Após 13º voo, helicóptero Ingenuity segue fazendo sucesso em Marte

Após 13º voo, helicóptero Ingenuity segue fazendo sucesso em Marte

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 08 de Setembro de 2021 às 11h03
NASA

O helicóptero Ingenuity segue operando a todo vapor no Planeta Vermelho e realizou seu 13º voo em Marte no último sábado (4). Segundo informações da NASA publicadas no Twitter, tudo correu bem durante essa nova "aventura aérea", na qual a pequena aeronave voltou a investigar uma região geológica de interesse para a equipe do rover Perseverance e fez uma nova sequência de fotos de lá.

No tweet, os oficiais da missão comemoram o resultado da empreitada. “Feliz voo 13”, disseram na publicação, que trouxe também uma foto da sombra do helicóptero projetada no solo de Marte. Segundo a equipe da missão, o helicóptero continua trabalhando para auxiliar os próximos movimentos do rover Perseverance, e a expectativa era que a aeronave se deslocasse por cerca de 210 m durante 161 segundos no ar.

Desta vez, o plano de voo mostrava que o helicóptero iria voar à velocidade de 3,3 m/s, um pouco abaixo da velocidade de 4,3 m/s alcançada no voo anterior. Além disso, o Ingenuity voou a 8 m acima da superfície marciana, altitude 2 m menor do que aquela do 12º voo. Durante o novo voo em Marte, o helicóptero explorou pela segunda vez a região de South Seítah, que tem terreno irregular descrito pela equipe da aeronave como “de risco substancial”, e fez algumas novas imagens de lá. A equipe o direcionou para fotografar alguns cumes e formações específicas, com a câmera voltada para o sudoeste.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ao combinar essas imagens com aquelas obtidas durante o voo anterior, informações importantes serão proporcionadas para os cientistas do rover Perseverance e, principalmente, para os responsáveis pelos próximos trajetos que o rover irá percorrer. O Ingenuity viajou a Marte preso ao rover e fez seu primeiro voo em abril e, desde então, a aeronave vem voando muito mais longe e por mais tempo do que a equipe da missão esperava inicialmente. A expectativa era que o Ingenuity fizesse apenas alguns voos, mas o desempenho do helicóptero foi tão surpreendente que a NASA decidiu estender sua missão. Agora, o Ingenuity vem atuando como um "ajudante" do rover Perseverance.

Fonte: Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.