Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

USP promove observação gratuita do "cometa verde" em SP

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Fevereiro de 2023 às 15h53

Link copiado!

Andrew McCarthy
Andrew McCarthy

Nesta sexta-feira (10), o Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da Universidade de São Paulo (USP) realiza uma nova edição de Observação Astronômica. O astro do evento — com o perdão pelo trocadilho — será o cometa C/2022 E3 ZTF, apelidado de "cometa verde", que poderá ser observado junto de Marte no céu.

O cometa chegou ao ponto mais próximo do Sol no dia 12 de janeiro. Já em fevereiro, ele fez sua aproximação máxima da Terra, ficando a 42 milhões de quilômetros do nosso planeta. Quem chegar cedo, poderá conferir uma conjunção entre a Lua, Júpiter e Vênus quando o céu começar a escurecer. Depois, os visitantes podem conferir o cometa verde a apenas 1,5 grau do Planeta Vermelho.

O cometa foi descoberto por astrônomos em março do ano passado e tem período orbital de 50 mil anos. Portanto, sua última passagem pode ser sido testemunhada pelos Homo sapiens. O apelido de "cometa verde"se deve ao seu coma, que brilha em tons esverdeados, acompanhado de uma cauda de poeira e uma longa cauda de íons.

Continua após a publicidade

A sessão de observação contará com o apoio de monitores e haverá ainda lunetas e telescópios profissionais, disponibilizados para o uso do público. Quem desejar poderá também levar instrumentos próprios para observar os astros. Caso haja nuvens no céu ou condições meteorológicas que impeçam as observações, os monitores vão levar o público a uma sessão no Planetário e a um passeio pelo roteiro histórico no Parque.

“A astronomia é uma das ciências mais antigas e sempre auxiliou os seres humanos a desenvolverem suas atividades, moduladas pelos movimentos dos astros, nos orientamos sobre contar o tempo, momentos de plantar e colher, perceber a enormidade do cosmo e nosso papel (e tamanho) nesse cenário”, disse Suzana Ursi, diretora do Parque CienTec.

As sessões de observação serão realizadas nos dias 10 de fevereiro e 4 de março, das 17h às 20h30, com entrada gratuita e livre para todos os públicos. Para mais informações, acesse o site do Parque CienTec.