Publicidade

Vídeo mostra como foi ver a Terra pelo domo transparente da SpaceX pela 1ª vez

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Setembro de 2021 às 11h50

Link copiado!

DrSianProctor/Twitter
DrSianProctor/Twitter
Tudo sobre SpaceX

Na semana passada, a SpaceX lançou a missão Inspiration4, a primeira com uma tripulação totalmente civil, para passar alguns dias na órbita da Terra. Eles retornaram no último sábado (18) e, recentemente, um dos viajantes publicou um vídeo que mostra um dos momentos mais aguardados da missão: a primeira abertura da escotilha que dá acesso ao domo transparente no "topo" da espaçonave, proporcionando uma bela (e inédita) visão da Terra.

Sian Proctor, professora de geociências e especialista em comunicação de ciência, publicou o vídeo em seu perfil do Twitter, mostrando a tripulação abrindo a escotilha pela primeira vez para observar a Terra através do domo de vidro instalado na cápsula Crew Dragon. “Um verdadeiro destaque da missão Inspiration4”, comentou Proctor, que também convidou o público a conferir a série documental Countdown: Inspiration4 Mission To Space, da Netflix, que retrata a missão.

Continua após a publicidade

O vídeo tem momentos sensacionais, como, por exemplo, quando Hayley Arceneaux (médica assistente que sobreviveu a um câncer na infância) pareceu ficar sem palavras com a vista do nosso planeta. O momento ficou marcado também pela trilha sonora escolhida pela tripulação, que escutou Also sprach Zarathustra, música composta em 1896 pelo compositor e maestro Richard Strauss.

A SpaceX instalou o domo de vidro, formado por uma peça única, no lugar do mecanismo utilizado para acoplar a cápsula à Estação Espacial Internacional (ISS). A estação orbital também tem uma cúpula para os astronautas aproveitarem a vista privilegiada, mas essa estrutura tem alguns componentes metálicos. Assim, embora a cúpula da Crew Dragon seja menor em comparação à da ISS, a tripulação pôde aproveitar a visão sem nada no caminho para obstruí-la — e, além de tudo, ainda mais distante da Terra, já que a Inspiration4 se posicionou a uma altitude mais elevada do que a da ISS.

Fonte: Futurism, NY Times