Vídeo mostra como foi ver a Terra pelo domo transparente da SpaceX pela 1ª vez

Vídeo mostra como foi ver a Terra pelo domo transparente da SpaceX pela 1ª vez

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 22 de Setembro de 2021 às 11h50
DrSianProctor/Twitter

Na semana passada, a SpaceX lançou a missão Inspiration4, a primeira com uma tripulação totalmente civil, para passar alguns dias na órbita da Terra. Eles retornaram no último sábado (18) e, recentemente, um dos viajantes publicou um vídeo que mostra um dos momentos mais aguardados da missão: a primeira abertura da escotilha que dá acesso ao domo transparente no "topo" da espaçonave, proporcionando uma bela (e inédita) visão da Terra.

Sian Proctor, professora de geociências e especialista em comunicação de ciência, publicou o vídeo em seu perfil do Twitter, mostrando a tripulação abrindo a escotilha pela primeira vez para observar a Terra através do domo de vidro instalado na cápsula Crew Dragon. “Um verdadeiro destaque da missão Inspiration4”, comentou Proctor, que também convidou o público a conferir a série documental Countdown: Inspiration4 Mission To Space, da Netflix, que retrata a missão.

O vídeo tem momentos sensacionais, como, por exemplo, quando Hayley Arceneaux (médica assistente que sobreviveu a um câncer na infância) pareceu ficar sem palavras com a vista do nosso planeta. O momento ficou marcado também pela trilha sonora escolhida pela tripulação, que escutou Also sprach Zarathustra, música composta em 1896 pelo compositor e maestro Richard Strauss.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A SpaceX instalou o domo de vidro, formado por uma peça única, no lugar do mecanismo utilizado para acoplar a cápsula à Estação Espacial Internacional (ISS). A estação orbital também tem uma cúpula para os astronautas aproveitarem a vista privilegiada, mas essa estrutura tem alguns componentes metálicos. Assim, embora a cúpula da Crew Dragon seja menor em comparação à da ISS, a tripulação pôde aproveitar a visão sem nada no caminho para obstruí-la — e, além de tudo, ainda mais distante da Terra, já que a Inspiration4 se posicionou a uma altitude mais elevada do que a da ISS.

Fonte: Futurism, NY Times

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.