Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Cometa verde" brilha em espetáculo de cores em nova foto

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Janeiro de 2023 às 14h32

Link copiado!

Andrew McCarthy
Andrew McCarthy

Enquanto viaja pelo espaço, o cometa C/2022 E3 (ZTF) vem rendendo fotos incríveis para fotógrafos em todo o mundo. Entre eles, está o astrofotógrafo Andrew McCarthy, que registrou o cometa nesta quarta-feira (25) com toda a beleza de sua longa cauda, acompanhada de cores espetaculares brilhantes no céu noturno.

Em uma publicação no Twitter, ele conta que observou mudanças no cometa em comparação com fotos anteriores. “A cauda está completamente diferente do que era na foto da última semana”, destacou. “Estes objetos são incrivelmente fascinantes de observar conforme se aproximam do Sol”, acrescentou.

Continua após a publicidade

No momento, o cometa está seguindo rumo à sua aproximação máxima do Sol, e vem ficando cada vez mais brilhante. Os tons esverdeados dele, que renderam o apelido "Cometa Verde", parecem vir de uma reação do carbono diatômico, formado por dois átomos de carbono ligados. Quando recebem a luz ultravioleta do Sol, a molécula é quebrada e emite luz esverdeada.

Descoberto em março do ano passado pelos astrônomos Frank Masci e Bryce Bolin, o cometa chegará ao ponto de maior proximidade com nosso planeta no início de fevereiro. Era será a primeira visita dele em 50 mil anos — na última vez que esteve por perto, nossos ancestrais começavam a ser organizar nos primeiros assentamentos habitacionais!

É possível que, neste momento, ele fique ainda mais brilhante, permitindo observações a olho nu inclusive no hemisfério sul. Entretanto, é difícil prever ao certo o brilho e as condições para observá-lo, já que os cometas são objetos imprevisíveis e liberam gás e poeira de forma irregular.