Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Recorde! Órbita da Terra abrigou 14 pessoas ao mesmo tempo pela 1ª vez

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Setembro de 2021 às 16h40

Link copiado!

NASA
NASA

Nesta quarta-feira (15), a SpaceX fez história ao lançar a missão Inspiration4, que levou uma tripulação composta somente por civis para passar alguns dias na órbita da Terra. Com o lançamento, a órbita terrestre temporariamente abrigou um total de 14 pessoas, a bordo de três naves diferentes. Esta foi a primeira vez que houve tantas pessoas no espaço simultaneamente — o recorde anterior somava 13 astronautas no espaço ao mesmo tempo.

A tripulação da Inspiration4 é formada por Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Sian Proctor e Chris Sembroski, que estão agora viajando a bordo da nave Crew Dragon pela órbita do nosso planeta. Já a Estação Espacial Internacional (ISS) comporta atualmente os astronautas Shane Kimbrough, Megan McArthur e Mark Vande Hei (NASA), Pyotr Dubrov e Oleg Novitskiy (Roscosmos), Akihiko Hoshide (JAXA) e, por fim, Thomas Pesquet (Agência Espacial Europeia). Com isso, somam-se 13 pessoas.

Continua após a publicidade

Mas, além de toda essa turma, precisamos considerar ainda o trio de taikonautas formado por Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo que estavam em uma missão de três meses no módulo Tianhe, o primeiro da nova estação espacial da China. O trio está deixando a estação hoje para retornar à Terra e deve pousar amanhã no deserto de Gobi. Já os membros da Inspiration4 voltam para casa no sábado (18), após três dias de viagem.

O recorde anterior, de 13 pessoas em órbita, já foi alcançado algumas vezes. Por exemplo, em 1995, o ônibus espacial Endeavour tinha sete tripulantes a bordo, enquanto a antiga estação espacial Mir, da Rússia, abrigava outros seis. Já em 2009, a ISS comportou 13 astronautas e, mais recentemente, o laboratório orbital ficou agitado novamente, quando, em abril de 2021, três naves foram acopladas à estação ao mesmo tempo, totalizando 11 astronautas a bordo.

Fonte: Futurism, Space.com