Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadora voará com a Virgin Galactic para realizar experimentos no espaço

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Junho de 2021 às 14h16

Link copiado!

Reprodução/kelliegerardi/Twitter
Reprodução/kelliegerardi/Twitter

Nesta quinta-feira (3), a Virgin Galactic anunciou um contrato de voo com a pesquisadora Kellie Gerardi, do International Institute for Astronautical Sciences (IIAS), para realizar experimentos focados em tecnologias para a saúde. Agora, as equipes da Virgin Galactic e do IIAS vão trabalhar no planejamento das atividades do voo de Gerardi, para garantir o máximo de aproveitamento dos experimentos durante o voo.

Kellie será a especialista de cargas úteis da missão. No voo, ela vai realizar as ações necessárias para trabalhar nos experimentos durante os minutos que simulam a sensação da ausência da gravidade — entre os experimentos, está a instrumentação de biomonitoramento com um sistema de sensores, que foi criado pela startup Hexoskin e Agência Espacial Canadense. Trata-se de um dispositivo desenvolvido para mensurar os efeitos biológicos das diferentes etapas dos voos espaciais no corpo dos astronautas, como o lançamento e a reentrada.

Continua após a publicidade

A outra parte da pesquisa envolve um experimento de configuração de fluido de flutuação livre, cujos dados poderão ser usados para o desenvolvimento de novas tecnologias, que podem ser sistemas de acelerômetros baseados em fluidos e até umidificadores para sistemas de suporte à vida em espaçonaves, além de novos designs de seringas para o uso de medicamentos no espaço. A Virgin Galactic fornecerá todo o treinamento e preparação necessários para Girardi realizar os experimentos e demais atividades necessárias.

Michael Colglazier, CEO da Virgin Galactic, comentou que a empresa está muito satisfeita em trabalhar com Gerardi e o IIAS para realizar pesquisas na área da biomedicina: "um dos aspectos únicos do nosso sistema de voo é que há um piloto, ou seja, podemos realizar diferentes perfis de voo para atender as necessidades dos nossos passageiros — sejam experimentos científicos ou pessoas — e, neste caso, são ambos”, explicou, ressaltando a missão da Virgin Galactic de levar o acesso frequente e confiável ao espaço para cientistas e pesquisadores.

Gerardi já esteve várias vezes em voos parabólicos, nos quais as aeronaves sobem até altas altitudes e conseguem simular brevemente a gravidade reduzida do ambiente espacial. Contudo, esta será a primeira viagem dela ao espaço propriamente dito: “a oportunidade de voar como especialista de cargas úteis em um voo da Virgin Galactic é única, e não há honra maior do que ter um lugar na primeira fileira para a fronteira final”, disse. “Sou grata à IIAS pelo suporte e confiança que depositam em mim, e espero ajudar a abrir o caminho para muitos pesquisadores talentosos que com certeza virão”.

A Virgin Galactic já incluiu missões parecidas anteriormente em seu cronograma, incluindo um voo dedicado para Alan Stern, que foi o principal investigador da missão New Horizons e é o cientista que irá realizar experimentos representando a NASA e o Southwest Research Institute.

Continua após a publicidade

Muitos dos esforços realizados pela empresa são direcionados aos voos de turismo espacial para astronautas privados; assim, o voo de Gerardi mostra o potencial que a Virgin Galactic tem, e que pode beneficiar estudos realizados na "gravidade zero".

Fonte: Virgin Galactic, TechCrunch