Publicidade

Vídeos incríveis mostram o helicóptero Ingenuity voando em Marte pela 13ª vez

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Novembro de 2021 às 10h13

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Em setembro, o helicóptero Ingenuity realizou seu 13º voo em Marte, considerado um dos mais desafiadores já conduzidos até o momento. É que o pequeno helicóptero passou pelo terreno irregular da formação geológica “Séitah” e, enquanto isso, fez uma série de imagens de ângulos variados, que foram enviadas à equipe científica. O rover Perseverance acompanhou tudo isso, e as câmeras do instrumento Mastcam-Z produziram alguns vídeos que mostram detalhadamente a aeronave em ação.

Uma das filmagens do 13º voo mostra a maior parte do perfil de voo do helicóptero, enquanto a outra nos proporciona uma visão privilegiada da decolagem e pouso do Ingenuity. “O valor do Mastcam-Z realmente se destaca nestes vídeos”, comentou Justin Maki, investigador principal adjunto do instrumento Mastcam-Z. “Mesmo a 300 m de distância, conseguimos belas imagens de pertinho da decolagem e pouso através do ‘olho direito’ do Mastcam-Z”, explicou.

Confira um dos vídeos:

Continua após a publicidade

O vídeo foi produzido como parte de uma observação científica voltada para a coleta de medidas das plumas de poeira geradas pelo helicóptero. Na decolagem, o Ingenuity criou uma pequena pluma, cujo movimento para a direita do helicóptero foi registrado pelo “olho direito” do rover. Após subir até a altitude máxima de 8 m, a aeronave realizou uma pequena manobra para posicionar a câmera de imagens em cores para realizar reconhecimento; depois, ele se move para fora do campo de visão da câmera e retorna para pousar nos arredores de onde decolou.

Embora a visão do “olho esquerdo” da Mastcam-Z mostre menos do helicóptero e mais de Marte, o ângulo amplo nos proporciona uma visão da forma única do voo, programado para garantir o sucesso. O amplo campo de visão também nos mostra como o Ingenuity pôde manter a altitude durante o voo: após a subida inicial de 8 m, o altímetro do helicóptero identificou uma mudança na elevação do terreno, e o sistema da aeronave fez ajustes automáticos de altitude.

Continua após a publicidade

Após este voo, o Ingenuity e outros robôs por lá passaram por um período de “descanso” em Marte em função da conjunção solar, período em que o Planeta Vermelho e a Terra ficam em lados opostos do Sol e, assim, a comunicação com os robôs por lá é prejudicada. O helicóptero voltou à ativa recentemente, realizando um breve teste de voo experimental antes de completar seu 15º voo e começar a viagem de volta para a região de “Wright Brothers Field”, onde fez seus primeiros voos em abril.

Fonte: NASA