Recorde! Órbita da Terra abrigou 14 pessoas ao mesmo tempo pela 1ª vez

Recorde! Órbita da Terra abrigou 14 pessoas ao mesmo tempo pela 1ª vez

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 16 de Setembro de 2021 às 16h40
NASA

Nesta quarta-feira (15), a SpaceX fez história ao lançar a missão Inspiration4, que levou uma tripulação composta somente por civis para passar alguns dias na órbita da Terra. Com o lançamento, a órbita terrestre temporariamente abrigou um total de 14 pessoas, a bordo de três naves diferentes. Esta foi a primeira vez que houve tantas pessoas no espaço simultaneamente — o recorde anterior somava 13 astronautas no espaço ao mesmo tempo.

A tripulação da Inspiration4 é formada por Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Sian Proctor e Chris Sembroski, que estão agora viajando a bordo da nave Crew Dragon pela órbita do nosso planeta. Já a Estação Espacial Internacional (ISS) comporta atualmente os astronautas Shane Kimbrough, Megan McArthur e Mark Vande Hei (NASA), Pyotr Dubrov e Oleg Novitskiy (Roscosmos), Akihiko Hoshide (JAXA) e, por fim, Thomas Pesquet (Agência Espacial Europeia). Com isso, somam-se 13 pessoas.

Mas, além de toda essa turma, precisamos considerar ainda o trio de taikonautas formado por Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo que estavam em uma missão de três meses no módulo Tianhe, o primeiro da nova estação espacial da China. O trio está deixando a estação hoje para retornar à Terra e deve pousar amanhã no deserto de Gobi. Já os membros da Inspiration4 voltam para casa no sábado (18), após três dias de viagem.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O recorde anterior, de 13 pessoas em órbita, já foi alcançado algumas vezes. Por exemplo, em 1995, o ônibus espacial Endeavour tinha sete tripulantes a bordo, enquanto a antiga estação espacial Mir, da Rússia, abrigava outros seis. Já em 2009, a ISS comportou 13 astronautas e, mais recentemente, o laboratório orbital ficou agitado novamente, quando, em abril de 2021, três naves foram acopladas à estação ao mesmo tempo, totalizando 11 astronautas a bordo.

Fonte: Futurism, Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.