.

Inicialmente, a Boeing esperava lançar a missão até o fim de 2022, mas em agosto anunciou que o lançamento seria adiado para fevereiro de 2023. Quando for lançado, o Teste de Voo Tripulado (ou "CFT", na sigla em inglês) levará os astronautas da NASA Barry Wilmore e Suni Williams. A missão Starliner-1, a primeira operacional com a Starliner, deve ser lançada após o teste de voo, levando Scott Tingle e Mike Fincke.

Continua após a publicidade

Na nova publicação, os oficiais da NASA destacaram que a cápsula Starliner e o foguete Atlas V, que irá lançá-la, estão no caminho certo para ficarem prontos para a missão já no início de 2023. “A equipe continua trabalhando para finalizar as anomalias na [missão] OFT-2, e seguem em parceria para identificar o trabalho avançado e garantir que todos os requisitos para o voo tripulado sejam cumpridos”, finalizaram.

Ali, eles se referiram ao teste de voo não tripulado Orbital Flight Test 2 (OFT-2), lançado em maio. Como o nome indica, esta foi a segunda tentativa de levar a nave Starliner, sem astronautas a bordo, rumo à ISS — a primeira aconteceu em 2019, mas a cápsula sofreu diferentes falhas de software e não conseguiu alcançar seu destino.

Já na OFT-2, ela chegou à estação com sucesso. Entretanto, o voo aconteceu acompanhado de algumas pequenas anomalias, como falhas em alguns dos propulsores da cápsula. Desde então, a NASA e a Boeing seguem estudando os problemas observados, para solucioná-los antes da próxima missão.

Fonte: NASA, Boeing