Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Virgin Galactic recebe autorização para realizar voos comerciais no espaço

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Junho de 2021 às 17h40

Link copiado!

Virgin Galactic
Virgin Galactic

A Federal Aviation Administration (FAA), agência responsável pela regulamentação de voos nos Estados Unidos, acaba de liberar a Virgin Galactic para realizar voos comerciais tripulados para o espaço com a nave VSS Unity. A novidade foi revelada pela empresa nesta sexta-feira (25) e sinaliza que a Virgin Galactic conseguiu, portanto, uma espécie de expansão da licença que já tinha anteriormente, a qual liberava a realização de voos tripulados apenas por pilotos profissionais e astronautas. Ou seja: a empresa fundada por Richard Branson acaba de receber o "ok" que faltava para iniciar, muito em breve, suas ofertas de turismo espacial.

Michael Colglazier, CEO da Virgin, comentou a decisão: “Estamos incrivelmente satisfeitos com os resultados do nosso teste de voo mais recente, que alcançou os objetivos definidos para o teste. A aprovação da nossa licença comercial de lançamentos completa, feita pela FAA hoje, junto do sucesso do nosso teste de voo, nos deu a confiança para avançarmos em direção ao nosso primeiro teste de voo tripulado neste verão”.

Continua após a publicidade

Em sua fala, Colglazier se referiu ao primeiro teste de voo suborbital tripulado já feito pela empresa em dois anos, ocorrido em maio. Naquele dia, a Virgin Galactic lançou a nave VSS Unity das instalações no Novo México, quando a nave alcançou mais de 80 km de altitude, planou de volta para a Terra e pousou em segurança ao fim do voo. A empresa finalizou a análise dos dados coletados durante o teste e confirmou que o voo teve performance excelente e que cumpriu todos os objetivos de voo estabelecidos.

Com a aprovação do FAA, a Virgin Galactic fica com o caminho livre para começar as operações de seu cronograma de voos espaciais, com voos regulares tripulados por turistas e pesquisadores. A experiência, que dura cerca de duas horas, levará os passageiros ao ambiente suborbital, para prestigiarem uma bela visão da curvatura da Terra em contraste com a escuridão do espaço, além de experimentarem alguns minutos de sensação da ausência de peso.

Mas, apesar de ser um passo importante, a licença do FAA ainda não libera a empresa para já começar com os voos. É que, na verdade, a Virgin Galactic ainda precisa completar mais três voos em caráter de testes, que serão feitos com a nave totalmente tripulada. Colglazier estimou que o primeiro deles deverá acontecer em algum momento durante o verão do hemisfério Norte — e, segundo uma fonte anônima, pode ser que Sir Richard Branson, empresário e fundador da Virgin Galactic, esteja a bordo já deste próximo voo, que pode ser lançado no dia 4 de julho. Se isso realmente acontecer, Branson irá ao espaço antes de Jeff Bezos, fundador da Blue Origin e rival de Branson, que planeja voar a bordo do sistema New Shepard no dia 20 de julho.

Fonte: Virgin Galactic, Parabolic Arc