Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja novas fotos do Sol feitas pelo maior telescópio solar do mundo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Setembro de 2022 às 11h57

Link copiado!

NSO/AURA/NSF
NSO/AURA/NSF

A equipe do Telescópio Solar Daniel K. Inouye divulgou imagens do Sol, com riqueza de detalhes, destacando a cromosfera — uma camada intermediária da “atmosfera” solar. A foto celebra a inauguração do maior observatório solar do mundo, que se aproxima do término do primeiro ano de sua fase de comissionamento.

Tiradas em 3 de junho e revelada no dia 5 de setembro, as imagens mostram uma região de 82.500 quilômetros de diâmetro. A primeira delas revela os jatos de plasma fluindo de um padrão de “poros” (chamados grânulos) rumo à coroa solar.

Continua após a publicidade

A cromosfera do Sol só pode ser vista durante um eclipse solar total. Nessas ocasiões, a sombra da Lua sobre o disco solar cria uma borda vermelha ao redor da estrela. Agora, a tecnologia do observatório Inouye e outros de seu tipo mudou a compreensão dos cientistas sobre essa região.

Os grânulos estão em destaque na segunda imagem; cada um deles mede cerca de 1.600 quilômetros de largura. Apesar das proporções gigantescas, as imagens representam apenas um pedacinho do Sol. Para colocar tudo isso em perspectiva, a imagem abaixo inclui a Terra em escala.

Segundo o astrônomo Matt Mountain, presidente da Associação de Universidades para Pesquisa em Astronomia (AURA), cortamos a fita em uma "nova era da Física Solar" com a inauguração do Inouye. A ciência realizada com os dados do telescópio darão informações importantes sobre a atividade solar.

Continua após a publicidade

Com essas pesquisas, os cientistas esperam compreender melhor os mecanismos das manchas solares que culminam nas tempestades solares, que podem causar apagões globais, interrupção dos sinais de comunicação e na Internet. As primeiras observações científicas do Inouye foram reveladas em maio deste ano.

Propriedade da National Science Foundation (NSF), o Inouye é o resultado de mais de 25 anos de planejamento. Ele está localizado no cume do vulcão oriental de Maui, chamado Haleakalā. Em 31 de agosto, uma delegação de líderes da NSF, e membros das comunidades científica e nativa havaiana se reuniram perto do cume para a comemoração de um ano.

Fonte: NSO